domingo, 20 de agosto de 2017

Planejamento e ações integradas diminuem criminalidade em pontos turísticos de São Luís e Barreirinhas


A Companhia de Policiamento de Turismo Independente (CPTur) vem inovado em suas táticas nos principais pontos turísticos de São Luís e de Barreirinhas, atendendo aos padrões estabelecidos pela Secretaria de Segurança Pública do Maranhão (SSP/MA).

As ações da Companhia preveem a intensificação do policiamento não apenas nas praias e pontos de maior concentração de turistas, mas também nos bairros e avenidas que estão no entorno dessas localizações. Locais como o Centro Histórico, Lagoa da Jansen, Avenida Litorânea, Península e praia da Ponta d’Areia, além do município de Barreirinhas, considerado o portão de entrada para o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, já estão em um clima pacificador.

Entre os planos estratégicos da CPTur, está a execução das operações Malha Metropolitana. Em pontos específicos da grande São Luís, policiais fazem abordagens em ônibus, interceptação de veículos suspeitos e de pedestres, totalizando 3.321 pessoas alcançadas pela ação no período entre janeiro até a primeira quinzena de agosto deste ano.

Já a operação Busca Implacável, trabalho voltado para a abordagem direta de coletivos em pontos de maior vulnerabilidade ao crime, atua nas principais avenidas que dão acesso aos pontos turísticos da capital. Com ela, mais de 4.225 abordagens já foram executadas, além de apenas 3 casos de roubo a transporte público registrados na região de responsabilidade da CPTur em 2017.

“O objetivo de ambas as operações é o combate direto à criminalidade, às ações delituosas e sobretudo os assaltos a coletivos em nossa região de responsabilidade. A Secretaria de Segurança Pública e o Comando-Geral da Polícia Militar do Maranhão, por meio da CPTur tem plantando boas sementes e colhido excelentes frutos que atendem aos anseios da sociedade maranhense e aos que visitam nosso estado” disse o Comandante da CPTur, tenente-coronel Roberto Filho.

A CPTur inova com seus 199 homens, que desenvolvem seus trabalhos por meio de viaturas, motocicletas e com equipes de apoio do Grupo Tático Móvel (GTM). Além disso, a Companhia possui bases fixas nos 5 pontos turísticos de capital e na cidade de Barreirinhas, que disponibiliza em cerca de 20 Policiais Militares bilíngues que auxiliam no atendimento aos visitantes de outros países.

Como resultado da produção, a Companhia já executou de janeiro até agosto, 58 flagrantes, 283 conduções, além de apreender 388 armas brancas, 13 armas de fogo e cerca de 844 unidades de entorpecentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário