sexta-feira, 11 de agosto de 2017

Secretária Sâmara Corrêa participa do 16º Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação no Ceará

Secretária Municipal de Educação de Nina Rodrigues
Sâmara Corrêa Sá.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

Para discutir com dirigentes e equipes técnicas de secretarias municipais de educação de todo o país o tema: "Os desafios para o cumprimento do Plano Nacional de Educação (PNE) na garantia do direito à educação de todos e de cada um", a Undime realizou, de 8 a 11 de agosto de 2017, seu 16º Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, em Fortaleza, no Ceará.

O Fórum pautou os três anos do Plano Nacional de Educação e os principais desafios para a implementação e para o cumprimento de suas metas e estratégias; as políticas e os programas do governo federal; a importância das ações intersetoriais para a promoção do direito de aprender; os desafios relacionados à oferta da educação como direito; o pacto federativo e os entraves legais que os municípios enfrentam ao longo das gestões. Considerando os prazos previstos pela Lei 13.005/ 2014, que institui o PNE, a discussão ampla sobre todos esses assuntos torna-se essencial para a educação pública municipal.

As atividades foram divididas entre conferências, palestras, mesas-redondas, salas temáticas e visitas às salas de atendimento governamental. Nas salas temáticas, foram debatidos seis temas: implementação, monitoramento, avaliação dos Planos Municipais de Educação (PME) e gestão democrática; gestão pedagógica; gestão de pessoas; gestão administrativa e gestão estrutura e documentação; gestão do transporte escolar e gestão da alimentação escolar; e gestão orçamentária e financeira.

Secretária Sâmara Corrêa e a ex-prefeita Iara Quaresma.
A secretária de Educação de Nina Rodrigues Sâmara Corrêa e a ex-prefeita Iara Quaresma estiveram presentes ao evento e trarão importantes experiências adquiridas na capital do Ceará. "Adquirimos uma bagagem enorme de novos conhecimentos com um olhar diferenciado para a Educação, dentre as palestras, destaco: oficina de prestação de contas; oficinas sobre o cumprimento das metas do PME que foi dada pelo TCU, CGU e FNDE; oficinas do PAR (Plano de Ações Articulados); implantação da BNCC (Base Nacional Curricular Comum), implantação e adesão do Projeto da Unicef Fora da Escola não Pode-Busca Ativa Escolar, etc", disse a secretária.

Sâmara também falou do seu compromisso a frente da Secretaria Municipal de Educação: "Minha família cresceu, agora são 356 professores e 3.800 alunos, ao qual tenho com eles o mesmo compromisso que tenho com os meus filhos. Tenho a obrigação de buscar melhorias para a educação de Nina Rodrigues". E finalizou: "Irei prestar contas sobre as experiências adquiridas nestes quatro dias de Fórum com os gestores e os coordenadores de Nina Rodrigues, bem como o material recebido".

Nenhum comentário:

Postar um comentário