quarta-feira, 18 de novembro de 2020

Eleições 2020: Análise aponta vitória de Toinho Juvenil e fim do 'Grupo 15' em Vargem Grande

Convenção do prefeito CB.

Por Blog do Alpanir Mesquita.

O professor e servidor público do Poder Judiciário Jair Carvalho, que concorreu ao cargo de vereador nas eleições municipais de Vargem Grande, escreveu um texto com uma análise bastante interessante sobre os resultados das urnas. Segundo Jair, o vice-prefeito Toinho Juvenil foi o grande vencedor da disputa e Dr. Miguel e seu grupo político foram 'enterrados' politicamente, além de outros temas.

Confira o texto na íntegra e deixe sua opinião nos comentários:

Vargem Grande, em 18 de novembro de 2020.

Caríssimos, muitos fatos marcaram as eleições municipais em Vargem Grande. Pretendo fazer aqui um raso apanhado desses acontecimentos e, na medida do possível, apresentá-los.

Na primeira abordagem, de cara, chamo a atenção para o que já era esperado: a morte política de Dr. Miguel Fernandes (MDB) e o fim de um império chamado 15. Mesmo cercado de muitas incertezas, Dr. Miguel, de fato, concorreu nas eleições, como prometeu, e o desfecho já esperado aconteceu: em VG seu legado ACABOU, e não lhe resta qualquer herdeiro político, nem Irandir Fernandes (esposa), nem Leonardo Fernandes (filho) têm carisma ou benevolência para a política.

O segundo fato, trazido aqui por este modesto observador, discorre sobre o terceiro candidato, Geraldo Rodrigues (DEM), que chega ao fim dessa disputa política/eleitoral com o gosto amargo da maior derrota. Mesmo sem qualquer chances de vitória, se esperava muito mais do candidato Democrata, a expectativa de muitos era que Geraldo alcançasse, pelo menos, "3 ou 4k" de votos e "fizesse seu nome", o que NÃO aconteceu.

Abro agora um pequeno parêntese, porém inflamado, para falar do Legislativo, ou da disputa por aquelas vagas. Thiago Braz (PDT), o TB, e Germano Barros (PDT), o GB, travaram uma queda de braços nessa disputa, para quem seria o mais votado, e não é que o TB atropelou seu rival. TB mostrou que é um exímio jogador e fez o que prometeu: foi de longe o mais votado para a Câmara. GB, pelo menos, se elegeu, desta vez, sim... para o seu quarto mandato, o agora, decano da Câmara.

Então, por derradeiro, vamos ao que nos interessa, Toinho do Juvenil, o grande vencedor dessas eleições. Desde o início, Toinho não teve vida fácil, muitos questionamentos se ele seria ou não o candidato a vice, muitas dúvidas, olhos puxados, bocas tortas e zum-zum-zum por parte dos integrantes da base do governo CB. Mas não é que ele se firmou na chapa e não caiu... e fez mais: apresentou sua filha, Sâmara (PCdoB), para concorrer a uma vaga na Câmara, como o pesado sobrenome Juvenil. Jovem, inteligente e muito alinhada aos conselhos do pai, a jovem Sâmara conquistou votação expressiva, confirmando a força de seu pai. 

Toinho tem ainda um outro irmão eleito vereador, Manelin (DEM), que mesmo estando em outra coligação, carrega no sangue o DNA Juvenil da política. Fofocas à parte, família é família. O ex-vereador, ex-vice-prefeito, ex-secretário de governo, atual vice-prefeito eleito, pai e irmão de dois vereadores, mostrou que é, no mínimo, um grande articulador político, e se consagra como o maior vencedor dessa eleição.

A disputa pela presidência da Câmara de Vereadores vem aí. Aguardemos ansiosos os próximos capítulos.

Por Jair Costa Carvalho, professor, servidor público do Poder Judiciário e militante do PDT.

Um comentário:

  1. Não o conheço Jair, mas percebo, em suas palavras seu potencial de análise. Bem coerente tudo que você expos. Bem mais coerente do que outros 2 textos que li a respeito do cenário político de Vargem Grande em outro blog e escrito por um advogado que só se preocupou em atacar o Carlinhos Barros. Você está de parabéns!!!!

    ResponderExcluir