sexta-feira, 26 de abril de 2019

Quase metade dos estudantes brasileiros sai de casa sem tomar café da manhã, revela pesquisa

Nutricionista Débora Pinheiro.
Depois de longas horas de sono noturno, assim que desperta, o organismo precisa de energia para executar as atividades do dia. “Desde o caminhar até o exercício do raciocínio necessitam dessa energia”, confirma a nutricionista do Hapvida Saúde, Débora Pinheiro. Primeira refeição do dia, entretanto, o café da manhã é completamente ignorado por 40% dos estudantes brasileiros, que saem de casa sem consumir nenhum alimento logo cedo, segundo a Pesquisa Nacional de Saúde Escolar (PeNSE), realizada pelo IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

O dado é alarmante e chama a atenção para um dos maiores causadores de impacto negativo no desenvolvimento pedagógico das crianças em idade escolar: a quantidade e qualidade da alimentação consumida pelos alunos. “A alimentação inadequada pode provocar problemas cognitivos, com impacto na memória e prejuízos ao raciocínio”, atesta a especialista.

O alerta às famílias é que um aluno mal alimentado ou em jejum prolongado, que mantém o hábito de sair de casa sem tomar o café da manhã, por exemplo, passa a ter grande dificuldade de concentração e aprendizado. “Sem ânimo, sem energia, as crianças começam a ter uma piora no rendimento escolar, déficit de atenção e pouca interação com outras crianças, levando a problemas sociais”, revela Débora Pinheiro.

Exemplo em casa

A nutricionista explica que é preciso que os pais tenham mais atenção à alimentação dos filhos, principalmente, na fase inicial do desenvolvimento cognitivo. “Tudo começa em casa. Os pais servem de modelo para os filhos e, além da palavra, o comportamento tem papel importante na educação nutricional das crianças e adolescentes. Logo, fora o exemplo em casa, esses pais podem incentivar seus filhos a serem mais saudáveis apresentando outras alternativas de lanches mais naturais em vez da praticidade dos industrializados”, destaca.

Porém, a má alimentação não prejudica apenas a vida escolar da criança, a saúde é afetada e situações como queda de cabelo, quebra de unha também podem ocorrer. “O futuro dessas crianças, que muitas vezes se tornam obesas, é uma vida adulta ameaçada pela hipertensão, diabetes, doenças cardiovasculares, varizes, hérnias, doenças emocionais, câncer e problemas ortopédicos”, alerta a especialista.

Para garantir uma alimentação saudável e saborosa, Débora Pinheiro sugere que as famílias incentivem o consumo de lanches naturais. “Bolo de laranja com suco integral de uva (diluir em água ou gelo para diminuir a concentração); Iogurte Natural com morangos e castanha de caju ou Amendoim (cru sem sal); e Pão integral com queijo coalho e tomate (se colocar orégano fica mais delicioso ainda) com água de coco são algumas opções de lanches rico em nutrientes e saborosos, que podem contribuir para o bom desenvolvimento de crianças na vida escolar, bem como, garantir uma vida saudável a curto e longo prazo”, conclui. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário