quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

Plano dos Recursos Hídricos da Bacia do Rio Itapecuru será elaborado por meio de parceria entre a Codevasf e a UEMA

O deputado federal Hildo Rocha anunciou, nesta terça-feira, a destinação de R$ 5 milhões de reais, oriundos de emenda da bancada federal para custear a elaboração do Plano de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Itapecuru. O trabalho será realizado por meio de parceria entre a Codevasf e a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).

A ação foi idealizada pelo senador Roberto Rocha (PSB) e teve o apoio de todos membros da bancada federal e dos senadores do Maranhão. O deputado Hildo Rocha se responsabilizou em viabilizar a emenda que foi  destinada à Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco, Parnaíba, Mearim e Itapecuru (Codevasf).     

O assunto foi discutido nesta terça-feira (27), durante encontro de Hildo Rocha com o superintendente regional da 8ª SR da Codevasf, Jones Braga e com o vice-reitor da Universidade Estadual do Maranhão-UEMA, Prof. Dr.  Walter Canales.

Diagnóstico

De acordo com Hildo Rocha, a elaboração do Plano de Recursos Hídricos irá possibilitar que seja feito o mais completo diagnóstico acerca da atual situação de toda a bacia do Rio Itapecuru. “Os estudos irão assegurar a coleta de dados científicos atualizados e confiáveis. De posse dos resultados, os técnicos terão parâmetros confiáveis para elaborar um minucioso plano para que possamos recuperar áreas degradadas e, por fim, estabelecermos ações e critérios capazes de assegurar a preservação desse rio que é de vital importância para o Maranhão”, declarou o parlamentar.

Ainda de acordo com Hildo Rocha, O convênio será celebrado até o dia 30 deste mês e os trabalhos serão iniciados já no início do próximo ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário