quarta-feira, 13 de fevereiro de 2019

Governo dialoga com secretários de saúde sobre novo perfil para o Hospital Geral de Matões do Norte

Secretário Carlos Lula reunido com a Comissão Intergestores Regionais
de Itapecuru-Mirim. (Foto: Julyane Galvão)
O secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, reuniu-se nesta terça-feira (12) com a Comissão Intergestores Regionais (CIR) de Itapecuru-Mirim, formada pelos 14 municípios da regional de saúde, para discutir o novo perfil e proposta de gestão do Hospital Geral de Matões do Norte. A unidade está em reforma para adequações.

Após a reunião, a proposta em estudo é que a unidade seja transformada em uma policlínica, com atendimento ambulatorial em diversas especialidades, cirurgias gerais eletivas e atendimento em urgência e emergência ortopédica.

Jorge Neto, secretário municipal de Nina Rodrigues.
Outra proposta do projeto é dividir o custeio da unidade entre Estado e um consórcio intermunicipal formado pelos 14 municípios da região. Dessa forma, a SES custearia 40% das despesas da unidade e o consórcio os 60% restantes – valor que seria rateado proporcionalmente entre os municípios. Os consórcios são inovações em saúde que têm alcançado resultados positivos, como a ampliação da capacidade de atendimento e descentralização de serviços.

“Estamos caminhando para um entendimento do que vai ser melhor para todos. Matões será referência para a reformulação da rede que estamos fazendo. Seja com a policlínica ou com o consórcio. São duas soluções inovadoras. Vamos chegar a um bom termo para todo mundo”, destacou o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula.

Para a secretária municipal de Saúde de São Benedito do Rio Preto e presidente da CIR de Itapecuru-Mirim, Cláudia Melo, as negociações estão gerando bons frutos, principalmente para a garantia do bom atendimento aos munícipes. 


Nicoly Mesquita, secretária municipal de Vargem Grande.
“O diálogo é a melhor forma das pessoas se entenderem. Saímos daqui satisfeitos com a proposta e com o fato de terem aceitado nossa contraproposta. É mais um passo para a frente que damos, para que possamos resolver a problemática que envolve toda a região”, disse.

"Dr. Carlos Lula está tentando achar uma saída que atenda a todos os municípios da Regional e que continue prestando os bons serviços de Saúde Pública que sempre foram ofertados a toda a população dos 14 municípios da nossa Regional", disse o secretário municipal de Nina Rodrigues Jorge Neto.

Acompanharam a reunião os deputados estaduais Dr. Yglésio e Wendell Lages; e o presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems), Vinícius Araújo. Estiveram presentes na reunião os gestores de saúde dos municípios de Anajatuba, Arari, Cantanhede, Itapecuru-Mirim, Miranda do Norte, Nina Rodrigues, Pirapemas, Presidente Vargas, São Benedito do Rio Preto, Vargem Grande e Vitória do Mearim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário