sexta-feira, 15 de novembro de 2019

Iniciada implantação de pavimento rígido na obra do BRT no Araçagi

Implantação do pavimento rígido. (Fotos: Divulgação)
A obra de implantação do Ônibus de Trânsito Rápido (BRT) que vai inaugurar um novo modelo de transporte público na grande Ilha continua progredindo. Essa semana teve início a aplicação da camada de concreto do pavimento rígido da faixa central da via que vai comportar o BRT.

Toda a parte estrutural da obra, como drenagem e terraplenagem já foi concluída, assim como a colocação da camada de brita graduada simples (BGS) com espessura de 10 cm de altura e a camada de 10cm de concreto compactado a rolo (CCR).

Após essas duas etapas, o corpo técnico instalou as placas de ferragens que medem 3,5m por 5m que serão responsáveis pela estabilidade do pavimento, para em seguida receber a implantação da camada de concreto com 23 cm de espessura, totalizando 43 cm de pavimento rígido.

“O pavimento rígido tem muitas vantagens em relação ao pavimento asfáltico, como o custo benefício, durabilidade e desempenho. Para se ter uma ideia, o pavimento asfáltico tem em média,  uma vida útil de 10 anos, enquanto que o pavimento rígido pode chegar a 30 anos com o mínimo de manutenção”, pontuou Lawrence Melo, presidente da MOB.

Após a concretagem da avenida, a nova via deve ser liberada para a população em até três semanas. “A partir da entrega desse trecho e a liberação do fluxo de carros, começaremos com os serviços nas laterais da via do Araçagi, de forma que iremos trabalhar para interferir o mínimo possível na vida diária da população que utiliza aquela via para deslocamento”, ratificou o presidente da MOB.

Prolongamento da Avenida Litorânea e Avenida São Carlos

O lote 01 da obra de implantação do BRT que compreende o prolongamento da Avenida Litorânea e requalificação da Avenida São Carlos também seguem o cronograma de execução. Na Avenida São Carlos, os operários trabalham nos serviços de drenagem profunda da via. Já no prolongamento da Avenida Litorânea, a construção das pontes sobre o Rio Pimenta e Rio Claro estão na fase final e os serviços de terraplenagem, que deixa a via pronta para receber a camada asfáltica, também se encaminham para o fim.

“Estamos intensificando os trabalhos para entregar até o fim do ano para a população maranhense essa nova alternativa de transporte que além de contribuir para desafogar o trânsito vai intensificar o comércio e o turismo naquela região”, finalizou Lawrence.

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