terça-feira, 12 de junho de 2018

Tudo pronto para o São João de Todos, a maior festa da cultura maranhense

Secretário durante entrevista na Timbira.
O São João de Todos 2018 está com os preparativos em andamento com a montagem dos arraiais oficiais, coordenados pelo Governo do Maranhão em parceria com a Prefeitura de São Luís. Na programação, mais de 500 atrações maranhenses, 12 nomes nacionais e também shows locais para atrair milhares de pessoas durante os dias de festejo, de 15 de junho até 1º de julho.

Nesta segunda-feira (11), em entrevista à rádio Nova 1290 Timbira, no programa Comando da Manhã, do radialista Gilberto Lima, o secretário de Estado da Cultura e Turismo (Sectur), Diego Galdino, destacou a organização do evento. “Estamos envolvidos com os preparativos do São João de Todos. O festejo prévio foi um sucesso e neste fim de semana teremos a abertura oficial desta que é a maior festa da cultura maranhense, que reúne as famílias e atrai milhares de turistas”, afirmou.

Em todo o São João serão investidos, aproximadamente, R$ 17 milhões em pagamento de brincadeiras, estrutura e apoio a organizações em todo o estado. “É um aporte financeiro que traz recursos e gera outros investimentos para o estado, por isso, o Governo do Maranhão apoia sempre e prioriza, em maior parte, a diversidade cultural maranhense”, destacou. 

Diego Galdino citou as barreiras da crise política e financeira, mas que a previsão de alta ocupação da rede hoteleira local foi mantida com o período junino. São esperados turistas asiáticos, da América do Norte e também dos estados brasileiros.

Durante a entrevista foram pontuados os investimentos do Governo do Maranhão para impulsionar o festejo na Região Tocantina. Este ano, a Beira-Rio, cartão postal do município de Imperatriz, será o palco do São João de Todos na região. A gestão estadual tem realizado uma série de investimentos nessa parte do estado, como o Teatro Viriato Corrêa, na cidade de João Lisboa; apoio a programação de aniversário da cidade de Açailândia; e a revitalização a Beira-Rio, em Imperatriz. 

“São medidas fruto da política de descentralização que contempla as manifestações da cultura em todo o Estado”, enfatiza o secretário. Ele também lembrou que a gestão estadual está articulando a criação da Superintendência de Cultura e Turismo da Região Sul, que terá como sede a cidade de Imperatriz.

Preparativos na etapa final

Os preparativos para o São João de Todos estão na etapa final. Em São Luís, os arraiais oficiais serão realizados no Ipem (Calhau), Praça Maria Aragão (Beira-Mar), Vila Palmeira (Vila Palmeira), Praça Nauro Machado (Centro Histórico); no município de Imperatriz, a programação oficial ocorrerá na Beira-Rio. Além dos circuitos oficiais, o Governo do Maranhão está apoiando as organizações nos bairros.

A cidade está sendo enfeitada com as tradicionais bandeirinhas; pontos como Espigão, Lagoa da Jansen e Litorânea estão prontos para receber turistas; em São Luís e São José de Ribamar foram colocados letreiros alusivos à data; além de obras de revitalização que foram concluídas e são importantes atrativos turísticos para o período, como o Largo de Santo Antônio, no Centro Histórico, e a entrega da primeira etapa de reformas da igreja de Santo Antônio. 

Nova forma de pagamento dos grupos

A alteração na forma de pagamento das brincadeiras é outra novidade anunciada pelo secretário durante a entrevista. Antes, os grupos recebiam das entidades às quais eram conveniados, agora, são pagos diretamente do Tesouro do Estado em conta bancária indicada no credenciamento. “Inovamos com o edital de cadastro, que é uma forma legal, mais transparente, segura e respaldo dos grupos de que receberão seus cachês”, afirmou Diego Galdino. 

O secretário informou que até esta sexta-feira (15) será feito o pagamento de metade dos cachês aos grupos de bumba meu boi, para logística de transporte, instrumentos, indumentárias e alimentação. “Foi uma determinação do governador Flávio Dino para ajudar os grupos”, explicou o secretário.

Ao fim da entrevista, Diego Galdino pontuou a segurança como uma importante marca da gestão estadual para o festejo do São João de Todos, assim como o apoio aos arraiais de bairro e a transparência com os grupos da cultura local. “Fizemos o possível, dentro do limite financeiro e garantimos a maior festa da cultura popular do Maranhão”, declarou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário