sexta-feira, 5 de janeiro de 2018

São Benedito do Rio Preto, uma cidade que se reconstrói

Por Jonatan Porto.

SÃO BENEDITO DO RIO PRETO, UMA CIDADE QUE SE RECONSTRÓI

São Benedito do Rio Preto vista de cima, após investimentos
na infraestrutura das ruas e avenidas.
Dos anos de 2004 a 2012 São Benedito do Rio Preto viveu um marco em sua história. O prenúncio de uma tragédia anunciada começou no governo do então Prefeito Raimundo Erre Rodrigues Filho no ano 2004. Por dissidência entre o referido Prefeito e o recém-criado Sindicado dos Funcionários e Servidores Públicos, o município viveu a pior greve de toda sua história. Em retaliação ao movimento grevista o Prefeito deixou os servidores 10 meses sem receberem salários. A comoção foi geral, o caos se instalou na cidade e a situação do pequeno município chamou a atenção da Imprensa Estadual. Era ano eleitoral. O Ex-Prefeito José Creomar de Mesquita Costa viu na caótica situação do município a oportunidade de voltar ao poder. E voltou. A esperança do povo se renovou e os planos do novo Prefeito também. Nos anos seguintes foi arquitetado, montado e executado o maior e mais poderoso esquema de corrupção do qual a população sequer imaginara um dia. O esquema se estruturou, se aperfeiçoou e se agravou nos anos finais do segundo mandato consecutivo de José Creomar, o Créo como ficou conhecido.

O esquema criminoso conseguiu desviar milhões de reais em reformas de escolas, pavimentação de ruas, construção de estradas e perfuração de poços artesianos com implantação de sistema de abastecimento de água nas residências que nunca aconteceram. O lixo se acumulou em terrenos baldios, praças e avenidas. Ruas escuras, esburacadas e intrafegáveis. Bairro Miguel Fernandes quase no isolamento em período de chuvas, Humaitá mergulhado na lama, etc.

Apesar de toda a estrutura, em 2012 Créo não consegue eleger seu sucessor é MAURÍCIO FERNANDES, um jovem médico sem experiência política que lidera a oposição e ganha a eleição com superioridade esmagadora. Era o fim da era maldita e o começo de um novo ciclo. Cinco anos depois a cidade surge como uma planta abandonada que passou a ser regada, adubada e tratada, onde moradores e visitantes se encantam com as flores que a embelezam. As luzes ofuscaram a escuridão que antes predominava, seja no centro da cidade ou no mais afastado bairro Miguel Fernandes; Seja a iluminação diferenciada nas principais e mais movimentadas avenidas do centro, seja a iluminação tradicional nas pacatas rua do bairro Canaã. Apesar de ainda existirem ruas carentes ou mesmo faltando iluminação já pode ser tratado como casos pontuais.

SÃO BENEDITO DO RIO PRETO uma cidade pra ser vista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário