terça-feira, 2 de abril de 2019

Revista encomendada por Miguel Lauand causa revolta em Itapecuru-Mirim

Revista produzida pelo prefeito.
Na última terça-feira (26) a gestão Miguel Lauand (PRB) lançou uma revista que tem dado o que falar nos bastidores da política e nas redes sociais.

O evento aconteceu no início da tarde no auditório da prefeitura, estiveram presentes servidores públicos locais, secretários municipais e o prefeito. A solenidade contou com momentos de exaltação à atual gestão e a certeza dos autores da revista de que a receptividade dos itapecuruenses seria positiva. Não foi bem isso que aconteceu.

Nas redes sociais as primeiras manifestações de descontentamento começaram a pipocar ainda na terça-feira à noite. De cara, críticas à falta de pesquisa quanto ao hino da cidade que, na publicação da prefeitura, tenta apagar a figura de Joaquim Araújo (compositor da música) e cita apenas Sebastião Pinto como autor da melodia. Isso é ignorar que melodia é apenas parte de um composto integrante que sem a harmonia e o ritmo jamais poderá ser considerada verdadeiramente música. Assim sendo, o genuíno autor da música do hino de Itapecuru é Joaquim Araujo.

Cheia de fotos e informações que destoam do vivido pela população atualmente, a revista não leva ao conhecimento do leitor fatos importantes como a construção e mobília dos prédios do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) e CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) feito pelo governo do estado e entregues ao município. Quem lê é levado a acreditar que as obras foram realizadas pela gestão Miguel Lauand. Pavimentação de ruas e avenidas alardeada como realização da prefeitura com recursos próprios e parcerias, reforma de praças na sede do município que estão paradas, obras da rodoviária do povoado Entroncamento que ora param, ora andam a passos de tartaruga, segundo moradores.

Outro destaque da publicação é o estádio municipal Rodolfão que figura como uma conquista para os desportistas, sendo enaltecida veementemente e que segue com as obras de reforma paradas. Houve, inclusive, manifestação de atletas após descobrirem que o gramado havia sido reduzido em suas dimensões, o que impediria a realização de competições oficiais. O mato começa a tomar conta novamente do local e já causa indignação a demora na entrega.

Surpreendentemente desapareceu o apoio do governo do estado na doação de patrulhas agrícolas a comunidades do município através de emendas do deputado federal Júnior Marreca (PEN) que beneficiou mais de 15 povoados, também foi ignorada a distribuição de grãos a sindicatos, associações e à secretaria municipal de agricultura nestes dois anos. Ações da justiça, governo do estado e ministério público são veiculadas como "total apoio da prefeitura".

A ideia de uma revista com ações do governo Miguel Lauand é louvável. Entretanto, o trabalho realizado nesta edição ficou muito a desejar por trilhar caminho paralelo à realidade dos moradores que reclamam de ruas esburacadas, falta de atendimento adequado nos postos de saúde, dificuldades para marcar consultas na central de marcação que obrigam o cidadão a passar a noite numa fila a céu aberto e por vezes debaixo de chuva, alunos reclamando do transporte, merenda e infraestrutura das escolas. Curioso não constar um expediente com funções e atribuições de quem participou na produção do material, em vez disso há uma frase esdrúxula no rodapé de todas as páginas "as informações e imagens divulgadas são de inteira responsabilidade da prefeitura e a veracidade das mesmas pode ser contestada na secretaria correspondente", como se tivessem a certeza da contestação.

Nem mesmo os profissionais da assessoria de imprensa da prefeitura foram lembrados, seria fazer justiça a todos eles eternizando seus nomes e respectivas funções no expediente, ou mesmo um e-mail, para que o leitor pudesse dar congratulações ou fazer críticas construtivas pelo trabalho desenvolvido. Quem sabe na próxima edição!

Do Itapecuru Web Rádio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário