segunda-feira, 3 de agosto de 2020

Presidente da Famem quer rede de controle como parceira na qualificação de gestores

Visita ao TCE.
Em visita institucional ao presidente do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão, TCE-MA, conselheiro Nonato Lago, nesta terça-feira (30), o presidente da Famem, Eric Costa, ressaltou a importância da qualificação técnica das equipes dos gestores como meio de evitar penalidade desmerecidas.

Participaram do encontro institucional o Procurador Geral de Justiça, Eduardo Nicolau; do Defensor Público, Alberto Bastos; Conselheito do TCE, Washington Luiz Oliveira; da Coordenadora de Patrimônio do CAOP, Nahyma Abas, e o Diretor do Departamento Jurídico da Famem, Ilan Kelson.

"Viemos em busca de alinharmos algumas ações. Estamos disponibilizando nossa estrutura e capacidade de mobilização dos gestores para qualificarmos o corpo técnico das prefeituras. Desta forma, pretendemos evitar transtornos motivados por erros em formalidades. Algo que o tribunal detecta como irregular, no entanto, não há qualquer indício de má fé ou dolo por parte do gestor", destacou o presidente da Famem.

Para o presidente do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão, Nonato Lago, o encontro contribuiu para que os dirigentes da Famem e do Ministério Público entrassem em consenso sobre uma ação conjunta.

"Todas as manifestações foram no sentido de que houvesse uma ação conjunta dos orgãos da rede de controle. A ideia é que trabalhando juntos, otimizamos nossas ações, obtendo resultados mais objetivos no sentido de prestar um serviço de melhor qualidade a nossa sociedade", afirmou o conselheiro de contas.

"Neste encontro houve o consenso sobre o fortalecimento da rede de controle no combate à improbidade. Para isso, contamos com todas as instituições que objetivam uma sociedade melhor", afirmou o Procurador geral de Justiça, Eduardo Jorge Nicolau.

Segundo Eric Costa, o Procurador Geral de Justiça tem reiterado a prevenção como principal estratégia de evitar transtornos. Durante a reunião de dirigentes foi debatido a retomada de alguns projetos da rede de controle de gestão público.

"Buscamos fortalecer as parcerias institucionais na defesa de uma gestão pública mais eficiente, mais pobra e resolutiva", comentou a coordenadora de Patrimônio Nahyma Abas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário