quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

Codevasf inicia projeto de navegabilidade do Rio Parnaíba

Expedição da Codevasf.
Durante esta semana, a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba está realizando uma expedição técnica pelo Rio Parnaíba. O objetivo da viagem é empreender informações para retomada de um estudo da região com vistas à realização de futuros projetos voltados à promoção da navegabilidade do rio com o intuito de facilitar o escoamento da produção na região.

O primeiro dia de expedição, que aconteceu na segunda-feira (11), contou com a participação do presidente da Codevasf, Avelino Neiva; do superintendente regional da Companhia no Maranhão, Jones Braga; dos representantes do Corpo de Engenheiros do Exército dos Estados Unidos (Usace), Calvin Creech e Adriel McConnell; e de técnicos e de assessores da Codevasf.

A agenda também contou com a participação dos prefeitos de Alto Parnaíba (MA), Rubens Ogasawara; de Santa Filomena (PI), Carlos Augusto Braga; de Uruçuí (PI), Francisco Vagner; de Tasso Fragoso (MA), Roberth Cleydson Coelho; de Balsas (MA), Erik Augusto Silva; e de Nova Iorque (MA), Mayra Guimarães.

Os estudos contemplam dados da região da hidrovia, que tem extensão total de 1.401 km, e inclui levantamentos sobre elementos como portos, cargas e estruturas físicas existentes. O documento foi elaborado com o objetivo de nortear ações de dragagem, derrocamento, sinalização e balizamento para implantação da hidrovia do Parnaíba, para transporte de cargas e passageiros.

Jones Braga.
O presidente da Codevasf frisou na ocasião a importância de ações de revitalização para o projeto de retomada da navegação do rio. "O estudo de viabilidade técnica, econômica e ambiental está aqui pronto, feito, iniciado em 2012 e concluído em 2014. Resta a nós, lutarmos para que isso se torne uma realidade", disse Avelino Neiva.

"Essa expedição é o ponto inicial para outros projetos, outras ações da Codevasf, que é uma empresa pública federal que já possui ações aqui nessa cidade – sistema de esgotamento sanitário –, e que vai ter outras ações", afirmou o superintendente Jones Braga durante o encontro em Alto Parnaíba.

Ao longo do percurso, a comitiva se reunirá com prefeitos e autoridades locais, e técnicos realizarão medições e registro de imagens. Nesta sexta-feira (15), será o encerramento da expedição em Teresina, capital do Piauí. A solenidade ocorrerá na sede da 7ª superintendência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário