sexta-feira, 19 de maio de 2017

Caravana Governo de Todos chega a Tutóia, São Bernardo e Magalhães de Almeida


Mais uma edição do Caravana Governo de Todos se iniciou nesta sexta-feira (19), passando pelos municípios de Tutóia, São Bernardo e Magalhães de Almeida. Serviços médicos, exames, emissão de documentos, renegociação de multas e dívidas com o Estado e ações de esporte e lazer estiveram disponíveis à população, que também pôde ouvir e conversar com o secretários de Estado que estiveram presentes aos eventos. A Caravana ainda acontece no sábado (20), desta vez em Anapurus, Mata Roma e Brejo.

O secretário de Estado de Indústria e Comércio, Simplício Araújo, coordenou as atividades em Tutóia e destacou que a Caravana tem conseguido cumprir importantes missões. “O governador sempre nos orienta a estar vindo até a população do Maranhão. Nós não ficamos nos gabinetes, como foi em outras gestões. O Governo tem investimentos aqui em asfalto, em saneamentos básico, teve a chegada da ambulância,  ações importantes para o atendimento à população como o programa Bolsa Escola”, destacou Simplício Araújo, ladeado de outros gestores de pastas, enquanto também secretários se distribuíam entre Magalhães de Almeida e São Bernardo.

Em Magalhães de Almeida, o secretário de Estado de Ciências e Tecnologia, Jhonathan Almada, foi quem conduziu as atividades e destacou os serviços oferecidos:”Estamos aqui trazendo a prestação de serviço, que é a presença do governador Flávio Dino com saúde, com educação, com assistência técnica, expedição de documentos, trazendo mais cidadania e mais inclusão que é a nossa marca, a marca do Governo Flávio Dino”

Em Tutóia, cidade de grande vocação turística da região do Baixo Parnaíba, por exemplo, foi oferecido o curso de ‘Técnicas de Recepção para Meios de Hospedagens’, com a intenção de oferecer qualificação profissional para quem trabalha no setor. O estudante do curso técnico de Turismo, Hotelaria e Inglês, Saulo Crispim, 19 anos, participou da capacitação, e agora estará ainda mais preparado para atender quem vem de fora e chega aos hotéis da cidade. “É uma oportunidade única, a gente percebe uma carência muito grande no nosso município de cursos e a gente vê o interesse dos jovens. E o turismo está se desenvolvendo aqui, está crescendo cada vez mais e a gente necessita desses cursos é uma grande oportunidade mesmo”, contou o estudante.

A comunidade também pôde contar com o Ônibus da Cidadania, da Secretaria de Estado de Fazenda, assegurando parcelamento do IPVA, ICMS, DIEF, EFD, certidões e orientações tributárias. O pescador Luís Pedro, 38 anos, aproveitou a oportunidade para negociar as dívidas do IPVA da motocicleta. “Vim ajeitar o documento da minha moto e está sendo uma oportunidade muito boa, a gente não precisa sair da cidade para ajeitar os documentos e agora eu estou podendo negociar, podendo botar tudo em dias, para a polícia não apreender a moto da gente”, contou.

Durante a Caravana, o Governo do Maranhão entregará, nos seis municípios contemplados, 6.840 fardamentos escolares, beneficiando 3.398 alunos de 13 escolas da rede Estadual. Em São Bernardo, o estudante Kaory Melo, do terceiro ano do C.E. Débora Correia Lima, agradeceu a iniciativa. “Acho importante que seja uma distribuição gratuita, porque muita gente na escola e de baixa renda e não tem condições de comprar um fardamento. É uma ótima iniciativa do governo, porque mostra que ele se importa com o futuro do Brasil, que somos nós” disse.

A Secretaria Estadual de Saúde (SES), por exemplo, garantiu atendimentos como Aferição de pressão e teste de glicemia, Exames, consultas e encaminhamentos; vacinação; teste rápido de HIV, sífilis e hepatite A e C; consultas oftalmológicas; identificação de hanseníase. A articulação com Secretaria de Estado da Mulher foi oferecido orientação sobre a Lei Maria da Penha, preventivo e mamografia, com a Carreta da Mulher. Já a cidadania, teve espaço garantido através do Viva, com emissão de RG, fazer inscrição e consulta ao CPF e emitir certidão de antecedentes criminais.

O evento é organizado pela Secretaria de Estado de Comunicação e Assuntos Políticos (Secap), em parceria com outras pastas do Estado e por isso reúne vários secretários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário