domingo, 30 de abril de 2017

Moto é recuperada menos de meia hora após ter sido tomada de assalto em Vargem Grande

Veículo recuperado.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

Na noite da última sexta-feira (28), por volta das 22h, dois homens, que não tiveram suas identidades identificadas pelo Blog, tomaram de assalto uma moto Honda Pop vermelha nas proximidades do bar do cigano, no Bairro Soldadinho, em Vargem Grande.

Policiais militares que estavam realizando rondas de rotina no bairro avistaram a dupla, que, ao perceberem a presença da viatura, empreenderam fuga com sentido a um denso matagal e deixaram a motocicleta para trás. A guarnição realizou buscas no intuito de localizar os autores, mas não obtiveram êxito.

Posteriormente a vítima foi localizada e informou sobre o assalto a PM.

Forquilha tem 90% das obras concluídas com mudanças que objetivam melhorar trânsito da região

Novo asfalto, serviços de drenagem, construção de calçadas, meio-fio e sarjetas, divisão do fluxo de veículos, novos retornos, etc. Esses são alguns dos serviços já prontos na Forquilha para oferecer à população maior fluidez no trânsito, com mais segurança e agilidade. Noventa por cento das obras estão concluídas, e a entrega deve ser feita até o mês de junho. A obra do Governo do Maranhão, é executada por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra) e conta com a parceria da Prefeitura de São Luís.

Antiga rotatória está sendo substituída por um cruzamento.
(Foto: Divulgação)
As alterações pretendem modificar o trânsito da região num entorno de 15 mil metros quadrados. Serão eliminados pontos de conflitos e os constantes engarrafamentos da área. O investimento é de R$ 8,5 milhões.“A ideia é distribuir o trânsito para evitar pontos de conflito nas Avenidas Guajajaras, Estradas de Ribamar (MA-201) e Maioba (MA-202), Cohab e no Planalto Anil”, diz Carlos Duarte, assessor técnico da Secretaria Adjunta de Obras Rodoviárias da Sinfra.

“Geralmente, em horários de pico, os condutores passavam em média 20 minutos presos no trecho próximo à rotatória, para poder seguir caminho para o centro. Quando finalizar a obra, esse tempo será reduzido, consideravelmente, porque o transito será fluido, sem cruzamento, sem rotatória, com retornos na região da Cohab e na Avenida Guajajaras”, acrescenta.

Intervenções

Com as mudanças, a rotatória da Forquilha deixa de existir dando lugar ao cruzamento que liga a Avenida Guajajaras e Avenida Jerônimo de Albuquerque, e a Estrada de Ribamar. As obras para o novo desenho estão em estágio avançado, e, em breve, serão colocados semáforos para sinalizar a região.

Na Cohab, foi realizado o alargamento da Avenida Jerônimo de Albuquerque e um novo retorno, que funciona nas proximidades do Terminal de Integração do bairro. Os veículos que vêm da Guajajaras, Estrada de Ribamar, Maioba ou mesmo da Cohab e que precisarem voltar em direção à Guajajaras ou seguirem para o Anil também poderão voltar a partir da nova configuração do retorno da Cohab.

Obras seguem na Forquilha para assegurar a fluidez no trânsito.
(Foto: Divulgação)
Além da entrega das obras no retorno da Forquilha, que deve ocorrer nos próximos dias, outras importantes intervenções foram feitas para desafogar o trânsito na região. Entre elas, estão as melhorias das condições de tráfego nas ruas dos bairros Forquilhinha e Cohab, que dão acesso à Avenida Jerônimo de Albuquerque, como Rua do Livramento, Rua 01, Avenida 08 e Rua 04, que já receberam serviços de drenagem e asfaltamento. A limpeza de canais e galerias para escoamento de água das chuvas também está no planejamento da obra e deverá ser realizada nos próximos dias.

Conclusão da Obra

Devido à sua extensão, as obras da Forquilha ocorreram em diferentes fases, e, neste momento, os trabalhadores estão concentrados na região da antiga rotatória. Até o fim de semana devem ser concluídos os serviços de pavimentação, pintura e sinalização.

As mudanças terão impacto direto para mais de 20 bairros na capital e nos municípios vizinhos Paço do Lumiar e São José de Ribamar. “Do ponto de vista da mobilidade é bastante representativo, já que é uma zona crítica que diminui, inclusive, impactos no engarrafamento da Cohama. É um esforço muito grande do Governo do Maranhão e um desafio fazer aquela obra, que ao final trará benefícios para tantas pessoas”, destaca Samuel Gonçalves, secretário adjunto de Obras Rodoviárias da Sinfra. A entrega da obra para a população deve acontecer no mês de junho deste ano.

Vargem Grande de Ontem: O Bloco de Sujo...


Por Blog do Alpanir Mesquita.

