sexta-feira, 26 de agosto de 2022

"A sabatina de um amigo meu": Detalhes da ida de Lula ao Jornal Nacional

Lula no Jornal Nacional.
Lula não alcançou, como queria, a audiência de Jair Bolsonaro na sabatina do Jornal Nacional. Como mostramos mais cedo, para o PT “não existe comício que atinja 40 milhões de pessoas ao mesmo tempo, como o programa é capaz de fazer”. Caso a entrevista não ajude a reduzir sua rejeição nas pesquisas, o petista deverá rever sua decisão de não comparecer aos debates.

Nesta reta final, em que a diferença em relação a Jair Bolsonaro se estreita, o ainda líder nas pesquisas não pode se dar ao luxo de permanecer dentro da bolha.

Mas vamos ao que interessa.

Sobre a sabatina em si, Lula foi previsível. Manteve o tom apelativo de entrevistas anteriores, colocando-se como vítima de um improvável conluio judicial (“fui massacrado por 5 anos”) que envolveu 4 instâncias do Judiciário, da base à cúpula do Ministério Público e centenas de policiais e auditores.

O tema “Lava Jato” consumiu meia dúzia de perguntas de William Bonner e Renata Vasconcellos, que, apesar da insistência no assunto, se mantiveram na superfície do esquema de corrupção capitaneado pelo petista, sem explorar as contradições do candidato.

O tom mais suave dos apresentadores (“O Supremo te deu razão”) deixou o clima mais ameno, permitindo a Lula usar o JN como palanque e mentir como nunca antes na história deste país — sem ser desmentido, diga-se.

Em resumo, Lula vendeu pela enésima vez a ideia surrada de que a corrupção em seu governo foi investigada e que nunca teve nada a ver com as indicações dos corruptos que dilapidaram a Petrobras ou com a compra de apoio no Congresso e tantos outros escândalos (Satiagraha, Castelo de Areia etc.), investigados sim e enterrados também.

Fiquei com a impressão de que o governo de Lula não foi de Lula, pelo menos a parte ruim. Foi de um amigo, provavelmente, como nos casos do triplex e do sítio de Atibaia.

Seguindo essa lógica, não haveria razão para atribuir a ele o bom período econômico vivido na época do boom das commodities, o lucro recorde dos bancos, o Bolsa Família, a queda do desemprego e até a onda de consumo que deixou a ilusão de uma nova classe média.

O ex-presidente também nunca poderia ser responsabilizado pela recessão decorrente do abandono do tripé macroeconômico e da contabilidade criativa de sua pupila. Talvez isso tenha acontecido em outro Brasil, não no Brasil de Lula, onde mulher não apanha e a imprensa deve ser livre — regulação é coisa do amigo.

O Lula da sabatina do JN também nunca estimulou a polarização política.

Na verdade, o “nós contra eles” seria apenas uma coisa boba de “torcida organizada”, mas sem a violência. Afinal, na política é preciso tratar o outro como adversário, nunca como inimigo. A polarização é até uma coisa boa, existe em toda parte, menos “no Partido Comunista Chinês e no Partido Comunista Cubano”.

Ah, sim. O MST do Lula, segundo ele mesmo, nunca invadiu uma terra produtiva na vida. Deve ter sido outro.

De O Antagonista.

13 comentários:

  1. A frase do ano: a corrupção só aparece se vc deixar que investiguem ela🤡🤡

    ResponderExcluir
  2. Gente por essas pautas que o blog escreveu vimos que todo bolsonarista ficam escrevendo a mesma coisa,
    Pois nao tem a capacidade e a inteligência que o futuro presidente tem,,
    Lala neles até o talo, vamos que vamos, tirar esses fascistas do poder, falsos Messias, misturados de melicianos,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todos os bolsonarista vêem o comando da país da forma como lhes convém,Lula um dos melhores Presentes q o Brasil já pôde sonhar em ter.Por isso com Lula no comando o país só tem a se desenvolver e mais para melhor,pois foi Lula q tirou o país da extrema pobreza e deu lugar para vários jovens de baixa renda irem a uma faculdade.LULA NO PODER, VAMOS LÁ.

      Excluir
    2. um mala nos comentários

      Excluir
  3. O MAIOR LADRÃO da história Brasil

    ResponderExcluir
  4. Todos os LuloPÁTICOS veem o governo ladrão do Maior da História do Brasil da forma q lhes convém,LulaDRÃO,hj a população,apesar de ainda não sabermos escolher nossos governantes,a maioria tem mais condições de saber o q da verdade.Mas infelizmente,a maioria só sobra e água fria,e q se danem os outros.

    ResponderExcluir
  5. Essa boiada vai pirar, pois Lula vai dar de lavagem sem sem e sem piedade. aguenta a lapada seus bolsonaristas porque vai ser peia pode chorar seus bolsonaristas,mas vocês tem que admitir que vamos tirar do poder uma berração,patético e medíocre o pior presidente da história do Brasil que se chama bolsonaro do poder para eleger o maior presidente do Brasil, Lula.

    ResponderExcluir
  6. Vc deveria fazer uma reflexão do governo Bolsonaro que e corrupto incompiente é que é uma vergonha com presidente do Brasil explica que e Queiróz aliado do Bolsonaro e da quadrilha dos filhos dele a rachadinha

    ResponderExcluir
  7. 2022 é Lula tem pra pra outro não, já era bolsonaro, os bolsonarista vão ficar chupando dedo.

    ResponderExcluir
  8. Sintoma de Lula viros !! Dificuldade em compreender questões complexas kkkkkkkkk

    ResponderExcluir