sexta-feira, 15 de março de 2019

Adelmo Soares propõe reconhecimento de espetáculo caxiense

Deputado Adelmo Soares.
Na manhã de quarta-feira (13), o deputado caxiense Adelmo Soares (PCdoB) aproveitou seu discurso na tribuna para apresentar projeto de lei que propõe reconhecer como Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado do Maranhão a "Procissão do Fogaréu", realizada na cidade de Caxias.

Celebrando este ano 16 anos de tradição, a "Procissão do Fogaréu" é considerada o segundo maior espetáculo do país dentro dessa temática. Rememorando os últimos momentos de Jesus Cristo antes da crucificação, a encenação é realizada em cinco pontos da cidade, com um cortejo de mais de três mil pessoas, que saem às ruas acompanhando os atores que se passam por farricocos.

O espetáculo é mantido pela Organização Caxiense de Artes e Tradições (OCAT), em parceria com a Paróquia Nossa Senhora das Graças (Cohab) e Catedral de Nossa Senhora dos Remédios, sede da Diocese de Caxias.

O deputado, que por anos buscou apoiar as iniciativas culturais, destacou a notoriedade do evento. “A 'Procissão do Fogaréu' é mais do que as excelentes encenações nas ruas de Caxias. É um grande espetáculo. É bonito ver como as equipes se envolvem e encantam a todos que têm a oportunidade de prestigiar. Nos sentimos tocados pela magnitude de cada detalhe. São meses de preparação e empenho, 16 anos de história. Um evento que, de pequeno, tornou-se grandioso. É um espetáculo com atores da terra, valorizando suas raízes. Algo que precisa ser reconhecido”, finalizou.


Nenhum comentário:

Postar um comentário