sexta-feira, 18 de outubro de 2019

Capacitação em saúde da população negra é realizada em Vargem Grande

Iracema Amorim faz exposição sobre o racismo institucional na capacitação.
(Foto: TV Quilombo)
Profissionais da saúde, da assistência social e lideranças quilombolas de Vargem Grande participaram de uma capacitação em saúde voltada para a população negra, que aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Educação, nesta quarta (16) e quinta-feira (17).

O encontro, promovido pelo Governo do Estado, por meio das Secretarias de Igualdade Racial e da Saúde, e em parceria com a Prefeitura Municipal, envolveu os profissionais que trabalham diretamente com o atendimento à população negra e quilombola do município.

Os técnicos do governo estadual Iracema Amorim (SEIR), Ana Luiza Borges e Patrícia Rodrigues (SES) debateram sobre a política estadual de saúde da população negra, com enfoque na implementação desta política e na sensibilização dos profissionais para o atendimento humanizado, levando em consideração as características e especificidades da saúde do negro.

Outro ponto abordado com ênfase na capacitação é o racismo institucional, enquanto ação dissimulada de agentes públicos ou privados baseada em preconceitos ou desconhecimentos, e que provoca desigualdades no acesso a serviços e oportunidades.

Para a liderança quilombola Rosilene Rocha, presidente da União das comunidades quilombolas de Vargem Grande (Uniquivagem), é necessária uma ação do governo para desconstruir o racismo institucional e proporcionar melhor atendimento aos negros e quilombolas.

Quilombolas e servidores públicos participam da capacitação.
(Foto: TV Quilombo)
“Esperamos que esta capacitação ajude a mudar as posturas dos profissionais e da sociedade e promova um melhor atendimento à população negra e que esses profissionais possam fazer um diagnóstico integral da nossa saúde, pois isso é nosso direito expresso nesta política de saúde criada pelo governador Flávio Dino”.

Além das ações de prevenção, promoção, proteção e recuperação da saúde da população negra, observando as suas peculiaridades, a política estadual de saúde integral da população negra também reconhece o racismo, as desigualdades étnico-raciais e o racismo institucional como fatores sociais determinantes das condições de saúde do povo negro maranhense.

“Esta ação da SEIR e da SES em parceria com a prefeitura municipal demonstra o compromisso do Governo do Maranhão com o fortalecimento desta política de saúde, com a redução das desigualdades que acometem os negros e negras urbanos e rurais, com o combate ao racismo institucional e com melhores condições de saúde do povo negro maranhense”, afirma Iracema Amorim, assessora de saúde da SEIR.

Elis Regina, assistente social do município, afirma que a capacitação promovida pelo Governo do Estado oferece novos conhecimentos que irão favorecer mudanças e melhorar o atendimento aos usuários do serviço público. “Nós, enquanto profissionais que trabalhamos com as comunidades quilombolas, precisamos destes conhecimentos para oferecer um melhor atendimento e combater o racismo em todas as partes, pois ele está em nosso dia a dia, as vezes disfarçado. E precisamos trabalhar melhor para desconstruir algumas práticas e atender dignamente o nosso povo”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário