domingo, 7 de abril de 2019

Toadas, danças e figurinos já dominam os barracões: é o São João chegando

São João está chegando.
Oficialmente aberta apenas em junho, a temporada de festejos para São João já começou. Nos barracões de grupos de bumba-meu-boi da capital e do interior, as toadas, indumentárias e coreografias já dão mostras da beleza da festa preparada para este ano.

“Estamos ensaiando em grupos durante a semana inteira e já correndo com as costureiras para neste mês começarmos os ensaios abertos”, conta Nadir Olga Cruz, presidente do Bumba meu Boi de Apolônio – Boi da Floresta.

O grupo conta com 105 componentes que, durante a semana inteira, se revezam nos ensaios e confecção das indumentárias.

Bordadeiro e também cacique do boi da Floresta, Carlos Henrique Cardoso borda os chapéus que ele e os amigos da brincadeira usam. “Esses da cabeça duram em média 15 dias para completar o bordado. O couro do boi, que já está quase concluído, demora um mês para ficar pronto”, detalha o artesão.

Bordando no boi há dez anos, foi em uma festa de “morte do boi” – ritual de encerramento da temporada – que ele conheceu a esposa. Juntos, eles participam dos preparativos e já trazem os filhos para manutenção da tradição. “Fazemos questão, o boi acaba sendo a nossa vida”, conta.

Além dos grupos de índias e índios que ensaiam às terças e quintas, às segundas-feiras é a vez dos cazumbás; e às quartas, dos cantadores.

Para a temporada, a expectativa é das melhores. “Os preparativos estão de vento em popa e, nesses tempos esquisitos, ficamos felizes por poder manter nossa cultura viva!”, comenta Nadir, uma grande mãe para o grupo.

Boi da Floresta

Fundado em 1972 pelo mestre Apolônio Melonio, o Boi da Floresta mantém as características tradicionais do chamado Sotaque da Baixada. A região maranhense é a origem do fundador, que nasceu em São João Batista.

Além do ritmo cadenciado e lento, também são característicos o estilo das vestimentas, com penas de ema, e a presença de personagens como os cazumbas (ou cazumbás).

Além de manifestação da fé e cultura de moradores do bairro da Liberdade, o grupo também oferece oficinas, apoio aos integrantes e funciona como Ponto de Cultura, Museu e está integrado a roteiros de turismo de experiência no bairro.

São João de Todos 2019

Com edital para credenciamento de grupos agendado para este mês, o São João de Todos 2019, promovido pelo Governo do Maranhão, também já entrou na fase de preparativos.

De acordo com o secretário de Cultura (Secma), Diego Galdino, serão centenas de atrações e grupos locais em diferentes arraiais. Um incentivo à cultura do estado.

“O calendário de eventos do Governo do Maranhão é uma estratégia de promoção da cultura que tem dado certo, atrai turistas, promove a economia cultural em nosso estado com a valorização de nossos grupos. Para este ano, com certeza vamos continuar assim e fazer uma festa ainda mais bonita”, comentou.

Em poucos dias, a divulgação do evento irá percorrer o Brasil. A digital influencer maranhense Thaynara OG estampará a campanha que também vai mostrar as belezas naturais e culturais de todo o estado, como os Lençóis Maranhenses, a Chapada das Mesas, o Delta do Parnaíba e as cidades históricas de Alcântara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário