quinta-feira, 19 de novembro de 2020

Prefeito de Alcântara é o mais velho entre os eleitos no Maranhão

Padre William.

Entre os 216 prefeitos eleitos em primeiro turno no Maranhão, o Partido Democrático Trabalhista, PDT, conquistou o maior número de vagas. Foram 42 prefeitos eleitos pela legenda, sendo 13 reeleitos para mais um mandato e sete retornam às mesmas prefeituras ou para municípios diferentes. Prefeitos filiados a 20 partidos vão dirigir as prefeituras a partir de 1° de janeiro de 2021.

Na sequência, o Partido Liberal aparece em segundo lugar entre as legendas que mais elegeram prefeitos no estado do Maranhão. Foram 40 prefeitos eleitos, sendo sete reeleitos e dois retornando para exercer mais um mandato como chefe do Executivo. O prefeito de Grajaú Mercial Arruda foi reeleito aos 77 anos para o quarto mandato como prefeito pelo MDB, que elegeu, além dele, outros seis prefeitos.

Como terceira força política está o Republicanos, que no processo eleitoral conseguiu eleger 25 prefeitos. Na capital maranhense, Duarte Júnior disputará o segundo turno com o candidato do Podemos, Eduardo Braide.  O segundo turno acontece no dia 29 de novembro. 

Faixa etária

Eleito prefeito de Alcântara, aos 78 anos de idade, Padre William (PL) é o mais velho entre os eleitos no estado do Maranhão. Antes de Alcântara, o padre foi prefeito de Santa Helena e de Guimarães. Na outra ponta está Peteca (Antonio Bruno Cardoso dos Santos), de 25 anos, agricultor eleito prefeito de São João do Caru.

Veja o quadro de partidos dos prefeitos eleitos (Partido - Prefeitos):

PDT  42

PL 40 

REPUBLICANOS 25 

PCdoB 22 

PP 17 

PTB 14 

DEM 11 

MDB 7 

PSC  7

PSB 6

PSD  5

PATRIOTA 4 

PSDB 4 

SOLIDARIEDADE 4 

PMN  2 

PSL 2 

AVANTE 1 

CIDADANIA 1 

PROS 1 

PT  1

Nenhum comentário:

Postar um comentário