terça-feira, 28 de março de 2023

Jornal Nacional mostra triste realidade enfrentada por moradores de Buriticupu, cidade que pode desaparecer

Voçoroca em Buriticupu, no interior do Maranhão — Foto: JN.
O Ministério de Integração e Desenvolvimento Regional reconheceu a situação de calamidade pública de uma cidade maranhense que está correndo o risco de desaparecer por causa de um fenômeno geológico. 

O tempo muda e a preocupação de seu Carlos vai para as alturas. “Ninguém dorme de noite aqui. É a noite todinha acordado, escutando só o barranco cair", conta o zelador Carlos Martins. Ele mora em Buriticupu, no interior do Maranhão, onde 26 crateras gigantescas avançam sobre a cidade - algumas chegam a medir 600 metros de extensão e 70 metros de profundidade. São tão grandes que atingiram o grau de voçoroca, quando fendas desse tipo alcançam o lençol freático.

Voçoroca é uma palavra de origem tupi-guarani, que significa terra rasgada, e é isso mesmo o que acontece no local: durante o período chuvoso, que vai de janeiro a junho, a enxurrada rasga o solo, abre fendas. Se nada é feito para conter o processo erosivo, vão se formando crateras que avançam rapidamente e atingem dimensões gigantescas.

O geólogo Clodoaldo Nunes estuda voçorocas há mais de 40 anos e acompanha a situação em Buriticupu. "A situação é tão grave que eu não sei se não é mais fácil você realocar a cidade do que combater essas voçorocas", afirma.

A cada ano, os buracos avançam, em média, cinco metros; ameaçam bairros inteiros. "Era uma vila, uma vila grande aqui. Aqui tinha mais de 300 casas. Aí começou a cair, aí já tá indo para acolá e o povo só se mudando", diz o eletricista João Batista Andrade.

Mais de 50 casas já foram engolidas pelas voçorocas em Buriticupu. Cerca de 180 famílias correm o risco de perder suas casas. "Nós temos cobrado, nós temos oficializado pedidos de providências, mas, até agora, nós não temos uma resposta ainda", conta o professor Isaías Neres. A combinação de chuva e voçoroca já matou cinco pessoas. O filho de dona Maria foi a última vítima, ele foi arrastado pela enxurrada e lançado em uma cratera.

As chuvas dos últimos dias agravaram o problema. O município decretou situação de calamidade pública, técnicos da Defesa Civil nacional e estadual estiveram no local. "Esse procedimento tem que ser adotado, porque o município não tem mais capacidade de resolver este desastre sem o apoio, tanto do governo do estado quanto do governo federal", afirma o comandante do Corpo de Bombeiros de Maranhão, coronel Célio Roberto.

"Minha casa é aquela que fica ali, aquela de barro, em frente ao buraco. É uma assombração à noite aqui, quando está chovendo. A gente não dorme, a gente fica em pânico", conta moradora, mostrando onde mora.

Confira a reportagem:


Do Jornal Nacional.

3 comentários: