domingo, 4 de outubro de 2020

Bombeiros de Itapecuru-Mirim resgatam lobo marinho em Arari

Resgate em Arari.

Na última terça-feira (29), uma equipe de serviço do 11º Batalhão de Bombeiros Militar (11º BBM), sediado em Itapecuru-Mirim, foi acionada para uma missão de resgate de animal no município de Arari. O animal, que se tratava de um Lobo Marinho, estava há dias perdido no Rio Mearim.

Alguns biólogos trabalham com a teoria de que o Lobo Marinho, que se mostrava bastante debilitado e desorientado, possa ter se perdido do bando após ter passado por uma pororoca, fenômeno natural do encontro entre águas do mar e rio, que também acontece no Rio Mearim.

O que chama a atenção é a distância percorrida pelo animal, pois no Brasil, a ocorrência desses animais é bem limitada. Durante o inverno, um grupo de lobos-marinhos costuma frequentar a chamada ilha dos Lobos, na cidade de Torres, no Rio Grande do Sul, fugindo do inverno rigoroso da Patagônia, na Argentina.

A maioria dos animais que vem para o Brasil são machos e jovens, uma vez que as fêmeas permanecem na Patagônia para cuidar dos filhos. A ação contou com o apoio da empresa Mineral Engenharia e Meio Ambiente, instituições de preservação ao meio ambiente como o Instituto Argonauta de São Paulo e Instituto Amarantes e da Secretaria de Meio Ambiente do Município de Arari. Após um dia de buscas o animal foi capturado pela equipe do 11º Batalhão de Bombeiros Militar e entregue aos cuidados de biólogos e médicos veterinários do Centro de Triagem de Animais Silvestres do Maranhão (CETAS).

Da Ascom CBMMA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário