terça-feira, 19 de julho de 2022

Senadores do PT denunciam autoridades do Maranhão por omissão em motociata com Bolsonaro

Motociata em Imperatriz.
A bancada do PT no Senado enviou uma representação ao Ministério Público do Maranhão pedindo que seja investigada a eventual omissão de órgãos de fiscalização e de policiamento durante uma motociata do presidente Jair Bolsonaro (PL) na cidade de Imperatriz, realizada na semana passada. Os parlamentares destacam que tanto o presidente quanto a pessoa na garupa de sua motocicleta não fizeram uso de capacete, o que configuraria infração de trânsito gravíssima.

A representação junto ao Ministério Público afirma que essa não é a primeira vez em que Bolsonaro não faz uso do equipamento de segurança ao andar de moto. Chama a atenção, ainda, para a falta de atuação de autoridades e de órgãos fiscalizadores que deveriam zelar pelo Código de Trânsito Brasileiro.

“É possível observar que estas autoridades ficam inertes durante esses eventos, não sendo lícito nem correto que o presidente da República e seus apoiadores presentes se beneficiem da omissão desses agentes públicos”, afirmam os senadores, citando os deveres da Polícia Rodoviária Federal, da Polícia Militar e de guardas municipais, além da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes de Imperatriz.

A representação é assinada pelos senadores petistas Paulo Rocha (PA), Humberto Costa (PE), Fabiano Contarato (ES), Jaques Wagner (BA), Jean Paul Prates (RN) e Rogério Carvalho (SE) e pela senadora do Pros Zenaide Maia (RN).

O documento ainda afirma que não há exceção no ordenamento jurídico brasileiro que isente o presidente da República do cumprimento de normas de trânsito, sugerindo que, ao dirigir sem capacete, o mandatário também incentiva a população ao desvio da legalidade.

“A Constituição Cidadã não acolhe ao chefe do Poder Executivo o direito de se eximir do cumprimento das leis, posto que não se trata de soberano, mas, sim, de cidadão mandatário incumbido de deveres e responsabilidades essenciais para a condução da nossa nação”, diz a representação.

Considerada um reduto bolsonarista no estado, a cidade de Imperatriz é uma das três entre os 217 municípios maranhenses em que Bolsonaro venceu o segundo turno das eleições em 2018. 

Da Folha de São Paulo.

9 comentários:

  1. Seria interessante tbm que eles denunciassem que há um criminoso que saqueou o país junto com uma grande quadrilha e que tal criminoso ainda será candidato a presidência do país que ele quase destruiu. Façam essa denúncia senadores. Opa! Não dá, pois vocês também fazem parte da quadrilha. Brasil, o país em que o crime compensa.

    ResponderExcluir
  2. Se o bolsonaro cagar é não der descarga vão leva o caso ao ministério público! Se ele respira vão leva o caso ao ministério público! Agora se o Lula rouba milhares de reais ele vira herói cm Robin Wood

    ResponderExcluir
  3. Bolsonaro não é bandido não gente. Kkkk é o chefe da quadrilha . São tudo ladrão. Nem com a PEC da bondade ele ganha . Kkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vai sonhando petista,essa quadrilha do pt nao ganha mais

      Excluir
  4. Os petista estão no desespero total!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem está atacando as eleições? Quem está desesperado ? Kkkk vc entende bem viu .

      Excluir
  5. Esses filhos da puta são eleitos pra isso???? Tanta gente passando fome no Maranhão, e eles vão se importar com o menor dos problemas !!!!

    ResponderExcluir