terça-feira, 5 de fevereiro de 2019

Sessão Solene marca abertura dos trabalhos da 19ª legislatura na Assembleia Legislativa

Sessão solene.
A Assembleia Legislativa do Maranhão realizou, na tarde desta segunda-feira (4), Sessão Solene de instalação da 19ª legislatura, com a presença do vice-governador do Estado, Carlos Brandão; do desembargador Tayrone José Silva, presidente em exercício do Tribunal Regional Eleitoral; do presidente da Câmara Municipal de São Luís, Osmar Filho; do conselheiro Raimundo Nonato de Carvalho Lago Júnior, presidente do Tribunal de Contas do Estado, e do procurador-geral de Justiça, Luis Gonzaga Martins Coelho, além de diversas outras autoridades.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Othelino Neto (PCdoB), abriu os trabalhos e, em seguida, concedeu a palavra ao vice-governador, Carlos Brandão (PRB), que fez a leitura da Mensagem Governamental, encaminhada pelo governador Flávio Dino (PCdoB), com o relato das ações realizadas no período de 2015 a 2018.

Em seu discurso, o vice-governador frisou que o governador Flávio Dino, desde o primeiro dia de governo, apresentou um conjunto de iniciativas estruturantes com vistas a modificar a realidade do Maranhão, elegendo quatro eixos estratégicos, os quais se articulam e impulsionam todas as demais ações do governo desde 2015.

Avanços

No tocante à educação, Carlos Brandão citou a entrega de 830 escolas dignas, alcançando a extraordinária marca de, aproximadamente, uma escola reformada e construída ou reconstruída a cada dois dias de governo. Brandão citou ainda que estão em funcionamento 13 unidades plenas do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iemas) e 36 unidades dos centros educacionais.

Ele citou ainda a área da saúde onde, segundo a Mensagem Governamental, foram investidos R$ 206 milhões em obras de construção, reforma e ampliação de unidades assistenciais de saúde. 

“Criamos uma verdadeira rede de atendimentos em toda a região do Estado. Entregamos dez novos  hospitais: Chapadinha, Imperatriz, Caxias, Balsas, Bacabal,  Pinheiro, Santa Inês, Maternidade de Colinas, Hospital de Traumatologia  e Ortopedia  e Hospital do Servidor. Essas obras têm permitido reduzir cada vez mais a pressão por oferta dos serviços concentrados na capital. Além disso, o nosso Estado já conta também com 204 ambulâncias, ajudando a conectar os sistemas de saúde municipais à rede estadual”, afirmou o vice-governador.

Carlos Brandão citou, também, diversos avanços com programas como "Mais IDH" e "Mais Asfalto", e anunciou perspectivas positivas para o novo período de governo, mesmo diante de um cenário econômico adverso a nível nacional.

Após a leitura da Mensagem Governamental, o presidente da Assembleia Legislativa, Othelino Neto, proferiu um discurso de saudação aos deputados e demais integrantes da nova Mesa Diretora, além dos convidados

A Sessão Solene contou também com a presença do defensor público-geral do Estado, Alberto Bastos; do juiz federal Roberto Veloso; do deputado federal Josimar de Maranhãozinho; do diretor tesoureiro da OAB, Caio Saraiva, representando o presidente Thiago Diaz; do coronel Marco Antônio Coelho, comandante do Centro de Lançamento de Alcântara; do tenente-coronel Luciano Freitas Sousa e Filho, comandante do 24º Batalhão de Infantaria de Selva; de Eduardo Jorge Nicolau, corregedor geral do Ministério Público do Maranhão; do presidente da Fiema, Edilson Baldez das Neves, e do vice-prefeito de São Luís, Júlio Pinheiro, que representou o prefeito Edivaldo Holanda Júnior.

Antes da Sessão Solene, realizada no Plenário Deputado Nagib Haickel, foi realizada a cerimônia militar, com revista à tropa, no hall do Palácio Manoel Beckman.

Transmissão ao vivo

A cerimônia militar e a sessão solene comandada pela nova Mesa Diretora foram transmitidas, ao vivo, pela TV Assembleia (canal aberto 51.2 / 17 TVN) e pelo site www.al.ma.leg.br/tv. Os internautas também puderam acompanhar a cobertura das solenidades pelas redes sociais da TV Assembleia e Agência Assembleia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário