segunda-feira, 8 de abril de 2019

Público lota cinema em domingo de sessão especial para pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo

Sessão especial no Rio Anil Shopping.
Ainda era cedo quando centenas de pessoas começaram a chegar ao Rio Anil Shopping, no domingo (7), cheias de boas expectativas. Bastante aguardada, a sessão especial em alusão ao Dia Internacional do TEA (Transtorno do Espectro do Autismo) reuniu famílias que aproveitaram para se divertir com as crianças, livres de julgamentos e olhares preconceituosos. Em cartaz, o filme recém-lançado pela Disney, “Dumbo”, que traz a história de superação de um filhote de elefante diferente. “A escolha do filme tem tudo a ver com a proposta da sessão especial, pois superação é a palavra-chave para todas as famílias que convivem com o TEA”, atestou Luise Winkler, presidente da ONG Ilha Azul.

A presença do público surpreendeu e superou as expectativas dos organizadores. “Nos anos anteriores, nós reservamos uma sala com 300 lugares e era mais do que suficiente. Agora, tivemos que abrir sessão extra para mais 200 lugares”, ressaltou Michel Diniz, executivo comercial do Cinesystem. Era tanta gente no saguão do cinema que alguns pais e mães até se tornaram voluntários para ajudar a organizar os acessos às salas. “O cinema funciona normalmente a partir das 13h. Para essa sessão especial, nós convocamos alguns funcionários em horário extraordinário (9h); e os voluntários foram fundamentais para que tudo desse certo e nós pudéssemos cumprir a missão de proporcionar lazer e diversão a essas famílias”, destacou Michel.

Sessão especial no Rio Anil Shopping.
Esta foi a terceira vez que o Rio Anil Shopping, em parceria com o grupo Ilha Azul e a rede Cinesystem, realizou a ação, adaptada às necessidades das pessoas com TEA. Na sala, o volume do som era mais baixo, as luzes laterais não se apagaram durante a projeção e o contraste na tela era menor que o convencional. Tudo isso em respeito às sensibilidades diversas que, em geral, as crianças com autismo têm.

Sem preconceito

Quando soube de mais uma edição da ação, Clodomir Dias logo se programou. Ele adorou a ideia e trouxe toda a família para o cinema, esposa e os filhos Caleb Dias (6) e Ana Luiza (4). “Sempre que tem algo que envolve o tema TEA, nós nos interessamos, pois queremos estar juntos com o Caleb. Essa ideia do cinema é muito boa, pois ele é sensível ao som, quando trazemos em uma sessão típica [sessões convencionais, não adaptadas às necessidades dos autistas], saímos prejudicados. Hoje, no domingo é bem melhor, é mais tranquilo e ele se envolve muito mais, aproveitando bastante o momento”, contou o pai.

Sessão especial no Rio Anil Shopping.
Para a mãe do Enzo Oliveira e profissional de educação física, Valciane Costa, eventos como esse rompem as barreiras do preconceito. “É muito bom esse momento, pois as crianças podem conviver melhor, além de ser gratificante para nós. Geralmente não temos a oportunidade de viver isso, nós nos sentimos reprimidos com algumas situações do cotidiano, convivemos com o preconceito. Aqui, estamos juntos com outros pais e somamos mais forças. É necessário que as pessoas conheçam mais sobre autismo, para que os nossos filhos possam ter direito de viver melhor, livre de preconceito”, relatou Valciane.

Sessões regulares

A partir do sucesso de público que se viu no domingo, os três realizadores da ação entenderam que é necessário haver mais sessões de cinema com adaptação ao público autista. “O Rio Anil sempre se preocupou com a inclusão. Somos um shopping onde as pessoas se sentem em casa, à vontade. Por isso, prezamos pela liberdade. Vendo essa quantidade surpreendente de gente, chegamos à conclusão de que essas famílias são carentes de espaços públicos e de opções de lazer para os filhos que têm TEA. A ideia agora é tornar essa seção regular, com realização mensal ou bimestral”, enfatizou Natália Zerbini, gerente de marketing do Rio Anil Shopping.

A sugestão já foi encaminhada à diretoria da rede Cinesystem. “Agora, basta colocarmos em prática. A previsão é de que até maio, já tenhamos a definição da periodicidade”, anunciou o executivo do cinema, Michel Diniz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário