No Dia da Consciência Negra, celebrado na última segunda-feira (20), a creche vovó Maria Viana proporcionou uma atividade diferente aos alunos, destacando a valorização do povo negro, a cultura africana e afro brasileira na sociedade, o respeito, a culinária e a construção da identidade.
Com objetivo de proporcionar às crianças e a comunidade a apropriação de novos saberes sobre a cultura negra, a creche, como apoio da Secretaria Municipal de Educação de Vargem Grande, promoveu apresentações de tambor de crioula, capoeira, dança afro, dança das baianas, reggae e olodum.
O secretário municipal de Educação, Thiago Braz, destacou a importância de abordar o tema nas escolas. “Nós temos um papel importante na formação dessas crianças. Precisamos usar isso para promover a cidadania e a igualdade racial, por meio da prática pedagógica. Iniciativas como essa, sempre terão o apoio da secretaria”.
Dia da Consciência Negra
O Dia da Consciência Negra é comemorado em 20 de novembro em todo o país. A data homenageia Zumbi, um escravo que foi líder do Quilombo dos Palmares. Zumbi morreu em 20 de novembro de 1695.
O objetivo do Dia da Consciência Negra é fazer uma reflexão sobre a importância do povo e da cultura africana, assim como o impacto que tiveram no desenvolvimento da identidade da cultura brasileira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário