segunda-feira, 11 de março de 2019

Notoriedade: Deputado Adelmo Soares é o novo vice-presidente de assuntos sociais da UNALE

Deputado Adelmo Soares.
Na manhã desta segunda-feira (11), o deputado Adelmo Soares esteve em Brasília onde se reuniu com a diretoria executiva da UNALE (União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais) e os parlamentares que comporão as secretarias especiais da entidade, na pauta, a importância da agricultura familiar para o desenvolvimento socioeconômico nacional e a confirmação do parlamentar como o mais novo vice-presidente de assuntos sociais da Secretaria de Agricultura do órgão. 

Fundada em 1996, a UNALE é considerada uma sociedade civil de direito privado, sem fins lucrativos, que congrega a união dos mais mil parlamentares da República Federativa Brasileira. Com o objetivo de consolidar ideias comuns em busca da garantia do cumprimento dos direitos e deveres dos estados para com a população, a entidade é a única com reconhecimento legítimo perante o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Superior Tribunal de Justiça (STJ), dialogando diretamente com os vinte e sete estados do Brasil. 

Neste sentido, o presidente da União, deputado Kennedy Nunes de Santa Catarina, que esteve na última semana no Maranhão, convidou o deputado Adelmo Soares a comparecer à Brasília para apresentar sua experiência de sucesso como ex-secretário de estado da agricultura familiar, segmento que tem ganhado notoriedade nacional pelo impacto positivo no desenvolvimento econômico do país, sendo responsável por cerca de 70% dos alimentos que chegam na mesa das famílias. 

Encontro da UNALE.
“Me sinto imensamente honrado com o convite e em saber que as sementes que plantamos tem rendido bons e importantes frutos. Estar aqui em Brasília hoje, ao lado dos colegas da UNALE, além de ser uma honra é senão o reconhecimento da agricultura familiar no nosso país, e que bom é sentir que nós, maranhenses, estamos liderando este movimento. Estamos dando um passo a frente, é chegada a vez dos agricultores e agricultoras familiares ganharem voz, vez e fala”, afirmou Adelmo Soares. 

Na ocasião, o deputado maranhense também foi eleito para vice-presidência da Secretaria de Agricultura da pasta, na área de assuntos sociais, uma conquista significativa para o Maranhão. O cargo anteriormente ocupado por Elton Weber do Rio Grande do Sul, consolidando uma bancada gerida por sulistas. Agora, com Adelmo Soares a secretaria adquire a voz e a garra do Nordeste. 

SAIBA MAIS

A Secretaria de Agricultura foi criada em julho de 2017 e está responsável por elaborar e apresentar propostas, seminários e discussões sobre assuntos de interesses da agricultura brasileira.

Além disso, a Secretaria atua com a proposição de atividades que sirvam de incentivo ao desenvolvimento de políticas públicas na área da agricultura, promove a participação dos parlamentares filiados em fóruns nacionais e internacionais e debate especificações do segmento.

Adelmo Soares que atuou como secretário de estado da agricultura familiar, no primeiro mandato do governador Flávio Dino, ganhou notoriedade na casa legislativa do estado ao eleger-se com a força dos movimentos sociais da agricultura familiar, conquistando o feito inédito ao reunir a FETAEMA (Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras do Estado do Maranhão) e o MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) em apoiar um único candidato ao pleito legislativo estadual.  

Sendo um dos novos parlamentares a ocupar o pleito nas últimas eleições, o deputado estadual já mostra empenho e muito trabalho ao ocupar espaços importantes de destaque nacional, com a vice-presidência, Adelmo não será apenas o primeiro deputado do Nordeste a ocupar o cargo, como também será o primeiro a dar voz à agricultura familiar, tema antes não debatido pela secretaria. De fato, a política nacional chega aos “novos tempos”. 

No encontro também estiveram presentes os deputados estaduais maranhenses, Daniella Tema (DEM), Rigo Teles (PV), Wellington do Curso (PSDB) e Arnaldo Melo (MDB).  

Nenhum comentário:

Postar um comentário