sexta-feira, 18 de agosto de 2017

Prefeito Rodrigues da Iara cumpre compromisso com agricultores familiares

Secretário Municipal de Agricultura Familiar Alberto Araújo.
A agricultura familiar de Nina Rodrigues acaba de ser contemplada com um grande incentivo. Trata-se da implementação dos 30% do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) destinados exclusivamente à agricultura familiar. Em 2009, ainda no governo do presidente Lula, foi aprovada uma lei que obriga os municípios a comprar da agricultura familiar, no mínimo, 30% do total de recursos destinados à merenda escolar anualmente. A intenção foi exatamente fortalecer a agricultura familiar garantindo mercado aos seus produtos.

Entretanto, este ano, pela primeira vez, os 30% do PNAE estão sendo fornecidos pelos agricultores familiares de Nina Rodrigues. Na gestão anterior os 30% do PNAE eram importados de Santana do Maranhão em detrimento dos agricultores locais. Indignados com isso, um grupo de agricultores, liderados pelo MST, STTR e SINTRAF se reuniram durante a campanha eleitoral do ano passado com o então candidato a prefeito Rodrigues da Iara, que assumiu o compromisso de comprar o percentual do PNAE diretamente dos agricultores de Nina Rodrigues.

Esse compromisso começou a se concretizar através de uma chamada pública que selecionou 24 agricultores familiares de 6 comunidades diferentes. O valor de cada contrato é de R$ 4.500,00 anuais e os produtos foram previamente selecionados pela Secretaria Municipal  de Agricultura Familiar sob orientação da nutricionista da Prefeitura, responsável pela elaboração do cardápio da merenda escolar. Esses recursos vão incrementar a economia local, e os produtores se sentirão motivados a produzir mais.

O Secretário Municipal de Agricultura Familiar, Alberto Araújo, celebrou o feito como uma conquista histórica para os agricultores de Nina Rodrigues. Coube a ele e toda a sua equipe, concretizar esse compromisso do prefeito Rodrigues da Iara. 

Opositores do atual governo, ao tomarem conhecimento da medida por meio das redes sociais, esbravejaram, resmungam e tentaram confundir a opinião pública e desmerecer essa conquista histórica dos agricultores familiares e do atual governo, tratando do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) como se fosse os 30% do PNAE, mas não conseguiram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário