quinta-feira, 30 de novembro de 2017

Três veículos colidem no acesso da BR-135 no Bacanga


Por volta das 09h desta quinta-feira (30), ocorreu um acidente tipo colisão traseira, no sentido crescente do acesso da BR 135 (do Itaqui para o Centro). Não houve vitimas, somente danos materiais. A colisão  traseira envolveu três  veículos. A causa do acidente foi a falta de atenção do V3, que colidiu em V2 e o projetou na traseira de V1. Este foi abalroado ao parar na faixa de pedestre. 

Fonte: PRF

Adelmo Soares participa do encerramento de oficina de capacitação de técnicos do Mais IDH


Na manhã desta quinta-feira (30), no auditório da Secretaria da Fazenda - SEFAZ, o Secretário de Estado da Secretaria da Agricultura Familiar - SAF, Adelmo Soares, participou do encerramento de oficina que envolvem os 90 técnicos do Programa Mais IDH.

Na cerimônia, além do diálogo aberto promovido pelo secretário, dinâmicas de grupos e palestras também compuseram a agenda do dia.

O evento de encerramento marca o alinhamento de ideias de desenvolvimento do programa que vem mudando a vida de agricultores familiares de 30 municípios com os menores índices de desenvolvimento humano do estado do Maranhão.

"Precisamos somar forçar e construir juntos um Maranhão mais igualitário, mais forte e com uma agricultura familiar com maior desenvolvimento", pontuou Adelmo Soares.

Fábio Braga discute com a Codevasf projetos de interesse do Maranhão


“Eu tive uma reunião ontem com o superintendente da Codevasf aqui no Maranhão, Jones Braga, para tratar de diversos temas, mas, em primeiro lugar, para tratar dos projetos daquele órgão que estão em execução no estado" - disse o parlamentar iniciando seu discurso na Assembleia Legislativa nesta quarta-feira (29).

Esclareceu que atualmente a empresa pública “está presente em 147 municípios do Maranhão, basicamente nas Bacias do Itapecuru, do Parnaíba e do Mearim, mas que, a partir do próximo ano, graças à luta dos senadores, dos deputados federais e de toda a classe politica maranhense, vamos ter a totalidade do estado sendo alcançada pela sua atuação" - comemorou.

O parlamentar ressaltou: “estive várias vezes em alguns estados do Nordeste, sobretudo nas áreas onde a Codevasf atua muito forte e comprovei a elevação da produção, da produtividade e da irrigação" - disse.

Lembrou que quando Mauro e Clóvis Fecury ainda eram deputados federais “tivemos uma série de programas sendo feitos na região, principalmente em Vargem Grande, Cantanhede, Mata Roma e Anapurus, através dos recursos repassados pela Codevasf que na época era uma superintendência conjunta do Maranhão com o Piauí".

O deputado disse também que vê com muito bons olhos à cobertura de todos os municípios por parte da Codevasf “porque o estado tem muito potencial para se expandir, já que teremos inúmeros projetos de piscicultura, caprino e ovinocultura, bovinocultura leiteira e apicultura sendo desenvolvidos em pequenas comunidades, e essa expansão chega num momento certo" - opinou.

Fábio Braga relatou que na conversa com Jones Braga, “vi sua satisfação em saber que já está em andamento em Brasília, o projeto que vai viabilizar cinco milhões de reais à Universidade Federal do Maranhão, destinados ao estudo de revitalização do rio Itapecuru, possibilitando a preservação das suas margens e a melhoria na qualidade da água, já que dentre outras cidades ele abastece São Luís" - lembrou.

O parlamentar informou ter definido “tanto eu quanto o superintendente, uma série de audiências públicas que devem ser feitas nos municípios para tratar, principalmente, da inclusão de cada um nos programas de execução orçamentária da empresa e deles próprios" – orientou.

E concluindo fez questão de esclarecer que essas audiências terão vários objetivos dentre os quais “dar conhecimento acerca do órgão e fazer o debate entre a população, a classe política e os governantes, já que a Codevasf possui muitos projetos junto ao governo do Estado; as Prefeituras Municipais; a entidades como a UEMA e Universidade Federal do Maranhão, mas, também, junto a diversas associações comunitárias espalhadas pelo estado, portanto” - asseverou – “Há uma abrangência  muito grande em termos de projetos e de recursos financeiros, que podem perfeitamente ser executadas, e o Maranhão precisa aproveitar objetivamente essa parceria" – conclamou.

Polícia Civil fecha comércio ilegal de arma de fogo e de munições em Coroatá

Material apreendido pela Polícia Civil.
Na tarde última terça-feira (28), a Polícia Civil, por intermédio da Delegacia da cidade de Coroatá, que fica à 260 km da capital maranhense, deflagrou uma operação que resultou no desmonte de um comércio ilegal de armas de fogo, de acessórios e de munições naquele município.

De posse do mandado de busca e apreensão expedido pelo judiciário, uma equipe da Polícia Civil coordenada pelo delegado Eduardo Luís, executaram com sucesso tal cumprimento.

No local citado nas investigações policiais funcionava uma espécie de “Minimercado”, onde foram apreendidas 640 munições de diversos calibres, 9 armas de fogo, 100 unidades contendo pólvora, 2 facas e um coldre (suporte para carregar armas de fogo curtas).

Na ação foi preso em flagrante Hildenberg Silva Pinheiro, sendo ele o proprietário do estabelecimento comercial, que posteriormente foi encaminhado à delegacia para prestar seu depoimento e onde fica preso sob responsabilidade do judiciário.

Anselmo Oliveira – ASCOM/SSP

Presidente Vargas: Após passar mais de 10 dias desaparecida, mulher retorna ao convívio do lar


Cláudia do Lago Nunes Silva, desaparecida da cidade de Presidente Vargas há 14 dias, foi encontrada viva no Povoado Jandiá, entre Presidente Vargas e o povoado Leite. Ela foi conduzida para  Regional de Itapecuru-Mirim para ser ouvida e em seguida encaminhada para o hospital regional. Ela se encontrava muito desidratada, pois segundo informações policiais, se alimentou apenas de manga e água durante os dias que esteve desaparecida.

Do Blog do Zé de Fátima.

"Nosso Asfalto" será lançado amanhã na Rua Formosa em Vargem Grande

Projeto Nosso Asfalto.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

Acontece amanhã (01), a partir das 8h, na Rua Formosa, em Vargem Grande, o lançamento oficial do Projeto Nosso Asfalto. A ação foi idealizada pela Prefeitura, na pessoa do prefeito municipal Carlinhos Barros, e tem como propósito pavimentar todas as ruas da cidade ao longo dos próximos anos.

Devemos ressaltar que a pavimentação será realizada com investimento próprio da prefeitura, um esforço que o prefeito Carlinhos Barros está fazendo para melhorar a qualidade de vida dos cidadães vargem-grandenses.

A primeira rua a ser beneficiada pelo "Nosso Asfalto" será a Rua Formosa, que desde a semana passada vem passando por serviços de limpeza e de melhoramento de meio-fio e de calçadas para receber a pavimentação. Os moradores estão radiantes de felicidade, pois passaram décadas esquecidos pelos gestores municipais e agora foram lembrados.

3ª Companhia Independente de Bombeiros Militares de Itapecuru-Mirim completa três anos

Bombeiros Militares da 3ª Companhia Independente.
Criado no dia 30 de novembro de 2014, o Quartel “Honorato Almeida Santos”, correspondente à 3ª Companhia Independente de Bombeiros Militares, iniciou suas atividades na região do Vale do Itapecuru. O nome do quartel foi uma homenagem ao sargento reformado ‘Honorato Almeida Santos’, primeiro itapecuruense a integrar as fileiras da Corporação Bombeiro Militar no Maranhão.

A 3ª Companhia Independente integra o Comando Operacional de Área 2 do CBMMA, juntamente com as 4ª Companhia Independente e 5ª Companhia Independente, nas cidades de Barreirinhas e Chapadinha, respectivamente, sendo instalada através de um convênio entre a Prefeitura Municipal de Itapecuru-Mirim e a Secretaria de Estado de Segurança Pública do Maranhão (SSP-MA), proporcionando a manutenção dos serviços emergenciais do Corpo de Bombeiros Militares no município diuturnamente. 

Conforme distribuição circunscricional realizada pelo Alto Comando da Corporação, a 3ª Companhia Independente é responsável por atender treze municípios de sua região geográfica. Sendo eles: Anajatuba, Bacabeira, Cantanhede, Itapecuru-Mirim, Matões do Norte, Miranda do Norte, Nina Rodrigues, Pirapemas, Presidente Juscelino, Presidente Vargas, Rosário, Santa Rita e Vargem Grande, totalizando mais de 350 mil pessoas.

A 3ª Companhia Independente conta com quatro viaturas operacionais totalmente equipadas, sendo um Auto-Bomba Tanque (ABT) do Tipo Caminhão da Marca FORD para combater os incêndios urbanos e florestais, uma Unidade de Resgate (UR) do Tipo DUCATO da Marca FIAT que opera como Ambulância de Suporte Básico de Vida para atender as vítimas de Traumas e Emergências clínicas, uma viatura Auto-Resgate (AR) Tipo Pick-up S-10 para realizar as operações de salvamento, resgate e desencarcerar vítimas presas em ferragens provenientes dos acidentes automobilísticos e uma moto operacional da Marca Honda XRE 300 cilindradas.

Viaturas operacionais da 3ª Companhia Independente.
Quando inaugurada em 30 de novembro de 2014, a 3ª Companhia Independente teve o Sr. Major ABNER Ferreira de Carvalho, atualmente Tenente Coronel BM como seu primeiro comandante, que por sua vez, passou o comando, naquele período, ao Capitão PATRÍCIO Daniel dos Passos Penha no dia 22 de maio de 2015, ficando o novo comandante afastado entre os meses de setembro a dezembro de 2015 para frequentar o Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais na Academia Coronel Walterler em Natal-RN, momento em que o Capitão Wadson Mayckel assumiu interinamente o comando da unidade até dezembro de 2015, onde o Major PATRÍCIO reassumiu o comando da companhia após conclusão do curso e promoção ao posto atual.

"Agradecemos em primeiro lugar ao nosso bom Deus pela concessão de disposição ao trabalho, ao Governo do Estado do Maranhão pela sensibilidade de presentear a população do Vale do Itapecuru com a instalação de uma unidade do CBMMA e ao alto comando do CBMMA na pessoa do Sr Comandante Geral pela confiança dispensada ao nosso trabalho", comentou o Major Patrício Daniel.

Missa de 7º dia do falecimento da ex-primeira dama de Vargem Grande Leonor Lima


Por Blog do Alpanir Mesquita.

Acontece hoje (30), às 19h30, na Igreja Menino Jesus de Praga (Cohama, ao lado do supermercado Maciel) a missa de 7º dia de Leonor Antônia Oliveira Lima, ex-primeira dama de Vargem Grande. 

quarta-feira, 29 de novembro de 2017

Audiência Pública destaca inclusão de Nina Rodrigues na área de atuação da Codevasf

Audiência pública em Nina Rodrigues.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

Na última segunda-feira (27) foi realizada audiência pública na Câmara Municipal de Nina Rodrigues (MA) cuja pauta tratou da inclusão do município na área de atuação da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). A audiência também contou com a apresentação realizada pelo superintendente regional da Codevasf no Maranhão, Jones Braga, abordando os principais programas desenvolvidos pela empresa no Maranhão.

Nos próximos anos, Nina Rodrigues, que faz parte da bacia hidrográfica do rio Munim, deverá receber ações dessa empresa pública vinculada ao Ministério da Integração Nacional, uma vez que a cidade foi incluída na área de atuação da Codevasf a partir da publicação da Lei Nº 13.507, de 17 de novembro de 2017, que alterou a Lei Nº 6.088, de 16 de julho de 1974, para incluir os vales dos rios Paraíba, Mundaú, Jequiá, Tocantins, Munim, Gurupi, Turiaçu e Pericumã.

Estiveram presentes na sessão da Câmara o prefeito Rodrigues da Iara, a presidente da Câmara Cita Braga, os demais vereadores, secretários municipais e membros da sociedade civil organizada.

Jones Braga.
O superintendente Jones Braga explicou as ações desenvolvidas pela Codevasf no Maranhão e mostrou exemplos concretos de trabalhos em execução ou já concluídos no estado. “Dentre outras ações, a Codevasf desenvolve um trabalho voltado para a recuperação de bacias hidrográficas, além de obras de esgotamento sanitário e de segurança hídrica, como no caso da construção de barragens e de sistemas simplificados de abastecimento de água. Outra importante vertente de atuação é na estruturação de arranjos produtivos locais mediante o suporte a projetos de apicultura, piscicultura, bovinocultura, ovinocaprinocultura, agricultura familiar, bem como na aquisição de equipamentos visando beneficiar famílias de produtores rurais”, comentou o superintendente.


Já o prefeito Rodrigues da Iara, responsável pela convocação da audiência, demonstrou entusiasmo e confiança no trabalho da Codevasf. “Já havia falado para o superintendente semana passada e repetirei aqui a vocês: estou muito feliz com a inclusão do nosso município na área atuação da Codevasf, pois sei do grande trabalho que a Companhia desenvolve em todos os estados onde atua. É uma empresa séria e que leva benefícios reais aos que precisam", disse o prefeito.

Com apoio do Sebrae, Prefeito Carlinhos Barros reativa Sala do Empreendedor em Vargem Grande

Carlinhos Barros e David Felipe inaugurando a Sala do Empreendedor.
Foi reinaugurada na manhã desta quarta-feira (29) a Sala do Empreendedor no município de Vargem Grande. A reativação do espaço é uma das evidências de implementação da Lei Geral das Micro e Pequenas empresas no município, que durante a solenidade foi sancionada pelo prefeito Carlinhos Barros.

A sala funciona em prédio anexo a prefeitura do município e atenderá empreendedores locais, sanando dúvidas e agilizando processos de abertura, regularização e baixa de empresas e ainda fazendo atendimento exclusivo aos microempreendedores individuais (MEI). No mesmo ambiente funcionará também o Crediamigo Banco do Nordeste, Centro de Apoio aos Pequenos Empreendimentos do Maranhão (Ceape) e Finsol Microfinanças.

A solenidade de reativação da Sala contou com a presença do prefeito Carlinhos Barros, da primeira dama e secretária de Assistência Social Olene Brarros, do chefe de Gabinete Toinho Juvenil, do gerente regional do Sebrae em Chapadinha David Felipe Amorim Pereira, secretários municipais e chefes de departamentos, além de empresários da cidade e a população.

Maria do Rosário Cabral, empresária de Vargem Grande, conta que o espaço fará uma grande diferença no município. “É muito importante essa atitude da prefeitura em parceria com o Sebrae e espero que através dessa parceria o nosso município melhore ainda mais, que venha mais capacitações e que os empresários se sensibilizem e regularizem suas empresas”, disse.

Durante a programação de reativação da Sala, artesãos e empresários locais expuseram e comercializaram seus produtos, organizados em uma feirinha instalada na frente da Sala do Empreendedor.

A implantação da Sala do Empreendedor é uma articulação do Sebrae Maranhão, por meio da diretoria executiva, representada pelo diretor superintendente, João Martins, com foco nas ações voltadas para o desenvolvimento de políticas públicas nos municípios, visando reforçar o atendimento aos empresários e potenciais empreendedores locais, sanando dúvidas referentes a gestão do seu negócio efacilitando os processos de abertura, alteração e baixa das empresas, em conformidade com a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa.

“Acreditamos que a Sala do Empreendedor ajudará a ampliar os números de pequenos negócios em Vargem Grande, pois o espaço estimula a formalização e sabemos que as melhores condições de negociação, tanto nos bancos quanto junto aos fornecedores e clientes, são mais favoráveis para quem está legalizado. Nesse sentido, temos o compromisso de trabalhar em benefício dos pequenos negócios, com o objetivo de promover o seu desenvolvimento, competitividade e sustentabilidade, para isso, contamos com as parcerias público-privadas”, afirma o diretor superintendente do Sebrae no Maranhão, João Martins.

O prefeito de Vargem Grande, Carlinhos Barros, utilizou do momento para entregar oficialmente a portaria de nomeação da Agende de Desenvolvimento, Luzia do Carmo, capacitada pelo Sebrae e apta a realizar atendimentos no espaço. Para o prefeito a parceria com o Sebrae vem direcionar o desenvolvimento dos pequenos negócios do município.

“Eu acredito que a Sala do Empreendedor vai ajudar e muito no desenvolvimento do nosso município, pois o Sebrae vai nos direcionar para o rumo certo. Com esse espaço os nossos empresários se sentirão mais seguros na hora de investir em suas empresas e outros buscarão se regularizar e se habilitar para participarem das licitações do governo municipal, onde temos bastante dificuldade de encontrar empresas aptas a participar do processo”, disse o prefeito Carlinhos.

Com a reativação da Sala do Empreendedor de Vargem Grande, o Sebrae, por meio da unidade regional em Chapadinha, contabiliza 8 salas em pleno funcionamento, dentro dos 17 municípios de atuação da regional.

Segundo o gerente do Sebrae em Chapadinha, David Felipe Amorim Pereira a Sala do Empreendedor é um espaço de grande importância para o desenvolvimento local. “Através desse dispositivo é possível conscientizar os empreendedores quanto a necessidade da regularização de seus pequenos negócios, e assim, por exemplo, fornecer seus produtos e serviços para o governo municipal. Com a ajuda do agente de desenvolvimento é possível levantar demandas de capacitações para esses empreendedores segundo as suas necessidades. A parceria das prefeituras e o Sebrae por meio das salas, sem dúvidas, gera impactos positivos para a economia local”, enfatizou David.

Fotos: Alemão.

Secretário Municipal de Obras de Chapadinha entrega o cargo

Comunico aos amigos e à comunidade em geral que após sucessivas reuniões entre a Secretaria Municipal de Obras e o Prefeito Municipal de Chapadinha, visando elaborar planos de ações para combater o atual panorama de escassez de recursos públicos e de colapso em alguns setores da infraestrutura- com destaque para a iluminação pública (o que já foi discutido em audiência na Câmara Municipal)- , decidimos que eu deveria mudar de trincheira. Passo do comando da SEMOSP para a coordenação da equipe de engenharia, função puramente técnica, deixando para quem virá as funções administrativas inerentes ao cargo. Neste novo momento vou ter mais liberdade para exercer meu conhecimento de campo e escritório, adquirido em 18 anos de atuação na região. Vamos colaborar com o diagnóstico e solução de problemas, elaboração de projetos, fiscalização de obras e alimentação de sistemas de acompanhamento de intervenções federais. Ao lado de nossa equipe, com destaque para o Prof. Dr. Telmo José Mendes, continuaremos oferecendo nosso maior esforço para que as ações do governo cheguem a todos os contribuintes. Agradeço ao prefeito Magno Bacelar a confiança depositada em meu nome e me comprometo a continuar lutando para que as ações de infraestrutura idealizadas por ele sejam executadas para conferir ao nosso cidadão um incremento na qualidade de vida!!!

Beto Dantas.

Com grandes vitórias e participação recorde de atletas, JESB entram para a história de São Benedito do Rio Preto

Prefeito Maurício entregando medalhas aos atletas.
Mesmo o município o tendo organizado num curto espaço de tempo, isso após 20 anos que evento do tipo não acontecia, os Jogos Escolares Sambeneditenses 2017 superaram todas as expectativas, trazendo emoção e alegria a sociedade sambeneditense, em especial a classe estudantil.

Foram quase 10 dias de competição em diversas modalidades, resgatando o esporte, descobrindo e valorizando talentos.



O encerramento dos jogos aconteceu no último fim de semana, movimentando o município. O público acompanhava de maneira eufórica as competições finais, a fim de conhecer os merecidos campeões dos jogos.

O prefeito Maurício Fernandes esteve conferindo de perto as competições e fez questão de está entregando os troféus e as medalhas aos jovens e equipes que se destacaram nos jogos. Ele ressaltou o compromisso de colocar os jogos no calendário de eventos do município, possibilitando que atletas e equipes levem o nome do município aos JEM's, os Jogos Escolares Maranhenses.

Vejam mais fotos:





PRF apreende carga de madeira escondida dentro de caminhão baú na BR-222


Terça-feira (28), por volta das 22h20, em abordagem de rotina em frente à Unidade Operacional da PRF em Açailândia, no Km 670 da BR-222, foi fiscalizado o caminhão M.benz/Atron 2324, cor branca e placas NIX-8421. Após vistoria no compartimento de carga do veículo, foi verificado o transporte irregular de madeira. 

O condutor do caminhão, um jovem de 21 anos, que não é habilitado, estava acompanhado de um passageiro de mesma idade, que foram enquadrados, a princípio, em transportar, adquirir, vender, madeira, lenha, carvão sem licença válida (art. 46 da Lei 9.605/1998 - do meio ambiente).

Após a lavratura do boletim, veículo e carga ficaram apreendidos no posto da PRF a disposição do IBAMA e os envolvidos foram encaminhados para a Delegacia de Polícia Civil em Açailândia para providências legais cabíveis.

Fonte: PRF

Enfim Alexandre Costa é diplomado Prefeito de Dom Pedro

Depois de uma longa espera, o prefeito Alexandre Costa (PSC) foi enfim, diplomado prefeito de Dom Pedro. A solenidade aconteceu no inicio da tarde desta terça-feira (28), no Cartório Eleitoral da 48ª Zona Eleitoral.

O ato foi restrito e contou com a presença de poucas pessoas, entre elas o suplente de senador, Edinho Lobão (PMDB), os deputados estaduais Edilázio (PV) e Adriano Sarney (PV), além de integrantes da classe política municipal.

Alexandre Costa (PSC) concorreu à prefeitura de Dom Pedro na eleição do ano passado enfrentando o então prefeito Hernando Macedo (PCdoB). Mesmo tendo sua candidatura barrada pela Justiça Eleitoral, Costa decidiu continuar com a campanha mesmo correndo o risco de ter seus votos nulos.

Não deu outra; os votos nulos, 7.997 superaram os votos dados a Macedo 6.026; uma diferença de 1.971 sufrágios.

Como Hernando não consegui obter 50% mais um, o caso subiu para o TSE, que, entre idas e vindas e depois de vários julgamentos, decidiu validar a votação, declarando Alexandre Costa o prefeito eleito de fato e de direto de Dom Pedro.

O puxa-encolhe do TSE durou mais de dez meses. Nesse período a prefeitura foi comandada pela vereadora Rosa Nogueira, que foi eleita presidenta da Câmara Municipal no dia 1º de Janeiro, cargo que a levou ao Palácio Ananias Costa. Com a posse de Alexandre Costa e do vice Curió, Rosa Nogueira volta à presidência do legislativo dom-pedrense.

Fonte: Blog Maramais

terça-feira, 28 de novembro de 2017

Saiba quais são as 4 piores faculdades do Maranhão, segundo o MEC


Do Jornal Pequeno.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou na última segunda-feira (27), o ciclo de avaliação do ensino superior brasileiro referente ao ano de 2016. Das 2.132 instituições de ensino avaliadas, 307 são consideradas insatisfatórias pelo MEC. O Maranhão possui quatro faculdades na lista das piores instituições, das 31 avaliadas no estado.

Para estabelecer o ranking, é levado em consideração o IGC, Índice Geral de Cursos, que vai de 1 a 5. São consideradas insuficientes as instituições que possuem nota menor que 3. Estas podem receber punições, como a proibição de abertura de vestibulares até que se tomem providências para a melhora da nota.

Confira a lista de instituições maranhenses aprovadas e reprovadas pelo MEC:

Aprovadas

Nota 4

Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
Instituto de Ensino Superior Franciscano (IESF)
Faculdade Brasileira de Estudos Avançados (FABEA)

Nota 3

Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA)
Universidade Ceuma
Faculdade Santa Teresinha (CEST)
Faculdade Pitágoras de São Luís
Faculdade de Educação São Francisco (FAESF)
Faculdade Estácio
Faculdade Santa Fé (CESSF)
Faculdade de Imperatriz (FACIMP)
Faculdade Pitágoras de Imperatriz
Unidade de Ensino Superior Dom Bosco (UNDB)
Faculdade do Vale do Itapecuru (FAI)
Instituto de Estudos Superiores do Maranhão (IESMA)
Faculdade do Maranhão (FACAM-MA)
Faculdade Evangélica do Meio Norte (FAEME)
Faculdade de Educação Santa Terezinha (FEST)
Instituto de Ensino Superior do Sul do Maranhão (IESMA)
Faculdade do Baixo Paraníba (FAP)
Instituto de Ensino Superior Múltiplo (IESM)
Faculdade de Educação de Bacabal (FEBAC)
Instituto Florense de Ensino Superior (IFES)
Faculdade de Balsas (UNIBALSAS)
Faculdade Laboro
Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão (FACEMA)

Reprovadas

Nota 2 (insatisfatória)

Faculdade do Estado do Maranhão (FACEM)
Faculdade Maranhense São José dos Cocais (FSJ)
Instituto Maranhense de Ensino e Cultura (IMEC)
Faculdade Maurício de Nassau

Avaliação anterior

Em 2015, o número de faculdades consideradas insatisfatórias era menor: IMEC, FEBAC e FSJ possuíam nota 3. No ciclo de avaliação do ensino superior brasileiro do ano passado, a Faculdade Maranhense São José dos Cocais subiu um ponto na avaliação, enquanto FACEM e Maurício de Nassau caíram no conceito do MEC. Já a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), que possuía nota 3, subiu um ponto.

Governo do Estado incentiva produção agrícola das comunidades indígenas


O Governo do Maranhão tem orgulho de suas tradições ancestrais e trabalha junto com os povos indígenas, por meio de várias atividades que estão sendo efetivadas pelo Sistema de Agriculturas Familiar (Sistema SAF). Este ano, 281 famílias indígenas receberam auxílios que somam investimentos de R$ 600 mil em projetos para o desenvolvimento da agricultura familiar.

O Sistema SAF é formado pela Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (SAF), Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e de Extensão Rural do Maranhão (Agerp/MA) e Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (Iterma/MA).

A construção de 41 cisternas está garantindo abastecimento de água para várias comunidades indígenas. Estão sendo incentivadas atividades para trocas de sementes crioulas (mais adaptadas a terra, beneficiando o ciclo produtivo local) e oferecidos projetos de incentivo a leitura.

O secretário de Estado de Agricultura Familiar, Adelmo Soares, exalta a as atividades que o Governo do Estado realiza em parceria com as nações indígenas do estado. “São ações que garantem a produção e escoamento das mercadorias produzidas pelos agricultores e agricultoras familiares dos povos indígenas”. Ele citou o exemplo da nação Gamela, que recebe apoio incrementar a produção de babaçu.

Comissão de articulação com os povos indígenas

No ano passado, o Governo do Estado criou a Comissão Estadual de Articulação de Políticas Públicas dos Povos Indígenas do Maranhão (Coepi/MA), formada por representantes de diversas secretarias de Estado e povos indígenas. Um dos objetivos é criar o Plano de Políticas Públicas para os Povos Indígenas no Maranhão.

Para a secretária adjunta de Extrativismo Povos e Agricultura Familiar, Luciene Dias, a Coepi é uma conquista importante do movimento indígena. “Para o Governo do Estado é uma satisfação, porque o Sistema SAF está dando um passo adiante no sentido de tomar ações concretas, na questão da produção, do sistema de água. Temos ainda muito a aprender, mas, hoje, temos melhor conhecimento sobre os povos e suas diversidades. E acreditamos que, em 2018, com a Coepi, estaremos mais fortalecidos para trabalhar com os povos indígenas”.

Na terça-feira (21), foi a entregue a minuta com as metas debatidas e propostas formuladas pela comissão. O governador Flávio Dino afirmou que levará as propostas para serem debatidas na Assembleia Legislativa do Maranhão, para a criação de um projeto de lei.

Flávio Dino exaltou os projetos de agricultura familiar como exemplo de integração entre o governo e as comunidades indígenas. “Precisamos continuar com os trabalhos que temos feito com sucesso junto à comunidade indígena do Maranhão. Temos atuado juntos nos processos produtivos de agricultura familiar, dando assistência técnica, capacitação e auxílio, com distribuição de sementes”.

Jonas Gavião, um dos representantes de povos indígenas na comissão disse que é a primeira, no Maranhão, que o Governo do Estado são convocados para discutir as ações governamentais direcionadas a esses povos. “Ficamos muito felizes com a possibilidade de sermos ouvidos e esperamos que os avanços não parem”.

Há, no Maranhão, 16 terras indígenas. De acordo com dados do Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), são 31.698 habitantes indígenas no estado. As nações indígenas do Maranhão são: Awa Guajá, Gamela, Gavião, Guajajara, Ka’apor, Kanela Apenyekrá, Kanela Ramkokamekrá, Krenyê, Krepun Kateyê, Krikati, Ticuma e Tremembé.

Homem é preso após tentar estuprar criança de seis anos em Chapadinha


Por volta das 20h40 desta segunda-feira (27), os Policiais Militares de serviço na UTC (Unidade Tática das Cidades) de Chapadinha efetuaram a prisão de Jackson Rodrigues da Silva, 30 anos de idade, que, segundo relato de familiares, o mesmo adentrou de forma sorrateira em uma residência e foi encontrado sem roupas tentando violentar uma menor de seis anos de idade, o acusado foi contido por um dos familiares da criança até a chegada dos Policiais Militares, que efetuaram a prisão do acusado.

O acusado foi conduzido e entregue no plantão central da delegacia de Polícia Civil de Chapadinha - MA, para conhecimento e as providências que o caso requer.

Do Blog do 16º Batalhão.

Atleta Daiane dos Santos reúne com os estudantes da Escola Modelo

Atleta Daiane dos Santos.
A 2ª edição do Rolê Esportivo empolgou a comunidade escolar do Centro de Ensino Benedito Leite. Nesta segunda-feira (27), estudantes, professores e gestores da tradicional Escola Modelo receberam a atleta e campeã olímpica de ginástica artística, Daiane dos Santos, num bate-papo divertido sobre superação, motivação e conquistas por meio do esporte e dos estudos.

Além de falar sobre os desafios e conquistas que o esporte lhe possibilitou, Daiane ressaltou aos estudantes a importância dos estudos na vida dos atletas, que precisam aliar as duas coisas: ser um bom atleta e um bom aluno também. “Muito bom participar do rolê esportivo e trazer informações diferentes para os estudantes. É legal porque hoje estou aqui não somente como atleta, mas também como educadora de educação física. Estamos tentando cada vez mais mostrar esse lado educacional da educação física, então hoje é uma oportunidade de conversar com os estudantes, tirar algumas dúvidas e é muito bacana ver a curiosidade deles e poder chegar mais pertinho”, destacou a campeã. 

A estudante do 1º ano, Juliana Silva, contou empolgada que o rolê esportivo possibilita aos alunos que gostam de esporte tirar suas dúvidas sobre a carreira de atleta. “Muitos alunos têm esse desejo de praticar esporte, só que não têm a oportunidade. A vinda do projeto dela para cá, o brasileirinho, é mais uma oportunidade para crianças que desejam se tornar ginasta. O rolê esportivo é muito legal porque tem muita gente que gosta de praticar esporte e ele possibilita tirar muitas dúvidas. A Daiane é muito simpática e nos motivou muito”, disse.

Daiane dos Santos na Escola Modelo.
Para a gestora geral do C.E. Benedito Leite, Edilene Batalha, o rolê esportivo fomenta a discussão sobre os esportes nas escolas e motiva os estudantes. “A Daiane é uma atleta que tem uma referência mundial e serve de estímulo para os nossos jovens perceberem que o esporte é um dos veículos que pode afastá-los daquilo que não deve fazer parte da vida deles. Aliado ao ensino, o esporte garante o futuro deles, e nisso a Daiane foi bastante enfática ao falar sempre do esporte aliado à educação. Estou muito feliz com a iniciativa do governador de também trazer esse Projeto Brasileirinho para nosso estado, porque permitirá o acesso de crianças ao esporte, garantindo a eles um futuro melhor”, declarou.

Rolê Esportivo

Promovido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), o rolê esportivo tem como objetivo incentivar a prática esportiva entre estudantes, com a realização de bate-papos, palestras, oficinas e diversas ações que fomentem a discussão sobre o tema nas escolas. Em sua primeira edição, estudantes do C.E. Liceu Maranhense participaram de uma palestra com o campeão olímpico de vôlei de praia, Emanuel Rego.

Itapecuru-Mirim realiza sessões do Tribunal do Júri com dois casos de tentativa de homicídio

Tribunal do Júri em Itapecuru-Mirim.
A juíza Mirella Cézar Freitas, titular da 2ª Vara de Itapecuru-Mirim, presidiu duas sessões do Tribunal do Júri nos dias 22 e 23 de novembro, com dois casos de tentativa de homicídio. Foram julgados José Matos Cardoso (dia 22) e Arnaldo da Silva Lima (dia 23). Os dois júris aconteceram no auditório da Prefeitura de Itapecuru-Mirim, e a juíza teve a companhia do promotor de Justiça Crystian Boucinhas. No primeiro caso, o réu foi absolvido e no segundo caso o réu recebeu a pena de 3 anos de prisão.

No primeiro caso, o crime ocorreu em dezembro de 2006, dentro da casa da vítima Clarindo Clementino da Silva. O acusado José Matos chegou armado, invadiu a casa, e teria dito a Clarindo: “Vim aqui só pra te matar”. Em seguida, desferiu 4 tiros, acertando apenas um, na perna de Clarindo. Este, por sua vez, atingiu José com golpes de facão. Acusado e vítima teriam se desentendido anteriormente, inclusive com ocorrência policial. A tese de legítima defesa foi acolhida pelo conselho de sentença.

Em outro julgamento, o réu Arnaldo da Silva Lima estava sendo acusado de tentativa de homicídio praticada contra as vítimas Antônio Vandames Rosa e Joel Rosa de Sousa. O fato ocorreu em dezembro de 2012, no interior do Bar São Gabriel, que fica no Povoado Leite. O motivo seria, de acordo com a denúncia, o fato de as vítimas terem rasgado duas cédulas de cem reais do acusado, dias antes.

Arnaldo da Silva teria atingido Antônio Vandames com três disparos de revólver e Joel com um disparo. O acusado foi preso em flagrante. Por fim, ele foi considerado culpado e recebeu a oena definitiva de 3 anos, a ser cumprida em regime aberto.

Vargem Grande: Moto roubada é encontrada pela PM abandonada em matagal


Por Blog do Alpanir Mesquita.

No início da noite da última sexta-feira (24), por volta das 19h, a polícia militar de Vargem Grande, sob o comando do Tenente Rios, recebeu a informação de que uma moto Honda Biz ES de cor preta estava abandonada em um matagal nas proximidades da MA-020, estrada que dá acesso à cidade de Coroatá, e que a mesma era roubada.

A guarnição foi até a localidade, conhecida como Ferro Velho do Toró, e constatou a veracidade do fato. O veículo havia sido tomada de assalto no último dia 22 de novembro na estrada que dá acesso ao povoado Moisinho. Na oportunidade, dois elementos armados abordaram a vítima, anunciaram o assalto e levaram a moto.

segunda-feira, 27 de novembro de 2017

Consumidora denuncia "Sopa de Rádio" no Mateus da Cohama

Rádio dentro da sopa no Mateus.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

Na noite desta segunda-feira (27) uma consumidora fez uma grave denúncia contra o Supermercado Mateus em um famoso grupo no Facebook. Segundo ela, ao lanchar no restaurante do Mateus da Cohama acompanhada do esposo, por volta das 19h, encontraram um rádio de comunicação dentro da sopa, isso mesmo, você não leu errado, um rádio.

Reclamação da consumidora.
"Uma total falta de respeito com o consumidor, mesmo porque, com certeza outras pessoas já tinham consumido a 'Sopa de Rádio', porque na panela continha menos da metade que geralmente é servido", reclamou a consumidora.

Na postagem, muitas pessoas comentaram que não estavam acreditando no que viam. Sem dúvidas, revoltante. Com a palavra o Mateus...

