segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Eleição de CB devolve Vargem Grande ao seu legítimo dono: O POVO

** Escrito por Júnior Dias, acadêmico do curso de Direito.

Acompanhando o debate dos candidatos a prefeito de São Luís e em uma intervenção do candidato Eduardo Braide ao questionar seu opositor, uma pergunta básica me chamou atenção: Eduardo disse "O Sr. criticou o prefeito Castelo e disse que se eleito iria operar mudanças". E acrescentou: "Como operar mudanças com os mesmos secretários de Castelo que hoje compõe o seu governo?"

E aí me transportei para o município de Vargem Grande onde a então candidata Irandir Fernandes, em sua campanha, dizia Governo Novo, Ideias Novas. E como seriam ideias novas se Irandir fosse eleita teria os mesmos secretários vitalícios?

Não dá para esconder que ninguém mais em Vargem Grande, nem os mais próximos deles, suportavam a maneira como os secretários tratavam a população. Era como se fossem os donos do município. O que dizia e o que pensavam, era a verdade, eram serem intocáveis e inquestionáveis. E esse comportamento deles, foi uma enorme fenda aberta na estrutura do poder para que desse a esmagadora vitória de Carlinhos Barros. A incompetência aliada a arrogância e a falta de preparo de lidar com o povo, foram fatores determinantes para a derrota da candidata do poder.

Perguntei a diversas pessoas de seguimentos sociais diferentes do município de Vargem Grande o que mais eles detestavam na administração municipal, a resposta foi unânime: os secretários.

Isso vale para qualquer administrador.

Secretários devem ser avaliados tanto no desempenho da função, como também na sua desenvoltura política. E como os secretários que serviram a Dra. Ana, José Pedro, Dr. Miguel e Edvaldo, se achavam as pessoas mais importantes do município e que estavam acima dos cargos, o município voltou ao seu legítimo dono, O povo. Os que pensavam serem os donos de tudo e de todos, tem agora muito tempo para repensar suas vidas e atitudes.

Que o prefeito eleito Carlinhos Barros olhe esse exemplo e busque a sintonia entre administração e política. E política não se faz com secretários inimigos da população, arrogantes e incompetentes.  

Organização do II Bolão de Vaquejada do Parque Escorrega agradecem pelo sucesso do evento

Campeões das categorias Amador e Aberta.
NOTA DE AGRADECIMENTO 

O Parque Escorrega e a comissão organizadora agradecem aos vaqueiros, os espectadores e a todos aqueles que fizeram e fazem da vaquejada, não só um esporte, mas sim um meio de vida para os amantes dessa prática. Todos que aqui estiveram e fizeram desse humilde evento um espetacular evento de vaquejada. 

Eu, Carlos de Aparecida, como organizador do evento, agradeço do fundo do meu coração a todos que aqui estiveram e presenciaram nosso evento e fizeram do mesmo um show.

CLASSIFICAÇÃO GERAL 

Cat. Aberta
1° Lugar: Alex Cigano esteirado pelo Evandro (Miranda do Norte). 
2° Lugar: Zezão do Açude esteirado pelo Marcelinho Paraíba (Itapecuru-Mirim). 

Cat. Amador
1° Lugar: Nego esteirado por companheiro (Nina Rodrigues). 
2° Lugar: Bodó esteirado por Nego Mauro (Vargem Grande).

O Titular do Blog reconhece o sucesso do espetáculo que movimentou o final de semana em Vargem Grande. Exemplo de organização e de segurança. Mais do que isso, reconhecemos a importância da vaquejada como prática esportiva e também como meio de sustento de vida. Parabéns a todos os envolvidos.

Em votação na capital, governador Flávio Dino reafirma importância das eleições


Na manhã desse domingo (30), o governador Flávio Dino efetivou sua participação no segundo turno para escolha do novo prefeito de São Luís. O governador votou às 10h30 na Unidade Integrada (UI) Dr. Clarindo Santiago, no bairro do Olho d’Água. Na ocasião, reafirmou a importância das eleições na consolidação da democracia e recuperação do desenvolvimento brasileiro.

“Nós estamos vivendo, no Brasil, mais uma eleição livre. Isso é muito importante para minha geração, que viveu o fim da ditadura militar. Valorizamos muito a possibilidade de escolher os nossos representantes”, declarou Flávio Dino, que aproveitou o momento para elogiar a postura democrática dos ludovicenses na disputa eleitoral.

“Os cidadãos e cidadãs de São Luís estão dando o exemplo, em uma eleição muito disputada, claro, mas disputada democraticamente, segundo as regras do jogo. Tenho certeza que nós teremos um grande resultado, e é esse espírito de paz que o Brasil precisa hoje”, disse o governador.

Para Dino, a soberania do voto popular e o debate político pautado nas regras constitucionais são o caminho para soerguer a economia brasileira. “Nós estamos vendo uma sociedade muito polarizada no país, e isso não é bom. Nós precisamos manter o respeito à Constituição, valorizar as eleições e respeitar o voto popular, respeitar o diálogo entre as várias forças políticas. A contribuição nossa, aqui, modesta, do Maranhão, de São Luís, é que o Brasil reencontre o seu caminho de desenvolvimento com justiça social, que é o que nós buscamos”, reiterou.

Eleições tranquilas

O governador do Maranhão parabenizou, ainda, o empenho das forças de segurança na salvaguarda das eleições. “Quero destacar o esforço do nosso sistema de segurança pública, que garantiu eleições em paz neste segundo turno. Conseguimos vencer as dificuldades que tivemos no primeiro turno e agradeço a todos os policiais do Maranhão pelo grande trabalho”, disse Dino, que também agradeceu à colaboração das Forças Armadas e a parceria com a Justiça Eleitoral.

Fábio Braga destaca a importância da criação da Universidade Estadual da Região Tocantina



O presidente da Comissão de Educação, Cultura, Desportos, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa, deputado Fábio Braga (SD), ocupou a tribuna, na quinta-feira (27), para falar da importância da criação da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL), uma iniciativa do governador Flávio Dino (PCdoB), aprovada por ampla maioria do poder Legislativo na quarta-feira (26). 

O parlamentar destacou que a Assembleia aprovou o Projeto de Lei que cria a UEMASUL, depois de relevantes debates sobre a importância e a necessidade de se regionalizar a Uema, e ressaltou o clamor da população da região Sul Maranhense que terá, a partir de agora, uma instituição de ensino com autonomia e com estrutura acadêmica. 

Para Fábio Braga,  questões sobre a criação da  UEMASUL foram levantadas, pois alguns colegas queriam saber se houve discussão no meio acadêmico sobre a nova universidade. “Uma dúvida que tem que ser esclarecida é que Imperatriz merece e tem como acolher mais uma instituição de ensino”, disse. 

GRANDE IMPERATRIZ 

Em sua fala, Fábio Braga informou que Imperatriz é a capital da Região Metropolitana Sudoeste Maranhense, criada por força da Lei Complementar 89/2005, que engloba os prósperos municípios de João Lisboa, Senador La Roque, Buritirana, Davinópolis, Governador Edison Lobão, Montes Altos e Ribamar Fiquene.

Fábio Braga informou ainda que a região tem uma população de mais de 430 mil habitantes e uma renda per capita de pouco mais de R$ 19 mil, tornando-se o segundo PIB do Maranhão e um dos maiores do País. “Além dos Campi da UFMA e do CEUMA, Imperatriz conta com outras universidades particulares”, comentou. 

“Além de ser o maior entroncamento econômico e comercial do Estado do Maranhão, a cidade de Imperatriz está bem localizada. As regiões Sul Maranhense, Sul do Pará e Norte do Tocantins podem transformar Imperatriz em dois grandes polos do Estado do Maranhão: um comercial e outro educacional”, prevê Fábio Braga. 
                                   
POLO EDUCACIONAL
 
Na avaliação do parlamentar, a partir do momento em que a UEMA e as demais instituições implantarem suas instalações em Imperatriz, a cidade transformar-se-á em um polo educacional, atraindo jovens do Maranhão, do Tocantins, do Piauí e do Pará com o objetivo de fazerem cursos de graduação e pós-graduação. 

Na ocasião, Fábio Braga parabenizou a população de Imperatriz e pediu para que todos fiquem vigilantes para a qualidade do ensino ministrado pela UEMASUL. “Vai depender da população a avaliação das universidades da cidade de Imperatriz nos rankings das melhores do Brasil”, alertou. 

Concluindo, Fábio Braga ressaltou que vai depender da comunidade acadêmica a transformação da Região Sul do Maranhão em um verdadeiro celeiro, produtor de grandes mentes, como também de intelectuais, o que certamente trará mais desenvolvimento para a próspera região. 


domingo, 30 de outubro de 2016

ELEITO! Edivaldo Holanda Júnior terá mais quatro anos para governar São Luís

O prefeito Edivaldo Holanda Júnior foi reeleito para continuar governando São Luís por mais quatro anos. Com mais de 92% das urnas apuradas, Edivaldo já tem a vitória garantida.

A disputa das eleição na capital foi acirrada, após o resultado do primeiro turno, em que o candidato Eduardo Braide, que estava em último nas intenções de votos, deu uma surpreendente virada e foi para o segundo turno contra o prefeito. Braide estava na frente em todas as pesquisas até a penúltima semana da eleição. Na semana da votação, após surgir inúmeros escândalo sobre investigação da Polícia Federal, foi que o candidato Eduardo começou a despencar.

A última cartada de Eduardo Braide seria o debate da TV Mirante, mas não foi bem avaliado diante de uma grande expectativa para que pudesse “destruir” Edivaldo Holanda, que conseguiu polarizar o debate em todos os blocos.

Edivaldo Holanda Júnior agora terá a missão de cumprir as promessas que fez para população da capital maranhense e continuar com o trabalho que desempenha durante sua gestão, principalmente corrigindo alguns erros. Com a vitória, o prefeito de São Luís se consolida como uma grande liderança que poderá, quem sabe, ser o sucessor do governador Flávio Dino (PCdoB).

Do Blog do Luis Pablo.

sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Estrada que liga Monção a Igarapé do Meio recebe nova técnica de revestimento asfáltico



Uma nova técnica de revestimento asfáltico está sendo aprovada pelos motoristas que circulam pelas estradas maranhenses. Desta vez a MA-342, entre Monção e Igarapé, recebeu a tecnologia de microrrevestimento que tem por finalidade prevenir e reverter fissuras que dão origem a buracos e crateras nas vias, garantindo por muito mais tempo um asfalto novo e seguro.

De acordo com o secretário de Estado da Infraestrutura, Clayton Noleto, o microrrevestimento é um exemplo do uso da tecnologia para otimizar os recursos e melhorar a prestação dos serviços públicos. “Com esta técnica trabalhamos com a prevenção, prolongando o tempo de vida útil das rodovias, garantindo comodidade e segurança aos usuários que precisam trafegar pelas estradas maranhenses”, ressaltou Noleto.

Com o prazo de 120 dias, a obra na rodovia está sendo finalizada com a etapa de sinalização horizontal. José Wilson mora na cidade de Igarapé do Meio e também utiliza a MA-342. Ele lembra que antes das obras de melhoramento não havia nenhuma sinalização para os motoristas. “Era complicado andar por aqui, porque além dos buracos não havia delimitação das vias que cada motorista deveria utilizar. Agora acredito que vai ficar mais seguro circular por aqui”, disse.

Após a etapa conhecida como tapa buracos, a rodovia recebeu a técnica de microrrevestimento que garante uma vida útil do asfalto por uma média de 5 a 7 anos. Esta técnica funciona em qualquer tipo de pavimento e garante a qualidade de estrada nova.

No Maranhão, outras rodovias já receberam este pavimento, a primeira funcionou como projeto piloto de aplicação no trecho da MA-234, entre Anapurus e Mata Roma. O próximo trecho a receber o microrrevestimento será a MA-119 entre Santa Luzia a Alto Alegre do Maranhão. Serão 53 quilômetros de melhoramento utilizando a tecnologia de impermeabilização.

quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Hildo Rocha e Miguel Lauand brigam por agência da Caixa Econômica em Itapecuru-Mirim


O deputado federal Hildo Rocha (PMDB), o prefeito eleito de Itapecuru-Mirim, Miguel Lauand, a vice-prefeita eleita, Santora Mendes, o deputado federal Cleber Verde e os empresários Benedito Mendes e Lages estiveram na sede da Caixa Econômica Federal para formalizarem o pedido de instalação de uma agencia da Caixa Econômica Federal na cidade de Itapecuru-Mirim.

A comitiva liderada pelo deputado Hildo Rocha foi recebida em audiência pelo diretor executivo da CEF, Valter Gonçalves. O encontro teve como objetivo apresentar a potencialidade, a viabilidade e a importância da implantação de uma agencia dessa instituição na cidade de Itapecuru-Mirim.

“Itapecuru possui parque industrial com dezenas de indústrias cerâmicas, onde está localizado um dos principais polos cerâmicos do nordeste. Tem comercio pujante que atende aproximadamente 200 mil pessoas dos municípios do entorno. É sede de importante regional administrativa. A instalação de uma agência dessa respeitável instituição financeira irá contribuir para ajudar no desenvolvimento da cidade. Apesar da crise pela qual o país passa, Valter Gonçalves assumiu o compromisso de viabilizar a implantação da agencia.”, ressaltou Hildo Rocha.

O prefeito eleito, Miguel Lauand, comprometeu-se em realizar parceria para ajudar na implantação da agencia. “Essa agencia da CEF é importante para o desenvolvimento de Itapecuru-Mirim. Inclusive consta do meu plano de governo. Por isso mesmo antes de assumir o mandato já estamos nos mobilizando com essa finalidade, pois sei que a burocracia é grande e Itapecuru tem pressa para voltar a se desenvolver”, declarou Lauand.

Após readequação de projeto, duplicação da Estrada do Araçagi terá mais 7km de asfalto novo

Retomada pelo Governo do Estado após uma readequação no projeto, a obra de duplicação da rodovia MA-203, no trecho em que é conhecida como Estrada do Araçagi, já está na fase final. Executada pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra), a obra duplicou uma extensão de três quilômetros entre a entrada da praia e o cruzamento com as Estradas da Raposa e da Maioba (MA-204). Além de aumentar a largura da pista, com a criação de novas faixas de rolamento, também foi construído um viaduto e serão feitas calçadas e ciclovia.

A rodovia é um importante ponto de ligação entre bairros dos quatro municípios da Ilha e principal acesso para a cidade de Raposa. E é utilizada diariamente por milhares de pessoas, que já estão sendo beneficiadas com um trânsito mais ágil e seguro depois das intervenções. É o que confirma o pescador Manuel Carvalho, que mora em São José de Ribamar e costuma visitar os irmãos no Araçagi. “Aqui ficou muito melhor, tá mais largo e mais seguro”, garante.

Desde o mês passado, o viaduto está completamente liberado para o tráfego dos motoristas, depois da conclusão da pista inferior. Assim, o tráfego em direção ao município de Raposa passou a ser feito sem a necessidade de desvios no cruzamento entre as rodovias MA-203 e 204, como era antes.

Além dos três quilômetros de duplicação da rodovia, a Sinfra está recuperando o canteiro central e construindo calçada, sarjeta, meio-fio e uma ciclovia em uma das laterais da estrada. Pelo projeto inicialmente executado, o canteiro central ficaria muito largo, e com a readequação foi possível dispor de mais espaço para as faixas de circulação de veículos. A empregada doméstica Marioneide Oliveira elogia as adaptações. “Tinha mais canteiro do que avenida, mas agora tá ficando legal e bonito, bem melhor que antes”, afirma.

Também estão sendo beneficiadas com a obra as ruas transversais à rodovia, que terão os acessos à estrada recuperados e pavimentados, em uma extensão de 100 metros em cada rua. Com isso, os moradores dos bairros na região do Araçagi também terão melhorias nas proximidades de casa. E em dois trechos da avenida, a Sinfra também criou retornos de quadra, com semáforos, que substituirão os retornos no canteiro central e tornarão o trânsito mais seguro. No total, a pavimentação dos acessos aos bairros e da rodovia vai somar quase 7 km de asfaltamento novo. O valor investido é de quase R$ 30 milhões.

Crisógono Vieira será proclamado prefeito de Riachão por mais 4 anos


A candidatura de Joab da Silva Santos a prefeito de Riachão está indeferida por decisão da maioria dos membros do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, que acompanharam voto-vista apresentado pelo desembargador Raimundo Barros na tarde desta quarta-feira, 26 de outubro, no recurso 46-14. Com a decisão, Crisógono deve ser proclamado prefeito .

Em voto divergente do relator, Barros sustentou ser incontroverso que o candidato não se desincompatibilizou da Joab da S. Santos – EPP, sendo que a alegação de que se afastou da administração da referida empresa não pode ser considerada para o direito eleitoral por permanecer sócio-proprietário e ainda representante dela na celebração de contratos, inclusive administrativos.

“Se faz necessário realizar análise acerca da alegação de cláusula uniforme de contratos administrativos celebrados entre a empresa Joab da S. Santos – EPP e o Município de Riachão. De plano, vislumbro que contratos celebrados foram oriundos pregões presenciais números 1 e 2/2016, isto é, regulados pela lei 10.520/2002. Assim, entendo que os contratos oriundos de pregão presencial não são de cláusula uniforme, eis que os editais não conseguem exaurir todos os requisitos do contrato administrativo a ser celebrado. Ademais, no pregão presencial são realizadas várias negociações, lances entre participantes quanto ao preço, o objeto a ser contratado e, por sua vez, o contrato gerado por tal modalidade de licitação não pode ser considerado um contrato de cláusula uniforme”, destacou o desembargador.

Por este motivo, Raimundo Barros, acompanhado dos juízes Sebastião Bonfim e Kátia Coelho, entendeu que Joab da Silva Santos incorreu na causa de inelegibilidade do artigo 1º, inciso II, letra “i” concomitante com o inciso IV da lei complementar 64/90.

Com o relator do recurso, juiz Eduardo Moreira, que manteve o registro deferido como decidiu o juízo da 75ª zona eleitoral, votou o juiz Ricardo Macieira, de acordo com o que opinou o Ministério Público Eleitoral. O juiz Daniel Leite não participou do referido julgamento.

Do Blog do Diego Emir.

quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Presidente Vargas: Acusados da morte de Prefeito Bertin são pronunciados a júri popular

A 2ª Vara de Itapecuru-Mirim vai realizar os julgamentos de José Evangelista Duarte Sousa, Benedito Manoel Martins Serrão e Raimundo Nonato Gomes Salgado. Eles são acusados de tentativa de homicídio praticado contra Pedro Pereira (Pedro Pote) e pelo assassinato de Raimundo Bartolomeu Santos Aguiar, o Bertin, que era prefeito do Município de Presidente Vargas. O caso da morte do Prefeito Bertin ganhou destaque na imprensa local e nacional, esperando desfecho desde o ano de 2007, quando aconteceram os crimes.

Consta do inquérito policial que no dia 06 de março de 2007, por volta das 22:45 horas, aproximadamente à altura do Km 193, da BR 222 em Itapecuru-Mirim, precisamente na localidade denominada Cigana, as vítimas Raimundo Bartolomeu, o Bertin, e Pedro Pereira, o Pedro Pote, viajavam num veículo S10, placa HPI – 4779, conduzido pelo prefeito. Eles viajavam no sentido Itapecuru-Mirim / Vargem Grande quando foram parados por um outro carro, sob mira de armas de fogo.

De pronto, dois disparos foram efetuados na porta esquerda do veículo das vítimas. Em seguida, os três denunciados (todos militares) renderam as vítimas, tentando algemá-las uma a outra. Segue o inquérito: “O primeiro denunciado, Evangelista, então havendo rendido Bertin, teria efetuado nele dois disparos de arma de fogo, sendo um na região frontal, e outro na região mandibular, denotando, com eficiência, o estilo tiro encostado”.

O segundo e o terceiro denunciados, por suas vezes, tentaram imobilizar Pedro Pote, sendo que o Soldado Salgado teria efetuado um tiro no peito de Pedro Pote. As informações policiais dão conta de que Bertin morreu imediatamente. O Sargento Evangelista teria, então, entrado no veículo assumindo a direção e manobrando para fora da pista do lado oposto. O inquérito registra, ainda, que Pedro Pote teria lutado contra o Soldado Salgado. Ele teria conseguido fugir, mas foi alcançado e foi golpeado com estocadas de faca e coronhadas na cabeça. “Na execução dos crimes descritos, os policiais poderiam estar acompanhados de uma quarta pessoa, ainda não identificada”, ressalta a denúncia.

Destaca o Judiciário na pronúncia: “Conforme versa o Código de Processo Penal, a decisão de pronúncia deve ser proferida quando, ante as provas produzidas durante o sumário da culpa, convencer-se o magistrado da existência do crime e de que há indícios suficientes de que foi o réu o autor do crime em apuração. Cumpre asseverar, ainda, que a decisão de pronúncia é mero juízo de admissibilidade da acusação, portanto, não opera qualquer efeito condenatório, já que competente para o julgamento dos crimes dolosos contra a vida é o Egrégio Tribunal do Júri”.

(CGJ)

II Bolão de Vaquejada Parque Escorrega em Vargem Grande


Por Blog do Alpanir Mesquita.

Acontece neste sábado (29) o II Bolão de Vaquejada do Parque Escorrega, em Vargem Grande. Serão R$ 3 mil em prêmios, sendo R$ 1 mil para a categoria amador e R$ 2 mil para categoria aberta. A animação ficará por conta das bandas Farra Top, Pisadão do Forró e Skema Show. Não perca!

URGENTE! Acidente com vítima fatal no centro de Vargem Grande

Por Blog do Alpanir Mesquita.

Acaba de acontecer um acidente com vítima fatal no cruzamento das Ruas Cesar Viana e José Magalhães, no centro de Vargem Grande. Segundo informações, uma mulher identificada primeiramente apenas como Jennifer foi atropelada por um caminhão, não resistiu aos ferimentos e faleceu. Ela pilotava uma Honda Biz de cor branca.

Aguardem mais informações.

Vargem Grande: Inconformado com o fim do relacionamento, homem coloca fogo na casa da ex-companheira

Prisão de Leonardo após incendiar a casa da ex-companheira.
 Por Blog do Alpanir Mesquita.

Na noite desta segunda-feira (24) por pouco não aconteceu uma tragédia em Vargem Grande, mais precisamente no povoado São Tomé, as margens da MA-020. Um homem identificado como Leonardo Gonçalves, inconformado com o término de relacionamento, incendiou a casa da ex-companheira identificada como Cláudia.

O fato aconteceu por volta das 20h e no momento do ato criminoso Claudia estava com mais duas crianças, sendo que uma delas é filho de Leonardo e tem apenas três meses de vida. Por sorte, todos conseguiram sair de dentro da residência a tempo e não tiveram ferimentos. Infelizmente a casa de Claudia ficou totalmente destruída.

A Polícia Militar tomou conhecimento do fato no dia seguinte e, após realizar diligências, conseguiu efetuar a prisão do incendiário por volta das 16h30 no povoado São João, também às margens da MA-020. Ele foi encaminhado para a Delegacia de Vargem Grande e responderá por tentativa de homicídio.
Residência completamente destruída.

Em artigo, Economista George Daniel explica a complexidade das demandas para os novos gestores municipais

A Complexidade das demandas para os novos gestores municipais e a alternativa do planejamento como instrumento para uma gestão de excelência.
Questões como aceleração do processo de urbanização das cidades e nível da densidade populacional são crescentes e sinalizam o atendimento de demandas da sociedade cada vez maiores. Diante de um cenário de escassez de recursos financeiros as carências sociais têm se potencializado, indicando a urgência da institucionalização do planejamento governamental como instrumento para uma gestão municipal eficaz, efetivando-o como poderoso aliado cada vez mais imprescindível em face da necessidade de antecipar a decisões quanto a ações futuras. O planejamento público tem a finalidade de viabilizar melhorias da qualidade de vida para a população através do atendimento de suas demandas sociais, competindo ao gestor municipal a responsabilidade pela efetivação dos compromissos assumidos durante a campanha eleitoral.

Enfatize-se que não basta apenas o cumprimento puramente formal da Constituição Federal que em seu artigo 30 define as competências dos municípios: “legislar sobre assuntos de interesse local; instituir e arrecadar os tributos de sua competência, bem como aplicar suas rendas, sem prejuízo da obrigatoriedade de prestar contas e publicar balancetes nos prazos fixados em lei; manter com a cooperação técnica e financeira da União e do Estado, programas de educação infantil e de ensino fundamental; prestar com a cooperação técnica e financeira da União e do Estado, serviços de atendimento à saúde da população . . .” Pelo contexto, impõe-se aos municípios e seus gestores o desafio de conceber e manter estrutura administrativa adequada à prestação de serviços à população observando o princípio da racionalidade, qualificando a gestão instituindo o planejamento como mecanismo de definição de políticas públicas voltadas efetivamente ao atendimento das necessidades da população.

Embora a maioria dos municípios brasileiros disponha dos instrumentos de planejamento exigidos pelo artigo 165 da Constituição Federal, os mesmos são peças decorativas, só para cumprir a lei, quase sempre jamais utilizados na tomada de decisões, figurando a margem do contexto do que ocorre no cotidiano da gestão municipal. Falta-lhes a efetividade de servir para intervenção territorial, definir os programas sociais, disponibilizar os serviços públicos à população com a finalidade de transformação de um cenário social e econômico adverso, no qual se verifica um crescimento exacerbado do nível de pobreza de grande contingente populacional, com parcela significativa situando-se abaixo do nível de pobreza absoluta. Para tanto, os Prefeitos e Prefeitas recém-eleitos não podem prescindir da fundamental estratégia de valer-se da expertise de compor suas equipes de governo reunindo profissionais com qualificação, além de comprovada capacidade técnica e experiência em gestão pública. A população já não admite que a equipe de gestores seja composta apenas com base em critérios político-partidários, é necessária sabedoria para buscar o desejável equilíbrio.

Assim, tão significativo quanto recursos orçamentários, é o grau de institucionalização do planejamento municipal e a utilização de corpos técnicos qualificados pelas prefeituras. Estudos já comprovam que, de um modo geral, a infraestrutura de serviços urbanos é melhor nos municípios com maior utilização do planejamento municipal no dia-a-dia de sua gestão. Ou seja, quanto melhor estruturado o município em termos de planejamento, mais efetiva é a melhoria das condições de oferta da infraestrutura urbana. Há ainda muito por fazer, seja do ponto institucional, seja do ponto de vista da capacitação dos corpos técnicos das prefeituras brasileiras. A grande decisão nos parece nitidamente contida na decisão dos futuros gestores em agir com submissão a circunstâncias que não controla e entrega ao destino, frustrando as expectativas de seus eleitores ou assumir o controle das decisões, da execução e dos objetivos a serem alcançados, honrando sua palavra, seus compromissos de campanha e sua história.

*George Daniel
*Economista, Consultor em Planejamento e Gestão Pública.

terça-feira, 25 de outubro de 2016

Prefeito eleito de Vargem Grande Carlinhos Barros é recebido no Palácio dos Leões pelo Governador Flávio Dino


O prefeito eleito de Vargem Grande, Carlinhos Barros, o vice-prefeito, Jorge Fortes, e a equipe de transição da nova gestão estiveram reunidos com o governador Flávio Dino na tarde desta terça-feira (25), no Palácio dos Leões. O encontro marcou o início do diálogo entre a futura Prefeitura e o Governo do Estado para a construção de parcerias, sobretudo nas áreas de abastecimento de água, saúde e infraestrutura.

O encontro com o futuro prefeito de Vargem Grande é mais uma das dezenas de reuniões que o governador Flávio Dino está tendo com os prefeitos eleitos no pleito de 2016 para início das parcerias que visam a elaboração de políticas públicas e a melhoria da qualidade de vida dos maranhenses.

De acordo com Carlinhos Barros, a conversa com o governador Flávio Dino, o secretário de Comunicação e Assuntos Políticos, Márcio Jerry, e o deputado estadual Othelino Neto – que também participaram da reunião – foi bastante proveitosa e, com certeza, levará muitos benefícios para uma cidade que está há mais de 30 anos atrasada em relação às outras circunvizinhas.

“Trouxe um relato da situação em que se encontra a nossa cidade e vim pedir ajuda para que a gente faça as parcerias necessárias. E ele se comprometeu a nos ajudar. Espero para que a gente dê passos bem largos”, ressaltou o futuro prefeito.

Eleito com 65% dos votos em Vargem Grande, Carlinhos Barros listou algumas prioridades durante a conversa com o Governo do Estado, e disse que a maior delas será melhorar o sistema de abastecimento de água no município. “Eu fiquei animado de que vamos resolver esse problema”, completou Barros.

Promotor de Vargem Grande Benedito Coroba é vítima de assalto na BR-222

Na manhã desta terça-feira, 25, por volta das 07h30, dois meliantes renderam os funcionários da loja A Renovar, em Vargem Grande, e levaram todos os seus pertences, além de alguns aparelhos de DVD que estavam em exposição. No veículo em que fugiram, um Chevrolet Onix de cor vermelha, segundo informou um funcionário, havia mais um comparsa.

Cerca de 30 minutos depois, num restaurante situado entre a cidade de Itapecuru e o povoado Leite, três bandidos usaram do mesmo modus operandi para roubar quem estava no local, incluindo o Promotor de Justiça de Vargem Grande, Benedito 'Coroba', que havia parado ali para tomar um café. O membro do MP-MA foi obrigado a deitar-se no chão e ficou sob a mira de revólveres durante toda a ação.

Em seguida, conforme informou uma das vítimas, os meliantes teriam fugido em um veículo Gol vermelho. Dada a proximidade dos horários, a distância entre os locais, o mesmo modus operandi e a semelhança entre os carros utilizados, tudo leva a crer que os mesmos bandidos efetuaram os dois assaltos.

Felizmente não se tem notícia de que as vítimas tenham sofrido ferimentos, em nenhum dos casos. Passado o susto, o promotor se dirigiu ao fórum da Comarca de Vargem Grande, onde participou das audiências normalmente.

Do Blog Chapadinha Online.

Assaltante é executado em frente a faculdade Estácio de Sá após tentativa de roubo


Do Blog do Luis Cardoso.

Um homem ainda não identificado foi morto agora pouco com vários tiros após uma tentativa de assalto na porta da faculdade Estácio de Sá. O alvo do ladrão eram os alunos que estavam no ponto de ônibus. Segundo informações, ele teria tentado puxar a bolsa de uma universitária, mas foi alvejado pelas costas no momento da fuga.

O autor dos disparos não foi identificado, a polícia foi acionada e vários curiosos se aglomeram na porta da faculdade. O corpo ainda se encontra no local.

Hildo Rocha critica apoio dissimulado de cúpula do PMDB do Maranhão ao candidato Edvaldo Holanda Júnior


Em contundente pronunciamento na tribuna da Câmara Federal, nesta segunda-feira (24), o deputado Hildo Rocha acusou a alta cúpula do PMDB do Maranhão de tentar destruir a imagem de Eduardo Braide e por estarem apoiando por “debaixo dos panos” a candidatura de Edivaldo Holanda Júnior a reeleição. “O que eles disseram não tem sentido, foi de muita maldade, numa tentativa inerme de queimar a imagem do Eduardo Braide. Qualquer candidato tem que buscar apoio, isso é natural. Eduardo Braide procurou o PMDB assim como procurou outros partidos para apoiá-lo porque a legenda dele tem pouco tempo de TV e rádio. Em momento nenhum ele prometeu secretarias ou algo em troca do apoio. Ele nos apresentou um plano de governo muito coerente e inclusive dentro daquilo que o PMDB de Tancredo Neves, de Ulisses Guimarães sempre defendeu” declarou o parlamentar.

Apoio dissimulado

Rocha disse que a polêmica foi criada com o objetivo de enganar os eleitores e dissimular o apoio do senador João Alberto e da alta cúpula do PMDB ao candidato Edivaldo Holanda Júnior. Segundo o deputado, uma prova está no apoio do candidato a vereador mais votado do PMDB em São Luís que é o Alex Paiva.

“Jamais Alex Paiva iria declarar apoio a Edvaldo Holanda sem o consentimento do senador João Alberto que é, e sempre foi, o seu patrocinador. Essa é a realidade. Nós temos que ser verdadeiros. Não é assim que se procede. Nós temos que ter sinceridade. Infelizmente usaram a desfaçatez com a finalidade de prejudicar o candidato Eduardo Braide, e eu não posso concordar e nem me calar perante um fato terrível como esse”, ressaltou.

Hildo Rocha foi enfático ao defender Eduardo Braide. “Conheço Eduardo Braide há pelo menos cinco anos e posso afirmar que ele é um jovem correto, determinado, muito inteligente e sincero. Eduardo Braide não vai vender a prefeitura de São Luís para nenhum partido assim como para nenhum político. Por isso essa trama toda para destruí-lo. Ele não vai lotear a prefeitura como faz Edvaldo Holanda Junior”.

Polícia Militar de Vargem Grande realiza prisões por furto e assalto a mão armada


Por Blog do Alpanir Mesquita.

Durante o final de semana a Polícia Militar de Vargem Grande mostrou mais uma vez que está atenta aos casos de roubos e furtos. Foram presos dois adolescentes, identificados como José Wilker e Breno Felipe. Eles haviam praticado um furto a moto Honda Pop nas proximidades da Igreja Matriz, no centro da cidade.

A guarnição da polícia conseguiu efetuar a prisão nas proximidades da BR-222. Os indivíduos foram encaminhados para a delegacia de Itapecuru-Mirim para que fossem tomadas a medidas cabíveis por parte da mesma.
Também foi preso um menor de idade de iniciais K. C. C. dos S., residente no bairro São Miguel, em Vargem Grande, por assalto a mão armada na cidade vizinha Nina Rodrigues, mais precisamente no Conjunto Madalena Braga.

Com ele a polícia recuperou o celular Samsung Galaxy J2 adquirido no roubo e 20 pedras de substância semelhante à crack. O menor foi encaminhado a delegacia de Itapecuru-Mirim.

segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Com a proximidade do Dia de Finados, internauta sugere interdição do Cemitério Municipal de Vargem Grande

Com a proximidade do Dia de Finados, que é celebrado anualmente no dia 02 de novembro, o internauta Raimundo Rosa escreveu um pertinente texto a respeito da atual situação do Cemitério Público Municipal de Vargem Grande e o publicou em seu perfil no facebook. Na publicação, Mundico Rosa, como é mais conhecido, demonstrou preocupação com o abandono do local e também com a memória dos nossos entes queridos. Veja na íntegra:

Cemitério de Vargem Grande.

"CONGESTIONAMENTO DE DEFUNTOS"

Está chegando o dia de prestarmos nossas homenagens aos nossos entes queridos, mas aqui na V. Grande não tá nada fácil encontrarmos suas derradeiras residências, isto porque o cemitério está mais bagunçado que invasão desorganizada. Túmulos estão sendo violados, mesmo sem intenção, para que sejam acomodados novos moradores. Ou seja: quando os "coveiros" estão abrindo novas covas são encontrados ossos, lógico que de moradores antigos. 

Cemitérios têm que ter um mínimo de infraestrutura. Têm que ter ruas e endereços para que possamos encontrar as casas dos que não sairão mais de lá, o que não é o caso do citado cemitério. 

O cemitério municipal de V. Grande está saturado, não tendo mais condições de receber outros moradores, a não serem nas chamadas carneiras familiares, mesmo assim tá difícil, pois o acesso a tais carneiras está totalmente obstruído.

Sugiro às autoridades competentes a imediata interdição do cemitério municipal para novos sepultamentos e a construção de um novo cemitério e/ou a estruturação do cemitério dos alemães.

"Meu compromisso é com o povo", declara Wellington do Curso

Não posso me abster de me posicionar nesta disputa e diante do que foi exposto ao longo de um ano e dez meses do meu mandato, Edivaldo Holanda Júnior não tem a minima condição de continuar como prefeito de São Luís. Fui covardemente atacado durante as eleições e lutei contra duas máquinas (estadual e municipal).

Edivaldo foi omisso e abandonou a cidade.

Acredito que a troca de comando da Prefeitura de São Luís é necessária. 

Agradeço mais uma vez os 103.951 mil votos que recebi e acredito que estes votos conscientes clamam por um novo gestor, evidenciando que não concordam com esse modelo atual que foi implantado pela família Holanda e pelo PDT que já está 26 anos comandando o Palácio de La Ravardiere.

Por isso tenho de me posicionar. Não sou covarde. Sou homem de Atitude.

Refleti muito nos últimos dias. Conversei com aliados políticos. Conversei com minha família e com minha equipe de assessores, com o povo de São Luís. Conversei com todos. Mas a minha consciência me obriga a tomar um posicionamento.

Ficar neutro ou permanecer calado seria pactuar com essa gestão fracassada de Edivaldo Holanda Júnior. 

Meu compromisso é com o povo! Em nome da coerência e da alternância de poder, anuncio meu voto em favor de Eduardo Braide. 

Desejo que São Luís tenha um futuro melhor pelos próximos quatro anos. Vou me manter atuante, vigilante e cobrando melhorias para o nosso povo. Continuarei em defesa da população e de São Luís.

Desejo sucesso a Eduardo Braide e se depender do meu voto, Edivaldo Holanda Júnior não será mais prefeito de São Luís a partir de 1 de janeiro de 2017.

Prefeito eleito de Nina Rodrigues garante recursos para o município em viagem a Brasília

Com o Diretor da Funasa Arnaldo Melo.

Com o Ministro do Turismo Marx Beltrão.

Por Blog do Alpanir Mesquita.

O prefeito eleito de Nina Rodrigues Rodrigues da Iara (PDT) vem mostrando que trabalhará de forma incansável para melhoria da qualidade de vida do município nos próximos quatro anos. Mesmo antes de assumir, o prefeito eleito já está se movimentando no cenário político em busca de recursos federais.

Acompanhado do Superintende da Codevasf no Maranhão Jones Braga, Rodrigues da Iara esteve em Brasília na semana passada e cumpriu vasta agenda com ministros, senadores, deputados e presidentes de importantes órgãos federais. As notícias são as melhores possíveis para o povo Ninense, que vive atualmente um total estado de abandono por parte do poder público, que não paga salários e nem oferece os serviços básicos a população.

Com o Ministro do Turismo Marx Beltrão foi garantido recursos para a construção do portal da cidade e também para o museu da Balaiada. O Diretor da Funasa Arnaldo Melo destinará seis poços artesianos e mais 100 kit’s sanitários para o município. O senador Lobão destinará emenda particular sua para investimento na infraestrutura de Nina Rodrigues. O presidente do FNDE Gastão Vieira lutará junto ao presidente Temer liberação de mais recursos para concluir as obras de escolas que não foram concluídas pelo atual prefeito Riba do Xerém.

Com os deputados federais Zé Carlos (PT), José Reinaldo Tavares (PSB) e Hildo Rocha (PMDB) não foi diferente, mais recursos para a cidade. Zé Carlos enviará emenda para construção de barragens e para o aparelhamento do centro cirúrgico do Hospital Madalena Braga, Hildo garantiu R$ 500 mil para reforma do referido hospital e Zé Reinaldo destinará mais recursos para a saúde. Tudo isso a partir de fevereiro.

Com o deputado Zé Carlos.

Com o presidente do FNDE Gastão Vieira.

Com o deputado José Reinaldo.

Com o senador Lobão.
Como se pode ver, o prefeito ainda nem assumiu, mas já está brigando por melhorias. A população agradece!

Vendedor de “suquinho” de 7 anos é assaltado e PMS fazem “vaquinha” para pagar prejuízo


IMIRANTE - Uma criança de aproximadamente 7 anos foi vítima de criminosos na manhã deste sábado (22) em Bacabal. O menino, que trabalha vendendo "suquinho", teve o seu faturamento do dia roubado e foi amparado por policiais do 15° Batalhão da cidade, que fizeram uma "vaquinha" para compensar o garoto. 

De acordo com informações dos policiais, a criança procurou o quartel e relatou, aos prantos, que havia sido roubado. O menino explicou que estava vendendo a sua mercadoria quando foi abordado por um homem que levou os RS 11,00 que ele já havia faturado durante a manhã. 

Comovidos com a história do menino, os policiais resolveram fazer uma "vaquinha" para reaver os prejuízos da criança. Em seguida, o levaram em segurança para casa. A imagem viralizou na internet e gerou muita comoção.

Governo e Prefeitura começam a pavimentar ruas no bairro da Forquilha


O Governo do Estado e a Prefeitura de São Luís já começaram a pavimentar as ruas na área da Forquilha, uma das áreas de tráfego mais intenso na Região Metropolitana de São Luís. O projeto em execução no local inclui serviços de recuperação em duas rodovias estaduais, drenagem e pavimentação de ruas dos bairros, além de um novo traçado geométrico na rotatória da Forquilha, no cruzamento entre as avenidas Guajajara, Jerônimo de Albuquerque e a Estrada de Ribamar (MA-201).

Esta semana está sendo concluído o serviço nas Travessas 1 e 2, no Sítio São Raimundo, as primeiras a receber a pavimentação. O bairro fica próximo à área conhecida como Forquilhinha. Moradora do bairro há cinco anos, a cobradora Leidiane Moraes diz que o asfaltamento da rua é motivo de comemoração. Ela lembra que, antes do serviço, a Travessa 2 era só lama e poeira. “A gente terminava de limpar as coisas e tudo já estava sujo de novo. E no tempo de chuva, a lama era demais, a gente tinha que colocar sacola nos pés pra poder chegar limpa no serviço. E, agora, graças a Deus, a gente tá muito feliz, o serviço tá bom demais, uma maravilha, isso é um sonho realizado”, comemora.

Por meio do projeto de requalificação urbana na região da Forquilha, o Governo do Estado vai beneficiar 11 ruas, com um investimento de R$ 8,4 milhões. O comerciante José Ribamar França, que tem um pequeno mercado na Rua Projetada 1, entre as Estradas de Ribamar e da Maioba, também ressalta as vantagens do projeto. “Aqui nunca teve asfalto antes, então estou achando muito bom, vai beneficiar todo mundo na região”, afirma.

A obra de requalificação da região, executada pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra), é um importante investimento na melhoria da mobilidade urbana da Região Metropolitana de São Luís. “Com a rede de drenagem que implantamos, vamos acabar com os alagamentos, além de levarmos asfalto a algumas dessas ruas pela primeira vez e recuperarmos as outras vias, então os serviços vão dar mais conforto, segurança e qualidade de vida. Mas a obra não beneficia apenas os moradores da região, afinal são milhares de pessoas que utilizam a Forquilha diariamente, em uma importante ligação entre os municípios de São Luís, São José de Ribamar e Paço do Lumiar”, explica o secretário de Estado da Infraestrutura, Clayton Noleto.

sábado, 22 de outubro de 2016

Landry Móveis lança maior promoção de todos os tempos...



Por Blog do Alpanir Mesquita.

Para você que gosta de promoção de verdade vem aí a maior promoção de todos os tempos: Aniversário Landry Móveis 20 anos, 20 Prêmios para você. Compre toda linha de móveis e eletros em até 10x no carnê. Crediário facilitado, super atendimento e um mega prazo.

A Landry Móveis aniversaria e quem ganha o presente é o cliente. Prepare-se. A partir desta segunda-feira (24) começa a maior promoção do ano. Nas suas compras ganhe cupons e concorra a 20 valiosos prêmios.

sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Deputado Fábio Braga parabeniza a UFMA pelos 50 anos de existência daquela Instituição de Ensino


O deputado Fábio Braga (SD) ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa, na quarta-feira (19), para destacar os 50 anos de fundação da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), celebrados, na terça-feira (18), durante Sessão Solene no plenário Deputado Nagib Haickel. 

Em sua fala, Fábio Braga parabenizou a Magnífica Reitora da Universidade Federal do Maranhão – UFMA, professora Nair Portela, como também os profissionais do campo acadêmico, os funcionários e os estudantes pelo Jubileu de Ouro da renomada Instituição de Ensino, onde o parlamentar se formou, após cinco anos, no curso de Direito.  

Para Fábio Braga, existem dois grandes motivos para nos congratularmos com a UFMA. Primeiramente pelo aniversário da Entidade e, principalmente, pelo avanço no seu processo de expansão, ao longo dos anos, com os campi de Bacabal, Imperatriz, Chapadinha, Pinheiro, Codó, e São Bernardo. 

Fábio Braga concorda que, apesar da expansão, os municípios do Maranhão precisam de mais campi, a fim de que todos os jovens tenham acesso ao ensino superior. “A educação feita no meio universitário não pode se expandir sem observar os critérios necessários, determinados pelas comissões do MEC, haja vista garantir a qualidade dos cursos superiores no País”, disse.         

Na avaliação de Fábio Braga, poucas universidades brasileiras possuem qualidade e eficiência para essa expansão pois, boa parte das instituições de ensino ainda carece de cursos e de professores com mestrado e doutorado.  

No pronunciamento, Fábio Braga declarou que o Estado do Maranhão depende muito das universidades públicas e particulares, para formar os cidadãos que irão influenciar e gerenciar os governos e as instituições nas próximas décadas.     

FALTA DE RECURSOS 

Diante dessa realidade, Fábio Braga lembrou o alerta da Reitora feito na solenidade: a falta de recursos bate às portas da UFMA que, nos últimos anos, registrou um grande crescimento em sua infraestrutura, com o objetivo de atender os alunos.    
   
Em nome da Assembleia, Fábio Braga desejou para a Instituição de Ensino que, nos próximos 50 anos, além de expandir, qualificar e melhorar o ensino, ela venha a formar, cada vez mais, bons alunos em todas as áreas essenciais para o desenvolvimento da sociedade moderna. 

“Quero parabenizar o esforço feito durante esses 50 anos pela UFMA, uma Instituição criada com o incentivo da Academia Maranhense de Letras que, depois de cinco décadas, ainda é um referencial no Maranhão e mantém um ensino de boa qualidade”, disse.   
    
Na ocasião, Fábio Braga observou que algumas das universidades brasileiras são muito novas, como a Universidade de São Paulo - USP - colocada entre as duzentas melhores do mundo – em relação às universidades europeias, como a secular Sorbonne em Paris. 

Concluindo, Fábio Braga disse que o investimento em educação é tão importante nos países da Europa e nos Estados Unidos, que o presidente Thomas Jefferson (1743-1826) redigiu o seu epitáfio, nele omitindo ter sido presidente, mas fez registrar que fundou a Universidade da Virgínia.