Em mais uma edição da coluna "Vargem Grande de Ontem", que irá ao ar na manhã de todos os domingos e que foi idealizada pelo Titular do Blog, voltaremos aos anos 70 e mais especificamente ao período carnavalesco quando desfilava pela cidade o Bloco de Sujo.

O Bloco de Sujo era totalmente diferente de tudo que existia na cidade até então, pois os carnavais eram marcados por bailes em clubes tradicionais, como por exemplo o Grêmio Cultural e Recreativo Vargem-grandense (ou Duzentos ou ainda Maçonaria) e o Caçador. Mas, os integrantes do Bloco saíam as ruas fantasiados com perucas, saias e até mesmo com folhas de bananeiras. Na maioria das vezes se sujavam com argila para em seguida irem até os comerciantes locais, que sempre os presenteavam com litros de cachaça. Destacavam-se Dr. Ribamar Bicão, Ferreirinha Filho, Ramar Sousa, Zé de Fátima, Regis e Zezito Viana, Edilson do Milagrense, Tonho da Sinhar Melo, Berilo Carvalho e demais.

Um dos brincantes, o apresentador e jornalista Zé de Fátima, nos encaminhou um artigo mostrando com mais detalhes como era produzido o Bloco de Sujo. Vejam:

O bom da vida é saber vive-la. E viver intensamente foi sempre o princípio que norteou os integrantes do Bloco de Sujo de Vargem Grande. A nossa forma de ver a vida estava expressa nas letras da música que deu origem ao mais original de todos os blocos da cidade, O BLOCO DE SUJOS.  O carro chefe do bloco dizia na sua letra assim: Olha o bloco de sujo/ Que não tem fantasia/ Mas que traz alegria/ Para o povo sambar/ Olha o bloco de sujo/ Vem batendo na lata/ Alegria barata/Carnaval popular/ Bate,bate,bate, bate a lata/ Bate, bate, bate, bate a lata/ Que não tem tamborim. Bate, bate, bate, bate a lata/ Bate, bate bate, bate a lata/ Carnaval é assim.

E era assim, fugindo a tradicionalidade, e a tudo que era comum, fizemos algo de diferente. Os ensaios eram quase sempre a noite. Não tinha lugar certo. Após o jogo de bola no campo do Carnaubal, no caminho para casa ficava definido onde iriamos nos reunir após deixarmos as namoradas em suas casas. Era comum as reuniões acontecerem na casa do seu Rubens Carvalho, na casa do seu Bité, ou ainda na residencia de seu Ferreirinha. 

A energia elétrica era desligada e aí ficávamos nos devaneios. De como seriam os nossos próximos passos, nossos projetos para apresentarmos de novo para a sociedade. E aí depois de muita discussão sobre o assunto e alguns goles de cachaça Praianinha, voltávamos para nossas residências para o esperado repouso. Como confeccionar as fantasias. Todos tinham liberdade de fazer da sua própria criação a forma de expressar a sua revolta, indignação ou satisfação pelo momento. Tudo muito original.

Nos dias de sairmos, nos juntávamos na casa que fosse escolhida pelo grupo e depois de uma boa refeição matinal, seguíamos nosso destino, para cantar e extravasar. Os comerciantes, quase sempre nos esperavam com um sorriso, acompanhado de um litro de cachaça e uma lata de talco. Maisena naquela época, fazia parte do cardápio dos irmãos menores. Servia para fazer o mingau ou a papa. Uma grande maioria preferia saias ou vestidos de sacos de estopas e outros de calção mas cobertos com folhas de bananeiras. Mas não podia sair de cara limpa. Tinha que estar com o rosto sujo para se apresentar a sociedade. E aí se não tinha chovido, jogávamos água no chão da argila e aí para então nos lambuzar. Os que tinham maior poder aquisitivo compravam perucas de fibra nas lojas da dona Chiquita ou dona Maroca. Os outros fabricavam perucas de rabos de cavalo. Nem tamanco, nem tênis nem sapatos, a ordem era todos descalços.

E não posso negar foi no bloco de sujo que despertamos o sentido do companheirismo. Tudo era de todos. Exceto as namoradas. Quanta saudade daqueles tempos.  

Profissionais do sexo da Oscar Frota, em São Luís, recebem assistência médica-psicológica e tratamento por uso de drogas

Atendimentos médicos, de enfermagem, psicológicos e de serviço
social foram disponibilizados.
Mais uma ação articulada pelo Fórum Estadual de Políticas Públicas Sobre Drogas foi desenvolvida no Centro de São Luís. Em parceria com a Associação das Profissionais do Sexo do Maranhão (Aprosma), a ação de saúde e assistência social voltada para as profissionais do sexo aconteceu nesta quinta-feira (27), na Travessa do Portinho - região conhecida popularmente como Oscar Frota. 

Vários serviços foram prestados pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Articulação das Políticas Públicas (Seepp), Secretaria de Estado da Saúde (SES) e a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania (Semusc) e Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas). 

