quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

Em reunião com Fetaema, Flávio Dino reafirma compromisso com agricultura familiar


Em reunião para avaliar as ações dos últimos anos e traçar mais metas para 2018, o governador Flávio Dino recebeu lideranças da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores Familiares (Fetaema) nesta quinta-feira (1º), no Palácio dos Leões.

“Uma das principais conquistas do nosso governo foi a criação, implantação e consolidação do Sistema de Apoio à Agricultura Familiar com a criação da Secretaria de Agricultura Familiar (SAF), fortalecimento dos órgãos de apoio a quem quer produzir”, destacou Flávio Dino.

Durante o encontro, foram abordadas a realização das Feiras de Agricultura Familiar e Tecnologia (Agritecs), titularidade de terra, Programa de Aquisição de Alimentos Maranhão (PAA) e o prosseguimento da política de diálogo com os movimentos sociais.

Ainda durante a reunião, a comitiva da Fetaema ouviu as novas metas para este ano de 2018. “Nós temos a compreensão de que para esses projetos alcançarem resultados é fundamental a parceria com a sociedade, com os produtores, com trabalhadores, com os agricultores”, afirmou o governador do Maranhão.

“A Fetaema, por ser a entidade que congrega todos os sindicatos de trabalhadores e trabalhadoras Rurais do Maranhão, é nossa parceira fundamental nisso. E vamos manter as políticas de desenvolvimento para aumentar ainda mais a capacidade produtiva e a produção de alimentos no Maranhão”, completou Flávio. 

O secretário de Estado de Agriculta Familiar, Adelmo Soares, participou da reunião que, para ele, foi fundamental para afinar ainda mais metas e planos para o setor. “São 214 sindicatos em todo o estado do Maranhão, representados nesta reunião pela direção da Fetaema, então é um momento de valorizar essa parceria entre os movimentos sociais e o Governo do estado, desenvolvendo e construindo o Maranhão de todos nós”, afirma Adelmo Soares.

Principais Programas

O Governo do Estado realizou, nos últimos três anos, 14 Feiras de Agricultura Familiar e Tecnologia (Agritec), que ajudaram na capacitação de mais de 25 mil agricultores familiares de várias regiões do estado. Além disso, cerca de R$ 1,5 milhão foi movimentado em comercialização de produtos durante as edições.

Pare este ano, a 15ª edição da Agritec já tem data marcada. Será nos dias 24, 25 e 26 de abril, no município de São Raimundo das Mangabeiras.

O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) ajuda agricultores familiares a produzirem alimentos com compra garantida pela gestão estadual, que faz a doação do produto comprado para entidades que precisam de alimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário