sexta-feira, 4 de agosto de 2017

Sistema SAF contempla "Mulheres do Babaçu" de Itapecuru-Mirim com agroindústria

Com investimentos de aproximadamente R$ 125 mil, o Governo do Estado, por meio do Sistema de Agricultura Familiar, está beneficiando 32 mulheres, do Clube de Mães, localizado no povoado Olho D’Água dos Guaribas, no município de Itapecuru Mirim, com a ampliação de unidade de beneficiamento e qualificação dos produtos do babaçu, para melhoria de renda das mulheres.

Na manhã desta quarta-feira, 03, o secretário de Estado da Agricultura Familiar (SAF), Adelmo Soares inaugurou a Agroindústria de beneficiamento do babaçu. A felicidade era visível e o orgulho de ter um local novinho, equipado e estruturado para a produção de biscoitos de mesocarpo, farinha, farelo e azeite, tudo extraído do babaçu, foi motivo de festa na comunidade. O projeto é denominado “MULHERES DO BABAÇU” e foi contemplado com a chamada pública nº 12/2016.

“Eu paro e olho essa agroindústria e é impossível não chorar.  Aqui não é fácil, a gente luta muito pra ter as coisas. Cada oportunidade que surge nós vamos atrás, por exemplo, a chamada pública da SAF, nós pedimos ajuda, arrumamos os documentos e hoje estamos realizando um sonho: uma estrutura adequada para produzir nossos alimentos e voltar a vender nos programas institucionais. Nossa luta é pra colocar essas mulheres pra levar dinheiro pra casa e ser exemplos para seus filhos que as oportunidades existem, só temos que lutar”, explicou dona Maria da Paz, presidente do Clube de Mães.

Com o recurso foi comprado forno industrial, misturador, laminadora, liquidificador industrial, etiqueta seladora, kit de higiene para cozinha e modernização e reforma da unidade de beneficiamento.

Para o secretário de Estado da Agricultura Familiar, Adelmo Soares, o governador Flávio Dino governa para todos, principalmente para quem mais precisa. “É essa a mudança realizada pelo governo do Estado, cuidar das pessoas. A minha maior felicidade é saber que agora as mulheres do Clube de Mães vão poder produzir mais, melhor e com estrutura adequada e merecida e ainda que vão voltar a comercializar, isso mostra que estamos no caminho certo”, enfatizou.

Para o secretário de Agricultura de Itapecuru, Mubaraki Trabulsi, que na oportunidade estava representando o prefeito Dr. Miguel Lauand, disse que a parceria com o governo do Estado é importante porque está levando dignidade e melhores condições de vida para quem vive no campo.

Estavam presente a secretária adjunta de Extrativismo, Povos e Comunidades Tradicionais da SAF, Luciene Dias Figueiredo; presidente da Agerp, Júlio César Mendonça; gestor Regional da Agerp de Itapecuru, Domingos Pascoal; diretor de assentamento do ITERMA, Pedro Pascoal; secretário de Agricultura de Itapecuru, Mubaraki Trabulsi; da direção nacional do MST, Alzerina Carneiro; vereadores e lideranças políticas da região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário