sexta-feira, 7 de agosto de 2020

Jornalista abordará a importância da corrida para a saúde mental na pandemia

Nelson Melo.

O mundo está passando por um momento tenso em virtude da pandemia da Covid-19. O novo coronavírus continua causando infecções e mortes no planeta. Apesar da situação preocupante, é importante que as pessoas cuidem da saúde em todos os sentidos, incluindo os aspectos psicológico e fisiológico. Sobre isto, o jornalista, escritor e palestrante maranhense Nelson Melo fará uma live em seu Instagram, neste sábado (8), a partir das 19h. O repórter enfatizará a importância da corrida para a imunidade, fator biológico fundamental para a proteção do metabolismo contra as doenças. 

De acordo com o repórter, que pratica a corrida de rua há mais de 10 anos, para que uma pessoa tenha um sistema imunológico fortalecido, ela necessita seguir três pilares básicos: prática de exercícios físicos, alimentação equilibrada e sono reparador. Nesse sentido, o corpo humano, devido à disciplina e movimento, consegue se restabelecer rapidamente, mantendo o nível de proteção mínimo para a prevenção contra diversas enfermidades. Nascido em Santa Rita/MA, o jornalista ressaltou que o novo coronavírus atinge com maior impacto quem leva uma vida desregrada no que tange aos fatores mencionados. 

“Todos nós estamos vulneráveis à Covid-19 e outras doenças. No entanto, quando a imunidade é boa, o impacto é menor na saúde de quem se cuida. Não adianta apenas treinar todos os dias, pois é importante que os outros dois pilares sejam respeitados, ou seja, a alimentação e o sono, e, ainda outros, como a meditação. A corrida, nesse contexto, é essencial para fornecer ao corpo a força vital de que necessitamos para o fortalecimento da nossa ‘casa biológica’, que é o corpo humano, essa máquina fantástica que sempre reage à entrada de um organismo invasor”, pontuou Nelson Melo. Ele comentou que correr significa sobreviver, tendo em vista que o exercício aeróbico faz bem para o coração, os pulmões, o fígado, os intestinos, o cérebro, a pele etc. 

Em época de pandemia, como explicou o repórter, a corrida é fundamental para oferecer ao corpo uma capacidade de resposta impressionante, sendo que isso vai além do aspecto fisiológico. Isso significa que beneficia a esfera psicológica, promovendo, desse modo, a saúde mental. “Médicos psiquiatras, psicólogos e neurologistas sempre recomendam a prática de exercícios físicos aeróbicos para seus pacientes que sofrem de transtornos de ansiedade, como o do Pânico, e a depressão. Há vários estudos comprovando essa eficácia. Essas atividades não excluem o tratamento adequado, com medicação e psicoterapias, em hipótese alguma. Porém, são utilizadas como alternativas, ou seja, de forma concomitante”, assinalou o escritor. 

O repórter pede, todavia, que as pessoas respeitem as medidas sanitárias, para evitar a contaminação pelo novo coronavírus. Importante destacar que a live do jornalista será transmitida ao vivo neste sábado, às 19h, em sua página do Instagram (@nelsonchagas.melocosta).

Nenhum comentário:

Postar um comentário