sábado, 13 de abril de 2019

Marcha dos Prefeitos a Brasília teve participação de 182 gestores maranhenses

Carlos Brandão, Eliziane Gama e Erlânio Xavier na Marcha dos Prefeitos.
A XXII Marcha dos Prefeitos a Brasília, nesta semana, teve grande presença dos municípios do Maranhão. De acordo com a Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), foram 182 prefeitos e prefeitas que participaram da marcha.

O encontro foi uma oportunidade para os municípios reivindicarem apoio neste momento de grande dificuldade por causa da crise econômica nacional e das fortes chuvas que prejudicam os moradores.

“Foi muito bom o encontro. Foi a maior presença de prefeitos do Maranhão e do Brasil. Quase 90% dos prefeitos maranhenses participaram da Marcha”, diz o presidente da Famem, Erlânio Xavier, que também é prefeito de Igarapé Grande.

A Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios terminou na quinta-feira (11). A comitiva maranhense contou com a presença do vice-governador Carlos Brandão e dos senadores Eliziane Gama e Weverton Rocha, além do presidente da Famem.

“Fizemos reunião com a nossa bancada federal, com nossos dois senadores e estamos avançando junto à bancada e ao governo federal para trazer mais recursos ao nosso Estados”, afirma Xavier. 

Segundo o presidente da Famem, “avançamos um pouco sobre as emendas de bancada para ajudar os municípios. Sabemos das dificuldades das cidades, mas temos um governador que é parceiro dos municípios, que é o Flávio Dino, sempre de portas abertas para nos ajudar”.

Pauta

Entre os temas levados pela comitiva maranhense à Marcha, estavam desburocratização do processo de repasses federais, fator previdenciário e sua influência na condução das políticas públicas.

Carlos Brandão defendeu a atuação conjunta das esferas de poder: “Serão mantidas as parcerias com os municípios, marca do Governo do Estado, garantindo avanços na qualidade dos serviços e somando para que possam melhorar suas regiões”.

Para Eliziane Gama, “o debate conjunto reforça mais um ponto significativo da união entre municípios e governos”. Weverton Rocha afirmou que “se pudermos estabelecer prioridades e mantermos a unidade, teremos mais condições de solucionar os problemas concretamente e deixar nossa marca na bancada”

A Marcha dos Prefeitos é uma iniciativa da Confederação Nacional de Municípios (CNM) e reúne mais de oito mil chefes do Executivo municipal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário