Na noite desta sexta-feira (25) teve início à IX Exposição de Caprinos e Ovinos de Vargem Grande - Expovargem.
Promovida pela Prefeitura de Vargem Grande, Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos de Vargem Grande - ACCOVAG e com o apoio do Governo do Maranhão, a Exposição reunirá durante 3 dias criadores e pequenos agricultores da região.
A Exposição tem como objetivo fortalecer a cadeia produtiva da ovinocaprinocultura no município, além de promover maior integração entre os criadores. Na solenidade de abertura, o Sistema SAF esteve presente destacando a importância da Expovargem e do investimento do Governo do Estado para fomentar a cadeia produtiva de ovinocaprinocultura.
Marcaram presença no evento, o secretário da SAF Adelmo Soares; o presidente da AGERP, Júlio César Mendonça; o prefeito de Vargem Grande, Carlinhos Barros; o vice prefeito, Jorge Fortes; representando o Sebrae, Miosostis Lúcio; o secretário municipal de Agricultura, Toninho Juvenil; o gestor da AGERP Chapadinha, Gilvanildo Ramos; o gestor da AGERP Itapecuru, Domingos Pascoal; representantes do BNB e demais autoridades locais.
Destacando também, a presença das equipes técnicas das Regionais da AGERP Chapadinha e Itapecuru, dos assessores da Cadeia produtiva de ovinos e caprinos, Juliana, Sheila, Mauro e Robson.
Ovinocaprinocultura
Adaptada a terrenos áridos e de vegetação pobre, a cabra coloca o Nordeste na posição de maior rebanho nacional de caprinos. O Nordeste concentra cerca de nove milhões de cabeças de caprinos – o que significa 93% do rebanho nacional, além de seis milhões de ovinos, equivalente a 56% de toda a criação brasileira. Vargem Grande tem o maior rebanho do Maranhão, com uma média de 20 mil cabeças de caprinos e ovinos.
Mais fotos:
Fotos: Alemão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário