terça-feira, 28 de setembro de 2021

Com trabalhos de destaque em Dubai, Vargem-grandense Ítalo Ruan é um dos principais nomes do audiovisual no Brasil

Ítalo Ruan é vargem-grandense.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

Ele tem apenas 23 anos de idade, mas desde os 14 vem se destacando no mundo do audiovisual. Estamos falando de Ítalo Ruan, mais um filho ilustre de nossa Vargem Grande, que, com seu trabalho e muita determinação, alcançou voos que muitos jamais imaginaram - inclusive até ele próprio.

Ítalo é hoje um dos principais nomes do Brasil quando se fala em edição de vídeos e efeitos especiais. Você pode até não conhecê-lo (o que achamos bem difícil, inclusive), mas certamente já viu as suas animações nas redes sociais de vários artistas famosos, como do humorista Whindersson Nunes e do cantor Wesley Safadão.

Mas, não pense que foi fácil. O caminho trilhado até aqui foi marcado por muitas dificuldades, mas, ao mesmo tempo, com a ajuda e o incentivo de muitos amigos. Como por exemplo Luca Morais, que cedeu uma casa para o jovem sonhador morar alguns meses em São Luís, enquanto buscava emprego. Infelizmente essa primeira tentativa não deu certo e ele precisou voltar para Vargem Grande. Mas, não desistiu.

Em Vargem Grande, Ítalo passou a produzir um programa com alguns amigos e que era exibido semanalmente na TV Nova, mostrando a cultura e as belezas naturais do município e de toda região. E foi justamente esse material que lhe garantiu a primeira grande oportunidade de emprego: na TV Mirante, filiada da Rede Globo no Maranhão.
Ítalo em Dubai.
Atrelado ao emprego na Mirante, ele passou a mostrar seu trabalho no Instagram. Ítalo postava vídeos sobre São Luís e, com a grande repercussão nas redes sociais, passou a ser conhecido pelos profissionais da área e novas oportunidades foram aparecendo naturalmente. Através do humorista e amigo Diego Donadonny, foi que ele chegou até Whindersson e produziu o vídeo da música 'Cuscuz'.

Mas, foi durante a pandemia que o jovem vargem-grandense alcançou o ponto máximo da sua promissora carreira: ir morar em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, para ser supervisor de efeitos especiais. Ítalo não pensou duas vezes e em fevereiro deste ano aceitou o desafio, mesmo sem falar o inglês. Rapidamente seus conteúdos ganharam destaque, inclusive na CNN Árabe. O vídeo em questão mostra a construção do museu do futuro. A obra, como tudo em Dubai, impressiona pela rapidez com que ficou pronta e o nosso menino prodígio mostrou, de uma maneira especial, como tudo aconteceu (veja aqui).

A partir daí marcas famosas, como por exemplo, Carolina Herrera, Dior e Nike, contrataram seus serviços. O mesmo fizeram os aplicativos TikTok e YouTube. "Dubai é uma das paradas mais surreais que tem. Eu fiz muitos contatos... com galera grande do audiovisual no mundo", disse em contato com o Titular do Blog.

Ítalo Ruan já retornou de Dubai e está morando em São Paulo, onde, com o amigo Lucas Leite, que é filmmaker, está fazendo trabalho para alguns artistas, mas, que, por enquanto, tem que manter o sigilo. Outro projeto que está em andamento é um curso de efeitos especiais para que mais pessoas possam entrar no mercado de trabalho. "Essa área é muito grande e a 'galera' está necessitando muito, mas não tem profissional suficiente. Por isso veio a ideia do curso de VFX", explicou.

Confira alguns trabalhos de sucesso:

Como vocês podem ver, o cara é sucesso. Voa, garoto! 

2 comentários:

  1. Parabéns, talento esse cara tem de sobra.

    ResponderExcluir
  2. Fico feliz por você Ruan, que vc realize seus sonho, muita coisa boa está por vir !!! Aguarde ...

    ResponderExcluir