terça-feira, 21 de junho de 2022

TV Globo mostra pobreza do Maranhão usando Itapecuru-Mirim e Santa Rita como exemplo

Reportagem da TV Globo.
Passar os dias sem saber o que vai comer na próxima refeição. Essa é a realidade de muitas famílias brasileiras que quase não têm com que se alimentar. E uma pesquisa pela Rede Pennssan, que reúne pesquisadores de várias instituições e universidades do país, mostrou que também é algo presente no campo.

O estudo apontou que nas áreas rurais a fome atinge mais de 18% dos domicílios, o que representa quase um milhão de casas em um universo de cinco milhões. A maioria está nas regiões Norte e no Nordeste, onde muito da safra vem da agricultura familiar.

No Maranhão, tem agricultor que antecipa a colheita para não faltar comida na mesa e come grãos ainda verdes para aliviar a fome. Para os coordenadores do estudo, o resultado tem uma explicação: a agricultura brasileira se deslocou em uma posição de priorizar e se voltar para os mercados globais.

Veja a reportagem na íntegra:


Do Globo Rural.

9 comentários:

  1. O povo não querem mais fazer roça, só vivem de projetos sociais,por isso que vivem na miséria

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente o que muita gente taxa como não querer fazer roça, eu tacho como falta de políticas para modificar as práticas de manejo na agricultura.
    Solo pobre, falta de recursos para aquisição de insumos (fertilizantes, corretivos, sementes certificadas, etc.) e assistência técnica qualificada são alguns dos problemas que o cara da roça enfrenta para aumentar a produtividade das lavouras e tirar o agricultor do prejuízo, ficando esse de mão atadas.
    E simples fazer uma comparação e ter conhecimento do que estou falando: Nenhum produtor do agronegócio trabalho sem ser assistido e se esses insumos.
    Então precisamos muito mais em políticas agrícolas para fortalecer os pequenos produtores.
    Infelizmente, quem não sabe o que é ter um sol de 40 graus nas costas o dia inteiro de Setembro (início da roçagem) a Junho (Colheita) para manter uma roça em produção, fala merda, porque não tem a mínima idéia de como é produzido o alimento que come

    ResponderExcluir
  3. Você falou tudo
    Só quem viveu e ainda vive sabe o sofrimento que é pra um trabalhador rural ter que suportar o sol,a fome e a sede na roça pra poder botar o alimento em casa e ao mesmo tempo na casa de muitos

    ResponderExcluir
  4. Serca de 30 anos atras quando não tinha reforma agrária o agricultor fazia roça nas terras alheias achavam ruim porquê não tinha terra. Na quela época pelo mes de agosto, setembro, outubro chegava várias carrada de arroz do interior daqui de Vargem Grande para pilar nas usinas de beneficiamento de arroz tenham várias usina de pilagem de arroz . hoje os pessoal do interior tem terra que o Incra deu os pessoal vem comprar fardos e fardos de arroz pra levar pro interior

    ResponderExcluir
  5. É vdd ,,, mas dizem que o Lula drão quer se presidente pra acabar com a fome !, kkkkk

    ResponderExcluir
  6. Eu nao acredito que Lula vai acabar com a fome porquê ele já foi presidente e não acabou com a fome. quem pode acabar com a fome e o Bolsonaro. Em todos os jornais passa que os pobres cada vez mais não tem o quê comer ai eles vão morrendo e a fome vai se acabando

    ResponderExcluir