Atendimentos médicos, de enfermagem, psicológicos e de serviço social foram disponibilizados. Aplicação de vacinas contra o tétano, hepatite B e tríplice viral, além de testes rápidos de HIV/Aids e hepatites virais. Equipes de abordagem social fizeram o trabalho de convencimento para que profissionais do sexo que usam drogas pudessem iniciar o tratamento adequado no Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps ad). 

Atendimentos médicos, de enfermagem, psicológicos e de serviço
social foram disponibilizados.
Uma delas, usuária e em situação de rua, foi encaminhada para a Unidade de Acolhimento (UA) da Cohab. Marcos Pacheco, secretário de Estado Extraordinário de Articulação das Políticas Públicas, contou que no local circulam cerca de 100 mulheres, e que nem sempre procuram os serviços básicos de saúde. “São mulheres muito vulneráveis, que nem sempre vão até uma unidade de saúde, até pelo preconceito que sofrem. Por isso nós viemos aqui ao encontro delas”, explicou o secretário. 

Francisca de Sousa, de 31 anos, trabalha no local há mais de 10 anos, e, nesse percurso acabou tornando-se usuária de crack. Após receber os serviços de saúde e assistência social, aceitou iniciar o tratamento e foi encaminhada imediatamente ao Caps ad, e também para acolhimento na UA da Cohab, já que estava em situação de rua. “Hoje senti algo dentro de mim dizendo que é a hora de parar, de buscar ajuda. Comecei a usar quando vi as pessoas usando também, e continuei”, revelou Francisca. 

A presidente da Associação das Profissionais do Sexo do Maranhão (Aprosma), Maria de Jesus Almeida, destacou que a ação é multiplicadora de cuidados de saúde e assistência. “Ser líder é pensar na situação da companheira. Minha história de vida não é diferente da delas. E saúde é uma prioridade na vida da gente. Saúde, moradia, segurança, são muito importantes. Mas a saúde sempre fica na frente, pois sem ela a gente não consegue nada. Cada ação dessas é muito multiplicadora”, finalizou De Jesus, como é popularmente conhecida.

sábado, 29 de abril de 2017

Prefeito Zé Gomes recebe uma nova ambulância para Buriticupu


O Governo do Estado investiu R$ 1,4 milhão na aquisição e entrega de mais nove ambulâncias. Ao todo, 53 novos veículos, dos 104 já adquiridos, compõem o novo mapa do transporte sanitário no Maranhão. Ambulâncias quebradas ou deterioradas, sem condição adequado de uso, são substituídas por veículos equipados para o atendimento digno da população. O governo Flávio Dino vai estender o programa aos 217 municípios. 

O governador Flávio Dino confirmou a expansão do programa de entrega das ambulâncias e reforçou os critérios adotados. “Nós autorizamos a Secretaria de Estado da Saúde a expandir esse programa de modo que já entregamos 53 das 104 ambulâncias que foram inicialmente adquiridas. Eu já autorizei a compra de mais. A previsão é até o fim do ano atingirmos 204 municípios. Os treze que são mais estruturados recebem no próximo ano. O critério adotado para a entrega tem sido a necessidade regional”, explicou o governador. 



As nove ambulâncias foram entregues para cidades de Anapurus, Araioses, Buriti, São Bento, Centro Novo, Vitorino Freire, Santa Quitéria, Jatobá e Buriticupu.

Para o prefeito de Buriticupu, Zé Gomes, a atitude do governador Flávio Dino em apoiar o desenvolvimento da saúde nas regiões é louvável. “É um apoio significativo, principalmente nesse momento que os municípios não têm recursos para aquisição desse tipo de equipamento. A gente agradece por ter esse olhar, mas não só pelo nosso município, mas por todas as cidades do Maranhão, porque o governador deu a palavra de que os 217 municípios vão receber. Isso deixa os gestores muito felizes, porque é um apoio que permite a gente a ajudar o nosso povo”, frisou o prefeito.  

MP-MA impõe prazo para que prefeito de São Bernardo realize concurso público

Prefeito João Igor.
O Ministério Público do Estado do Maranhão, por intermédio da promotoria de justiça de São Bernardo, firmou, no último dia 24, um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Município para realização de concurso público, a fim de readequar o quadro de servidores.

Na ocasião, assinaram o documento o prefeito João Igor Vieira e o presidente da Câmara de Vereadores, Bernardo José Tribuzi e o promotor de justiça Raphaell Bruno Aragão Pereira de Oliveira.

De acordo com o documento, com base no artigo 37 da Constituição Federal, que destaca a regra do concurso público como principal forma de acesso a cargos da administração pública, a Prefeitura de São Bernardo realizou processo seletivo para contratação funcionários de maneira inconstitucional e possuía cargos que não estavam em conformidade com a lei.

No TAC, estipulou-se o prazo de oito meses para a realização de concurso público e, ainda, o prazo de seis meses para a extinção de cargos irregulares na Prefeitura e na Câmara. Em caso de descumprimento, foi estabelecida multa diária de R$ 300, valor que será revertido ao Fundo de Defesa de Direitos Difusos.

Redação: Fernando Costa (CCOM-MPMA)

"Eu dasafio alguém dizer quem trouxe mais benefícios para Vargem Grande do que o Deputado Fábio Braga", diz apresentador José de Fátima

José de Fátima Souza.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

O jornalista, repórter, blogueiro e apresentador José de Fátima Souza usou recentemente o seu programa "Aqui, Agora" na TV Difusora Local para fazer uma importante reflexão a respeito do trabalho do deputado estadual Fábio Braga pelo município de Vargem Grande ao longo dos últimos anos.

Fábio Braga, que é nascido e criado na cidade, vinha sendo alvo de diversas críticas nas redes sociais, em especial dizendo que o parlamentar não fazia nada pela cidade. Mas, Zé de Fátima tratou de desmontar toda essa mentira e em poucos minutos citou o importante trabalho que Fábio Braga já fez por sua terra natal, inclusive, até mesmo antes de assumir um mandato na Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão.

"Esses mesmos que querem cobrar o deputado Fábio Braga são os mesmos que venderam seus votos para outros candidatos, colocaram o dinheiro no bolso e agora querem benefícios. As pessoas votam em outros candidatos e querem cobrar do Fábio Braga. Quem deve cobrar do Fábio Braga é quem votou no Fábio Braga", disse Zé de Fátima.

E foi mais além: "Eu lanço um desafio para esses detratores do deputado Fábio Braga. Tem espaço aqui no meu programa para eles dizerem quem foi o deputado estadual que mais trouxe benefícios para Vargem Grande", concluiu o apresentador.

Veja um pouco do programa apresentado por Zé de Fátima:


Jorge Fortes e Jones Braga debatem investimentos para Vargem Grande através da Codevasf

Jorge Fortes e Jones Braga debatem investimentos para Vargem Grande.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

O vice-prefeito de Vargem Grande Jorge Fortes esteve nesta quinta-feira (27) na sede da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), em São Luís, e foi recebido pelo superintende Jones Braga para tratarem de assuntos de interesse do município.

Na pauta de debates, foi solicitada a inclusão de Vargem Grande nos programas oferecidos pela Codevasf, onde destacam-se a entrega de patrulhas agrícolas, melhoramento de estradas vicinais, construção de barragens e de poços artesianos, etc. Essa parceria com a Codevasf já é trabalhada desde o ano passado, antes mesmo do prefeito Carlinhos Barros assumir o mandato, e vai a cada dia se tornando realidade.

Jorge Fortes e Jones Braga debatem investimentos para Vargem Grande.
Um empecilho que ainda dificulta a concretização do projeto é o fato do município ainda está inadimplente perante aos órgãos fiscalizadores estaduais e federais. Mas, o governo municipal  tem trabalhando diuturnamente para resolver as pendências judiciais.

Vamos torcer para que essa importante parceria dê certo. A população agradece! 

sexta-feira, 28 de abril de 2017

Homem é encontrado morto no Rio Munim em Presidente Vargas


Por Blog do Alpanir Mesquita.

Na tarde desta sexta-feira (28) um homem foi encontrado morto no Rio Munim, no povoado Cavianã, na zona rural de Presidente Vargas. Segundo informações, ele era morador do povoado Macaco, município de Nina Rodrigues, e possivelmente se afogou ao entrar nas águas do rio.

Em pouco mais de um mês este já é o terceiro caso de afogamento na região. Em março foram registrados dois casos que geraram muita comoção e repercussão. O primeiro em Nina Rodrigues (reveja) e o segundo em Itapecuru-Mirim (reveja).

Polícia apreende motos usadas em assalto no Povoado Leite

Por Blog do Alpanir Mesquita.

Nas primeiras horas da manhã desta quinta-feira (27), por volta das 7h30, o conhecido Depósito Ceará, localizado no Povoado Leite, as margens da BR-222, foi alvo de um assalto. Quatro homens armados chegaram ao local e realizaram a ação delituosa contra Antônia Lopes da Silva .

A polícia militar de Vargem Grande foi informada, através de ligação telefônica, de que os elementos teriam seguido pela rodovia no sentido ao município. De imediato a guarnição em serviço seguiu na tentativa de interceptá-los, inclusive realizando buscas também nas estradas vicinais, mas não obtiveram êxito.

Horas depois foram novamente informados de que os acusados haviam praticado mais assaltos no povoado Limoeiro, onde levaram uma importância em dinheiro do motorista de um caminhão e uma motocicleta. Populares revidaram e os assaltantes deixaram as motos que estavam para trás e adentraram em um matagal. Quatro motocicletas foram apreendidas, mas o acusados não foram localizados.

HONDA FAN 125 PRETA, PLACA: NMU-6434.

HONDA XRE 300 VERMELHA, PLACA PST-4037.

HONDA FAN 125 PRETA, PLACA: NXH-5159.

HONDA FAN 125 VERMELHA, PLACA: PSG-5653.

Governo lança Novo Portal da Transparência e reforça mecanismos de controle sobre as contas públicas

Governador destacou trabalho da STC que possibilitou que o Maranhão passasse
a encabeçar rankings nacionais de transparência administrativa.
A partir de desta sexta-feira (28), os maranhenses terão acesso ao Novo Portal da Transparência do Governo do Estado. A plataforma foi lançada em solenidade nesta sexta-feira (28), no Palácio dos Leões, e conta com interface mais moderna, acessível e transparente. Na ocasião, foi lançada a 2ª edição do Manual de Orientações e Roteiro Prático – destinado aos servidores públicos – e assinada a adesão da Secretaria de Transparência e Controle (STC) ao Programa de Fortalecimento da Atividade Correicional, desenvolvido pela Controladoria Geral da União (CGU).

O Novo Portal da Transparência está, agora, com informações elencadas de forma didática, melhorando a navegabilidade e a fruição dos usuários. A exemplo da área da Transparência Cidadã, onde são encontrados os principais gastos públicos separados por função, como saúde, educação e segurança. O reformulado site traz seções como ‘Planejamento e Orçamento’, ‘Execução’ – no qual o cidadão poderá acompanhar como os recursos estão sendo utilizado na administração pública – e apresentação das prestações de contas de Governo e os relatórios de gestão na aba ‘Resultado’.

Em seu discurso, o governador Flávio Dino elencou as mudanças alcançadas com a implantação da STC, na atual gestão, como a integração das várias funções atinentes a atividade de controle, expansão do corpo de auditores e a modernização do Portal da Transparência. “Outra mudança foi nós sairmos dos últimos lugares dos rankings que são mensurados pela CGU, Ministério Público, e alcançar as primeiras posições”, reforçou.

Novo Portal da Transparência do Governo do Maranhão possui interface
mais moderna, acessível e transparente.
Para ele, o lançamento da versão 2.0 do Portal da Transparência é uma marca do Governo, pois no passado havia um portal com filtros, ou seja, o cidadão não conseguia saber efetivamente tudo que era arrecadado e gasto no estado. “Nós estamos fazendo esse aprimoramento. Lançamos em 2015 e temos um portal ainda mais moderno, acessível, transparente, com mais informações para que o cidadão que contribui com seus impostos e é destinatário de políticas públicas possa acompanhar aquilo que o Governo vem fazendo, controlar e cobrar” ressaltou o governador.

De acordo com Flávio Dino, com o aprimoramento do Novo Portal o Maranhão "sai do paleolítico nessa área e alcança o século XXI". “Esse portal é um patrimônio do povo do Maranhão e nós esperamos que não haja nenhum retrocesso no futuro. Porque acho que são conquistas muito importantes para nós termos a meta de um bom Governo”, destacou.

O secretário da STC, Rodrigo Lago, explicou que, ainda em 2015, logo quando a Secretaria foi criada como primeiro ato da gestão do governador Flávio Dino, a missão foi tirar todos os filtros do Portal da Transparência, pois foi identificado que 60% dos gastos públicos não estavam no portal. “O Governo gastava e a população não sabia para onde ia o dinheiro público”, disse.

Segundo o secretário, hoje é lançada a segunda edição do Maranhão Transparente, que é um conjunto de ações “para fortalecer o controle interno, fortalecer a transparência da gestão pública e exatamente permitir o acesso ao controle social”, que é quando o Governo do Estado convida o cidadão a fiscalizar as ações de Governo. “É mais um passo dado pela transparência para a prevenção à corrupção”, reiterou Lago.

Manifestantes de Vargem Grande aderem à paralisação nacional e interditam a BR-222


Por Blog do Alpanir Mesquita.

Desde as primeiras horas da manhã desta sexta-feira (28), quando aconteceu a paralisação nacional contra as reformas trabalhistas e previdenciárias imposta pelo Governo Temer em diversas cidades do país, manifestantes de Vargem Grande se concentravam na Avenida Castelo Branco para apoiar o movimento.

Funcionários públicos, sindicalistas, integrantes de movimentos sociais, membros de partidos políticos e a sociedade de um modo geral integravam o protesto, que saiu pelas principais ruas do município para em seguida deslocar-se até a BR-222, na altura do Portal da Cidade, e interditá-la.

A interdição surgiu como forma de mostrar a insatisfação dos populares com relação as reformas impostas pelo Presidente da República. Um imenso congestionamento foi registrado no local, mas nenhum incidente foi registrado.

O repórter fotográfico Alemão esteve no local e registrou belas imagens. Vejam:







O dia em que São Luís parou...

Do Blog do Luis Cardoso.

Embora a Justiça Regional do Trabalho tenha garantido que 60% dos ônibus estariam circulando na capital, desde às zero hora nenhum coletivo era visto nas ruas de São Luís. A cidade praticamente parou. Desde cedo da madrugada era possível acompanhar as movimentações de sindicalistas e trabalhadores fazendo barricadas para impedir a ida e vinda das pessoas em pontos estratégicos da capital.

A paralisação nacional é um protesto contra as reformas da previdência, trabalhista, terceirizações e outras reivindicações. Nas imagens a gente observa que muitas pessoas saíram de suas casas andando para chegar ao trabalho, assim como diversas outras caminhavam para os pontos onde estão acontecendo as concentrações. As entradas e saídas da capital foram interditadas, mas já estão liberadas.



quinta-feira, 27 de abril de 2017

AGED realiza fiscalização de comercialização ambulante de mudas em Timon


Visando fortalecer as ações de fiscalização no Estado, a Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged/Ma), por meio da Unidade Regional de Caxias, em parceria com a Polícia Militar realizou nesta semana, uma ação de fiscalização de comercialização de mudas na BR-316, em frente a entrada do conjunto habitacional Novo Tempo, na Zona Peri urbana de Timon.

A ação, já faz parte do trabalho desenvolvido pela equipe técnica da Aged – Caxias, que constantemente monitora este tipo de comércio, não somente, ao longo de vias federias e estaduais, assim como em feiras livres e mercados nos municípios que integram a Unidade Regional de Caxias. O objetivo deste trabalho é dar cumprimento à legislação de Defesa Sanitária Vegetal do Estado, que proíbe o comércio ambulante de mudas, sementes, agrotóxicos e insumos agropecuários. Por conta disso, o órgão de Defesa está cada vez mais atento a entrada de mudas, que possam veicular doenças e pragas no estado, o que pode comprometer o potencial produtivo da nossa agricultura, trazendo prejuízos para a economia do estado. 

Realizada por Fiscais Estaduais Agropecuários da AGED, a operação teve como resultado a apreensão e destruição de aproximadamente 200 mudas de: citrus, manga, goiaba, caju, uva, carambola e outras, que estavam sendo comercializadas de forma ambulante, além da emissão de auto de infração por comercialização ilegal e introdução de mudas no estado, sem documentação fitossanitária, que ateste a qualidade e procedências das mesmas.

O fiscal estadual agropecuário, Francisco Rodrigues da Silva, explicou a forma que a ação foi conduzida, destacando ainda, a importância da parceria com a PM para os resultados alcançados. “Ao mesmo tempo que a equipe estava dando cumprimento à ação de fiscalização, também estava informando o embasamento legal, e esclarecendo dúvidas, onde as pessoas puderam se conscientizar do motivo da nossa ação e tomar conhecimento das medidas corretas que devem ser tomadas. O apoio que tivemos da polícia militar durante a execução da ação foi um ponto muito positivo que contribuiu de forma significativa para o bom andamento da ação.” Disse

Fábio Braga reforça pedido ao Governador para questão da água potável em Nina Rodrigues e Vargem Grande



Por Blog do Alpanir Mesquita.

O deputado Fábio Braga – Solidariedade, trouxe à tribuna da Assembleia Legislativa nesta quarta-feira, 26, um dos temas mais polêmicos da atualidade no Brasil e no Maranhão, tema que diz respeito à situação precária do saneamento básico no país inteiro, abordando, também, as doenças decorrentes dessa deficiência, sobretudo no norte-nordeste, onde as condições sanitárias são sempre piores em relação ao resto do país.

Começou lembrando o fantasma das patologias que já foram erradicadas no Brasil há mais de 100 anos, como a febre amarela e a cólera, por exemplo, mas que de uma hora pra outra voltam com toda energia, assombrando o povo brasileiro, especialmente as classes sociais mais pobres.

Disse que o que dificulta o combate a doenças dessa natureza é que “o confronto se dá em diversos campos de batalha e não apenas com a simples vacinação da população, embora a vacinação seja um passo importante no enfrentamento do problema” – avaliou.

O fato concreto - prosseguiu o parlamentar, “é que essa oferta insuficiente de saneamento básico é causa indireta de doenças e mortes de milhares e milhares de pessoas, especialmente em países como o nosso, cujo nível de pobreza ainda é grande, sendo essa classe a maior vítima da falta de água tratada; de esgoto sanitário; de destinação correta do lixo; dos serviços de drenagem urbana; de instalações sanitárias adequadas, mas, principalmente, da falta de educação para promoção de hábitos saudáveis de higiene” – criticou.

E lembrou que essa falta de saneamento favorece o aparecimento não apenas da febre amarela e da cólera, pois, “doenças como a dengue, a chikungunya, a esquistossomose, a malária, a hepatite, infecções na pele e nos olhos e a leptospirose, também estão associadas às condições sanitárias, o que explica porque retornam sempre, como explica, também, o tamanho da ameaça que nos ronda, já que sem proteção sanitária, todos somos vítimas potencias do vírus”  - alertou.

O deputado destacou que “apesar do esforço dos governos que se sucederam ao longo dos anos na tentativa de fazer saneamento básico no país, onde até uma lei foi criada e que agora, em 2017, por ironia do destino, está fazendo 10 anos de promulgação, a verdade é que Brasil não conseguiu, mesmo com a lei em vigência, universalizar um sistema de qualidade para toda população, porque faz a coisa a conta-gotas, um ‘sistemazinho’ aqui, outro ali, nada interligado, o que acaba por oferecer uma grande porta aberta para a proliferação dessas doenças” -  enfatizou.

E, fez questão de dividir sua preocupação com todos da Casa: “trago à tribuna um levantamento da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, com dados que não são nada animadores, porque mostram que em 2015, ano dos números mais atualizados, 34% dos lares brasileiros estavam fora de rede de esgoto, o que significa mais de 70 milhões sem acesso ao esgotamento sanitário com a qualidade mínima recomendada pela Organização Mundial de Saúde. Além disso” – prosseguiu o parlamentar “outra realidade preocupante: enquanto 88% dos domicílios no sudeste do Brasil têm esgoto ligados a rede, o Norte tem apenas 22%, o Nordeste  42%, o Sul 65%, e o Centro-Oeste, 53%”.

Na questão da coleta de lixo - continuou “20 milhões de brasileiros não têm acesso a qualquer tipo de coleta, significando que o lixo é descartado em qualquer espaço público, inclusive em rios, lagos e córregos”.

Fábio Braga mostrou-se preocupado ainda com outros números revelados pela pesquisa: “hoje há mais escolas públicas com internet, 41%, do que com saneamento básico, 36%, não criticando, claro, a relevância do acesso a internet, mas, apenas mostrando que apesar da sua incontestável importância social, o saneamento básico é um dos segmentos mais atrasados da infraestrutura brasileira, e o país precisa urgentemente torna-lo uma prioridade de Estado e não de governo” – cobrou.

E concluiu sua fala fazendo um apelo ao governador Flávio Dino “para que essa questão da água potável em Vargem Grande e Nina Rodrigues seja solucionada em curto espaço de tempo e de maneira satisfatória, para que a população entenda que não foram só palavras ao vento e nem palavras ditas por uma questão eleitoral. Tenho confiança de que o governador fará, sim, em nossa região e em várias cidades do Maranhão, com que o saneamento e a água potável cheguem aos lares maranhenses, melhorando as estatísticas do estado” - ponderou.

Polícia Militar de Vargem Grande recupera moto roubada poucas horas depois do assalto

Lazaro Luan preso pela PM.
A guarnição do 3º Batalhão da policia militar de Vargem Grande, foi informada, via telefone, de que a moto Titan Branca placa OXZ-9094 de propriedade do Sr. Mateus Batista dos Santos, morador do Bairro do Açude, fora roubada e que os assaltantes se encontravam no povoado Banana, Zona Rural do município de Vargem Grande.

No mesmo instante a policia se deslocou atá o local indicado e encontrou dois elementos com as mesmas características em uma outra moto preta placa NXA-5344, que ao verem a policia, abandonaram-na e empreenderam fuga.
Motos envolvidas na operação.
Os policiais conseguiram prender Lazaro Luan dos Santos, de 22 anos, residente a Avenida Castelo Branco, Bairro São Francisco, em Vargem Grande. A moto e um dos autores do assalto foram encaminhados para a delegacia para que fossem tomadas as providências cabíveis.

Do Blog do Zé de Fátima.

Morre o médico chapadinhense Sebastião Pinheiro; Prefeitura decreta Luto Oficial de três dias

Dr. Sebastião Pinheiro.
Morreu por volta das 23h50 desta quarta-feira (26) o médico chapadinhense, Dr. Manoel Sebastião Pinheiro, 87 anos, que já estava hospitalizado em São Luis desde o mês de fevereiro.

Dr. Sebastião foi um grande líder político em Chapadinha, obtendo também dois mandatos de deputado estadual e participou de grandes disputas políticas durante muitos anos.

Também foi secretário de Saúde em Vargem Grande no início da década de 90.

Sebastião Pinheiro deixa seu legado ao povo chapadinhense. Dr. Sebastião é pai do jornalista e blogueiro Alexandre Pinheiro, onde deixamos nossos pêsames à família enlutada. 

PREFEITURA DE CHAPADINHA DECRETA LUTO OFICIAL DE TRÊS DIAS

Foi com muita emoção e enorme pesar que soube há pouco do falecimento do meu amigo Dr. Sebastião Pinheiro.

