terça-feira, 11 de agosto de 2020

Após 202 anos, Festejo do Quilombo Rampa acontecerá de forma diferente em Vargem Grande

Quilombo Rampa 200 anos.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

Os quilombolas do Quilombo Rampa, localizado na zona rural de Vargem Grande, após reunião na noite desta segunda-feira (10), emitiram comunicado sobre a realização do Festejo de São Bartolomeu, padroeiro da comunidade, neste ano de 2020. A tradicional festividade, conhecida por ser uma das maiores do interior do estado, atraindo romeiros de várias cidades maranhenses e também de outros estados do país, acontece há 202 anos entre os dias 15 e 24 de agosto, portanto, desde 1818.

A reunião contou com a presença do presidente e da dirigente do quilombo, da juventude e de alguns anciões, que foram parte fundamental na decisão. Durante o encontro ficou definido que, infelizmente, em razão da pandemia do novo coronavírus, o festejo acontecerá de forma diferente pela primeira vez em sua história.
Encontro de imagens.
As novenas e a reza de pé de altar, como é conhecida, serão restritas ao público em geral, abertas somente para a comunidade quilombola, seguindo as orientações da OMS, do Ministério da Saúde e demais autoridades sanitárias, com a distribuição de álcool em gel e de máscaras e mantendo o distanciamento social.

Também ficou definido que não acontecerão as missas de abertura e de encerramento, nos dias 15 e 24 de agosto, respectivamente, assim como o tradicional encontro das imagens de São Bartolomeu, São Raimundo Nonato dos Mulundus e São Francisco, no dia 23. O tambor do festejo, a noite cultural, a grande procissão de São Bartolomeu e a festa dançante seguem a mesma determinação. Estão canceladas.
Tambor da Rampa.
O Quilombo Rampa ainda faz o apelo para que os amigos que sempre estão presentes entendam a necessidade das mudanças e que fiquem conectados de suas casas. 

"Sabemos da situação que vivemos com esse vírus e sabemos que a prevenção ainda é a melhor forma de combatê-lo. Não foi fácil tomar essa decisão e fazer um festejo diferente de tudo que foi feito de geração em geração, mas se faz necessária. Deus abençoe a todos e que São Bartolomeu nos fortaleça a cada dia e que possamos estar livres dessa pandemia em breve. Próximo ano estaremos juntos novamente como em todos os demais anos", concluiu o comunicado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário