quarta-feira, 10 de janeiro de 2018

Nina Rodrigues: Balanço do primeiro ano da Gestão Rodrigues da Iara

Rodrigues da Iara e seu trabalho de reconstrução de Nina Rodrigues.
Em que pese as enormes dificuldades administrativas e financeiras enfrentadas pelo Prefeito Rodrigues da Iara e sua equipe durante o ano de 2017, o primeiro de sua gestão em Nina Rodrigues, o balanço pode ser considerado muito positivo.

2017 foi um ano de reconstrução da infraestrutura da cidade, dos veículos e dos equipamentos públicos, além dos prédios, que se encontravam em situação de abandono e de destruição. Foi um processo demasiadamente oneroso para o nosso pobre município, cuja receita principal - o FPM - diminuiu em relação a 2016, em face da insuperável crise econômica, financeira e política nacional.  

Parceria com o Governador Flávio Dino.
Apesar disso, logo no início do ano, com recursos próprios, a gestão municipal iniciou serviços de limpeza, drenagem e recuperação de ruas esburacadas e quase intrafegáveis; praças e avenidas foram revitalizadas, tornando a cidade mais habitável. Imediatamente a cidade ganhou um aspecto novo, uma nova cara. A Praia dos Amores, principal ponto turístico da cidade, também foi completamente revitalizada e sinalizada, passando a oferecer mais comodidade e segurança aos turistas. Foram recuperados cerca de 150 km de estradas vicinais e 15 pontes. O povoado São José dos Pretos, um dos territórios quilombolas mais antigos de Nina Rodrigues, foi beneficiado com luz elétrica. Em parceria com o Governo do Estado, foram implantados cerca de 4 km de recuperação asfáltica por meio do programa Mais Asfalto.

Investimentos pesados também foram feitos na recuperação dos veículos e das máquinas, que se encontravam sem condições operacionalização por falta de manutenção: ônibus escolares, tratores, caminhões, máquinas e equipamentos do PAC sem pneus e outras peças básicas. Tudo foi recuperado e a prefeitura ainda adquiriu novos veículos e máquina: uma ambulância, uma viatura policial e uma Motoniveladora (patrol) junto ao governo estadual; uma caminhonete para Secretaria Municipal de Saúde através de emenda do Deputado Hildo Rocha.

Prefeito acompanhando as obras de recuperação das estradas
vicinais ao lado dos vereadores.
Em relação aos prédios públicos, foi feito grandes investimentos para reformá-los, dotando-os de condições mínimas de funcionamento. Assim é que foi reformado com recursos próprios, o Ginásio Poliesportivo, o prédio da Prefeitura Municipal, o Centro Administrativo, que passou a abrigar a Secretaria de Educação, e várias escolas, além da reforma e ampliação da Creche Professora Assunção Sena Braga, cuja conclusão está muito próxima.

Os convênios inacabados foram reiniciados. A escola do Buriti, cujo convênio foi encerrado em outubro de 2016, com mais de 300 mil reais em conta, por falta de solicitação de prorrogação de prazo, está praticamente concluído com recurso próprio; a Creche do FNDE, o Estádio Municipal, as quadras do São Domingos e do Conjunto Isabela foram reiniciadas e as obras estão evoluindo a todo o vapor.

Parceria com o Deputado Hildo Rocha.
Os programas da área da saúde, da assistência social, da educação e da agricultura familiar que estavam pendentes foram regularizados e colocados em pleno funcionamento. Foram realizadas quatro feiras da agricultura familiar e o PNAE passou a ser adquirido dos agricultores familiares locais.

A participação popular foi assegurada e reuniu centenas de pessoas da sociedade civil organizada por meio das conferências municipais, audiências e reuniões públicas de agricultura, assistência social, saúde, educação, esporte, cultura, saneamento básico, direito da criança e do adolescente, direito da mulher e elaboração do Plano Plurianual 2018-2021.

Deputado Fábio Braga sempre presente e ajudando o município.
O calendário de pagamento foi mantido sempre sem atraso ou foi antecipado. Os professores contratados passaram a receber o piso nacional do magistério da educação básica. O carnaval se estendeu até o sábado seguinte à quarta-feira de cinzas. O São João ficou marcado pela enorme diversidade de apresentações, que reuniu um público numeroso. Tanto o carnaval, como o São João, tiveram o apoio decisivo do Deputado Fábio Braga e do Governo do Estado. Juntos, a Praia dos Amores, o Carnaval, o São João e o resgate da História da Balaiada foram os maiores responsáveis pelo impulso do turismo local verificado em 2017. 

Com tantos investimentos, a gestão do prefeito Rodrigues da Iara proporcionou a circulação de dinheiro na cidade e no comércio local, particularmente, o que amenizou um pouco os efeitos da crise econômica e financeira sobre a vida do povo de Nina Rodrigues.

Corte do bolo durante aniversário da cidade.
Enfim, num ano marcado pela superação, o aniversário da cidade só poderia ser o que foi: uma histórica, grandiosa e belíssima festa de confraternização animada ao som da consagrada banda Forró Sacode. Um verdadeiro show pra ninguém botar defeito.

Eis a avaliação bem resumida do primeiro ano da gestão do prefeito Rodrigues da Iara. Teve muito mais, é claro. Também existem ainda muitos problemas a serem enfrentados e superados.

Por Zacarias Neto.
Bacharel em Administração Pública pela UEMA.
Exerce o cargo de Secretário de Administração e Planejamento de Nina Rodrigues.

Nenhum comentário:

Postar um comentário