Cada viveiro escavado tem capacidade de 2000m³. (Foto: Divulgação). |
Os municípios de Matinha, Arari, Cantanhede, Santa Rita, Miranda do Norte e Nina Rodrigues recebem, cada um, cinco viveiros, perfazendo um total de 30. Cada viveiro tem capacidade de 2000m³.
Os viveiros têm várias utilidades, como a manutenção de reprodutores, alevinagem ou engorda, e o manejo dos peixes durante o ciclo de produção se torna mais fácil com essa estrutura planejada. “Já havíamos realizado a entrega de kits de piscicultura em tanques redes em cinco municípios e agora estamos implantando viveiros escavados nesses seis, como forma de diversificar a cadeia produtiva da aquicultura e difundir aos piscicultores do Maranhão novas tecnologias e oportunidades de renda”, explica o secretário da Sagrima, Márcio Honaiser.
Antes da implantação dos viveiros, os aquicultores dos municípios receberam capacitação técnica e gerencial, via convênio entre Sagrima e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). Com os viveiros, irão também alevinos e ração, completando os itens essenciais para que a criação dos peixes se inicie.
Nenhum comentário:
Postar um comentário