domingo, 8 de janeiro de 2017

Após dois fortes tremores, regiões próximas à Vargem Grande registraram mais de 30 réplicas

Um tremor 4,8 graus de magnitude na escala Richter foi registrado próximo à cidade de Vargem Grande e atingiu diversas cidades maranhenses na manhã de terça-feira (3). Trinta e uma réplicas aconteceram desde o tremor inicial, segundo informações do Observatório Sismológico da Universidade Nacional de Brasília (UNB).

Os sismógrafos da Rede Sismográfica Brasileira (RSBR), registraram nova atividade sísmica as 11h50 da manhã desta quinta-feira (5), a 10 quilômetros de profundidade e perto do local onde foi registrado o tremor inicial. Desta vez, as cidades de Vargem Grande e Presidente Vargas foram as duas áreas mais afetadas neste novo tremor de magnitude 3 na escala Richter.

Ainda segundo o Observatório Sismológico da Universidade Nacional de Brasília, os eventos ocorridos próximos a Vargem Grande e registrados pela Rede Sismográfica com magnitude menor que 1 na escala Richter não são levados em consideração pela RSBR. (Veja registro dos 31 eventos aqui).

Por causa do novo tremor, equipes do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil do Maranhão permanecem em cidades do interior do estado como Belágua, onde as paredes de várias casas acabaram rachando devido à intensidade da atividade sísmica registrada na terça-feira (3).

O fenômeno de magnitude 4,8 graus de magnitude na escala Richter foi o maior sismo registrado na história do Maranhão, segundo relatório do Centro de Sismologia da USP. O tremor foi sentido em ao menos dez cidades do Maranhão e também em Teresina, no Piauí.

Do G1 MA.

Um comentário:

  1. Aqui em Coelho Neto, vários bairros foram atingidos, foi horrível..

    ResponderExcluir