Polícia Civil apreende uma tonelada de maconha em Paço do Lumiar


A Polícia Civil, por meio da Superintendência Estadual de Repressão ao Narcotráfico – SENARC, apreendeu na manhã do dia 25/11/2017, aproximadamente uma tonelada de maconha prensada, que estava na posse dos nacionais Hermeson Fabiano Carvalho Moreira (28 anos), vulgo "Neguinho da Pocinha", e Nilton Corrêa Oliveira (31 anos). 

A droga estava armazenada em uma residência, situada no Conjunto Horizonte, Paço do Lumiar. Ambos foram conduzido para a sede da SENARC e atuados em flagrante pelos crimes de tráfico ilícito de drogas e associação para o tráfico.

Ressalte-se que consta em desfavor de Hermeson dois mandados de prisão preventiva em aberto pelo crime de homicídio expedidas pela 2ª vara do tribunal do júri e Central de Inquéritos. Por fim, a droga apreendida estava avaliada em aproximadamente R$ 1.500.000,00 (um milhão e meio de reais).

Capacitação dos 90 técnicos de Assistência Técnica e Extensão Rural do Programa Mais IDH


Capacitar para desenvolver. É nesse intuito que o Governo do Maranhão, através do Sistema SAF (SAF, AGERP, ITERMA), iniciou hoje a oficina de capacitação para os técnicos do Mais IDH, no Eixo Produção, Trabalho e Renda. 90 profissionais, técnicos de Assistência Técnica e Extensão Rural receberão até a quinta-feira (30) conteúdo de Formação Continuada para contribuir com a construção e evolução das cadeias de agricultura familiar do Maranhão.

Na abertura, que aconteceu na manhã de hoje (27), no auditório da SEFAZ, estiveram presentes: secretário de Estado de Agricultura Familiar, Adelmo Soares; secretário de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular, Francisco Gonçalves; o secretário adjunto de Organização Produtiva e Comercialização da SAF, Chico Sales; a secretária adjunta de Extrativismo, Povos e Comunidades da SAF, Luciene Dias Figueiredo; o presidente da AGERP, Júlio César Mendonça; a superintendente de Organização Produtiva, Loroana Santana; a diretora de ATER da AGERP, Vera Costa; e o pró-reitor de Extensão e Assuntos Estudantis UEMA, Paulo Catunda. Também esteve presente, Dr. Santana, prefeito de Sambaíba. 

"O que tenho a dizer é muito obrigada a vocês. Vocês que estão em campo estão desenvolvendo junto com os agricultores e agricultoras a agricultura familiar do Maranhão", falou Adelmo Soares em seu discurso de abertura. 

Polícia desmente boato de assassinato do padrasto de Alanna Ludmilla e afirma que ele segue isolado em Pedrinhas


Rumores de que Robert Serejo, assassino da menina Alanna Ludmilla, de dez anos, teria sido encontrado morto no Complexo Penitenciário São Luís foram desmentidos pela Polícia. A Delegada do Departamento de Feminicídio, Viviane Azambuja, informou que o criminoso segue isolado em Pedrinhas, e que as informações divulgadas nas redes sociais não passam de boatos.

Já são mais de três semanas desde o crime que chocou o Maranhão. Alanna foi estuprada, morta e enterrada no quintal da casa onde vivia com a mãe e o irmão, no Maiobão, pelo ex-padrasto, Robert Serejo. O homem foi capturado quatro dias após ter cometido o crime, tentando sair da capital. De acordo com a Delegada responsável pelo caso, o inquérito policial deve ser concluído até o fim do mês.

De O Imparcial.

Imagem do dia: Ponte do Estreito dos Mosquitos está interditada até dia 22 de dezembro


A ponte Marcelino Machado, também conhecida como Ponte do Estreito dos Mosquitos, que dá acesso à Ilha de São Luís, foi interditada na manhã desta segunda-feira (27) pelo DNIT e pela PRF, conforme anunciado na semana anterior (reveja).

Vargem Grande: Secretaria de Educação e UFMA realizam diagnóstico nas escolas

A Secretaria Municipal de Educação de Vargem Grande, em parceria com a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), realizaram nos dia 23 e 24 um diagnóstico com as crianças da Pré-escola II, nas escolas da sede e do campo.

As Atividades fazem parte de uma categoria do Prêmio de Incentivo a Educação Professora Dolores Melo, onde as escolas que oferecem turmas de infantil II automaticamente estão inscritas para realização do diagnóstico infantil de aprendizagem. 

Para a Coordenadora da Educação Infantil, Karolyne Peixoto, foram dois dias intensos mas proveitosos. "O diagnóstico que foi realizado não tem o objetivo somente de premiação, é um meio também de termos uma noção de como está a aprendizagem das nossas crianças. Através dele, iremos intervir de forma positiva para que a aprendizagem significativa aconteça e para que o desenvolvimento integral das nossas crianças sejam garantidos", comentou.

O Secretário de Educação Thiago Braz destaca que "a parceria com a UFMA foi de extrema importância para que o diagnóstico acontecesse e tudo que for para garantir a aprendizagem dos alunos, a SEMED não medirá esforços para realizar. A solenidade de premiação acontecerá no dia 30 deste mês e contamos com a participação de todos os profissionais da Educação.", disse.