Dr. Sebastião foi uma das principais lideranças políticas que me ajudaram na minha primeira eleição para a prefeitura de Chapadinha em 2000 e mesmo quando estivemos em lados opostos não perdemos o respeito de um pelo outro.

Um dos primeiros médicos do município, ele se dedicou ao povo de maneira exemplar e até nas derrotas foi um vitorioso pela honradez com a qual se portava.

Quero dar um forte abraço em cada um dos seus familiares, principalmente seu filho e meu assessor Alexandre Pinheiro, para externar meus sentimentos neste momento e já defini três dias de luto oficial no município em sua homenagem.

Descanse em paz, meu amigo Sebastião Pinheiro.

Magno Bacelar
Prefeito de Chapadinha

Governo discute ações de esporte e lazer com gestores dos municípios de Urbano Santos e Belágua


Dando continuidade à agenda de diálogos entre Governo do Estado e municípios, o secretário de Esporte e Lazer, Márcio Jardim, esteve na terça-feira (25) em reunião com gestores municipais das cidades de Urbano Santos e Belágua. 

O encontro teve o objetivo de apresentar as necessidades de municípios na área do esporte, bem como de solicitar novas oportunidades de parceria entre Estado e gestão municipal, de forma a beneficiar a população. “Os jogos escolares das cidades terão início no mês que vem, e queremos proporcionar aos nossos jovens melhores condições para o esporte”, afirmou o secretário de esportes de Urbano Santos, Adilson Gomes.

Adilson também destacou a importância da realização de agendas entre a gestão estadual e municipal. “Acho muito importante, pois quem ganha é o esporte, e nós temos certeza que coisas melhores virão para o esporte do Maranhão, e a Sedel tem sido a porta para que tenhamos esse resultado positivo”, disse.

Para o secretário da pasta, o diálogo entre gestores é primordial para que ocorram melhorias no âmbito social. “O desenvolvimento social, que ocorre a partir do esporte, tem sido o principal objetivo da Sedel no Governo Flávio Dino, e por isso é tão importante conversar e entender as necessidades de cada cidade”, destacou Márcio Jardim.

quarta-feira, 26 de abril de 2017

Prefeitura de Vargem Grande realiza I Encontro pela Primeira Infância

Prefeito Carlinhos Barros comprometido com a Primeira Infância.

Por Blog do Alpanir Mesquita.

A Prefeitura Municipal de Vargem Grande, através da secretaria de Assistência Social e do Conselho Municipal de defesa dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes (CMDCA), realizou nesta quarta-feira (26), no Salão Bodas de Ouro, o I Encontro pela Primeira Infância com o objetivo de discutir a metodologia de elaboração do Plano Municipal pela Primeira Infância (PMPI).

O evento contou com a presença do prefeito Carlinhos Barros, do promotor de Justiça Benedito Coroba, da presidente do CMDCA e coordenadora da Primeira Infância Josely Portela, da representante da Rede Nacional pela primeira infância Lígia Cabral, do presidente da Câmara de Vereadores Germano Barros, de representantes de Nina Rodrigues e de Presidente Vargas, de secretários municipais, de vereadores e da população de um modo geral. Também esteve presente o Grupo de Trabalho dos Planos Municipais pela Primeira Infância da Rede Nacional Primeira Infância (GT PMPI).

Prefeito recebendo o carinho das crianças.
O prefeito Carlinhos Barros assinou o decreto que dispõe sobre a elaboração do Plano Municipal pela Primeira Infância e institui a Comissão encarregada de promovê-lo e coordená-lo. "Esse é mais um dos nossos compromissos de campanha. Nossas crianças serão assistidas e terão todo o nosso apoio. Fico grato também pelo carinho que elas tem comigo", disse o prefeito.

A presidente da CMDCA e coordenadora da Primeira Infância Josely Portela destacou a importância do momento para todo o município de Vargem Grande. "O decreto assinado hoje pelo prefeito é baseado no termo de compromisso, firmado ainda durante a campanha eleitoral, visando a formulação e a implementação de políticas públicas voltadas para as crianças que estão na 'primeira infância', período que abrange os primeiros 6 anos completos ou 72 meses de vida", disse Josely.


Autoridades presentes à mesa.
"A comissão municipal intersetorial será composta por representantes dos conselhos da assistência social, educação, saúde, esporte, cultura, etc; Apae; comunidades quilombolas, ribeirinhas, umbandas, etc; igrejas; ministério público e poder judiciário", completou.

O promotor Benedito Coroba se mostrou bastante motivado com o plano municipal que está sendo implantado pela prefeitura. "Esse trabalho que está se iniciando hoje é vital e estratégico para construirmos uma sociedade melhor. É na primeira infância que todos nós nos formados, portanto, quem tem essa fase bem assistida, certamente terá maiores possibilidades de mais desenvolvimentos nas demais etapas da vida. É uma semente importante para o futuro", disse o promotor. 

Veja mais fotos do evento: