domingo, 20 de setembro de 2020

Setembro Amarelo: Assembleia realizará ações alertando para riscos de suicídio durante a pandemia

Campanha Setembro Amarelo.
Por conta da pandemia da Covid-19, a Diretoria de Saúde da Assembleia Legislativa do Maranhão vai realizar uma programação diferente, este ano, para a discussão dos assuntos alusivos à campanha ‘Setembro Amarelo’, mobilização mundial de prevenção ao suicídio. Os temas e alertas sobre a problemática do suicídio serão apresentados, principalmente, por meio de bate-papos na Rádio Assembleia, de 21 a 25, com convidados da área da saúde especialistas do assunto. Toda a programação será transmitida pelas redes sociais da Casa.

Com o tema “Para Florescer Preciso de Você”, as questões associadas à saúde mental, acentuadas por consequência da pandemia, ganharão atenção especial durante a campanha, uma vez que as taxas de suicídio, que já eram altas, aumentaram mais ainda nesse período, o que, segundo a diretora de Saúde da Assembleia, Melina Sá, torna as ações deste ano mais importantes do que nunca.

“A campanha é um ato de cuidado com as pessoas que precisam de apoio, pois a demanda psicológica cresceu significativamente após o pico da pandemia, quando todo mundo ficou muito preso e limitado, precisando sair de suas atividades. O que nos mantém saudáveis e com a mente equilibrada é o que fazemos em nossa rotina diária, o ciclo social e as atividades que desenvolvemos. Com a necessidade de se abster disso tudo, é preciso estar atento aos sinais.”, disse Melina.

A mobilização visa conscientizar sobre a prevenção do suicídio, buscando alertar a respeito do problema por meio do diálogo e discussões que abordem de forma aberta o tema.

Informações

Ainda como parte das ações da campanha, pequenos grupos de pessoas irão a cada setor da Assembleia levar informações tanto referentes à saúde mental como também sobre nutrição e fisioterapia respiratória, importantes especialmente para quem foi acometido pela Covid-19, entre outros temas.

Durante a mobilização, serão distribuídos folders com um QR-Code contendo informações importantes sobre a temática. Também serão entregues sementes de girassol como simbologia ao tema da campanha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário