sábado, 14 de outubro de 2017

Feirinha da Ponte é aprovada pela comunidade e prestigiada por municípios maranhenses

“Fomos esquecidos há décadas. Essa iniciativa do Governo do Estado é muito importante e excelente para a comunidade porque trouxe qualidade de vida. Ação aprovada! ”, declarou com muita animação dona Alice Castro, presidente da associação de moradores da Vila Gorete e Veleiro.

Não foram só os moradores do entorno da Ponte Bandeira Tribuzzi que aprovaram a ação do Governo do Estado com a realização da Feirinha da Ponte, neste sábado, 14. Os municípios de Presidente Juscelino, Rosário e Itapecuru-Mirim também tiveram a oportunidade de comercializar a beleza do artesanato extraído do babaçu, de sombrinhas recicladas e artesanato de cerâmica.

“Estamos muito animados em poder mostrar as potencialidades do babaçu e como é possível ter renda e qualidade de vida com o extrativismo do babaçu. Hoje trouxemos biscoitos, sorvete e artesanato. Nós só temos a agradecer a oportunidade de mostrar e comercializar nossos produtos”, contou Josélia de Jesus, do Clube de Mães Quilombolas Lar de Maria do município de Itapecuru Mirim.

Além de Itapecuru Mirim, o município de Rosário foi bem representado com a beleza do artesanato de cerâmica de seu Antônio José e o município de Presidente Juscelino, que comercializou almofadas, porta fósforo, aventais, bolsas, sacolas de feira e outras peças feitas de sobrinhas recicladas. Além de cuidar do meio ambiente, as 10 mulheres que vivem do artesanato com matéria prima reciclada, conseguem ter renda e qualidade de vida com a comercialização das peças.

“Nesta edição participaram as Regionais da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (AGERP) de Itapecuru Mirim e de Rosário. O objetivo é envolver os agricultores das 19 Regionais da Agência nas próximas edições”, pontuou o presidente da Agerp, Júlio César Mendonça.

"Dar oportunidades para quem precisa comercializar sua produção, cuidar das infraestruturas das comunidades oferecendo lazer e qualidade de vida. Isso é cuidar das pessoas", concluiu Adelmo Soares, secretário da SAF.

Feirinha da Ponte

É uma ação do governo do estado, executado pelo Sistema de Agricultura Familiar composto pela secretaria de Estado da Agricultura Familiar- SAF, Agência Estadual de Pesquisa Agrpecuária e Extensão Rural - Agerp e Instituto de Colonização e Terras do Maranhão - Iterma, Secretaria Agricultura, Pecuária e Pesca- SAGRIMA e secretaria de Cultura e Turismo. A ação visa a ocupação sustentável de espaços públicos, reunindo comercialização de produtos fresquinhos da agricultura familiar, artesanato, culinária e atrações culturais e ocupação sustentável do espaço.

A Vila Gorete, um dos bairros mais antigos de São Luís, foi toda revitalizada por meio de ações do Governo do Maranhão. A partir de recursos do PAC Rio Anil, a área ganhou infraestrutura, um conjunto de equipamentos sociais, além de itens de lazer e segurança. O novo espaço foi entregue à comunidade pelo governador Flávio Dino, no início de setembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário