domingo, 17 de março de 2019

Durante o Carnaval, Prefeitura de Nina Rodrigues homenageou o artista Xixico

Xixico.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

Durante o período carnavalesco, a prefeitura de Nina Rodrigues, por meio da secretaria municipal de Cultura e Comunicação, prestou uma importante homenagem ao artista Xixico. No portal de entrada do corredor da folia, foi criado o espaço cultural Francisco Macedo "Xixico" com materiais produzidos por ele em vida.

Francisco das Chagas de Albuquerque Macedo, conhecido carinhosamente como Xixico, nasceu em São Benedito do Rio Preto, mas foi em Nina Rodrigues, onde residiu por mais de 30 anos, que deixou sua marca e desenvolveu grande parte do seu trabalho. Falecido em 2017, aos 60 anos, era formado em geografia pela UEMA, professor concursado pelo estado, artesão, pintor, cantor, compositor, radialista e exerceu o cargo de coordenador de cultura durante a gestão da ex-prefeita Iara Quaresma.
Espaço cultural Francisco Macedo "Xixico".
O espaço atraiu grande público.
Ao lado de Chico Poeta e Concita Braga, foi fundador do bumba boi de Nina Rodrigues, que é um sucesso em todo Maranhão e Brasil, sendo também cantor e compositor de várias músicas. Xixico deixou a esposa Edileuza e os filhos Felipe e Bianca.

O secretário de Cultura e Comunicação Clemérson Makayva, idealizador da homenagem, destacou a importância de Xixico para a história de Nina Rodrigues e a qualidade do seu trabalho. "Xixico foi um grande artista, folclorista, pintor e artesão da mais alta qualidade, tinha um gosto refinado para música e, sem sombra de dúvidas, deu uma grande contribuição para a formação cultural do nosso município", disse.

Mais do que merecido, Xixico vive!

Um comentário:

  1. Infelizmente pessoas como Xixico nos deixam tão rápido, homenagem justíssima.

    ResponderExcluir