sexta-feira, 18 de agosto de 2017

Assembleia Legislativa do Maranhão homenageia a UEMA pelos 35 anos de história


Este ano está sendo um marco para a Universidade Estadual do Maranhão (Uema) que está completando 35 anos de história. Na quinta-feira (17), a Assembleia Legislativa homenageou a Uema em sessão solene, realizada em São Luís, pelos trabalhos realizados por essa instituição de ensino superior em todas as regiões do Maranhão, por meio de multicampi, polos de educação a distância e do Programa Ensinar. 

A homenagem é resultado de um proposta do deputado César Pires, professor e ex-reitor da Uema. Entre os presentes na sessão, o secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Davi Teles, representando o Governador Flávio Dino, deputados, docentes, diretores de centro, de curso, servidores e assessores especiais.

O reitor da Uema, Gustavo Pereira da Costa, agradeceu, em nome da comunidade acadêmica, o que chamou de “gesto honroso da Assembleia em homenagear a Universidade”. Ele destacou as conquistas acadêmicas e o orgulho que a Uema desperta entre os maranhenses. “A Uema nunca temeu caminhar em direção ao novo. Muitas foram as lutas travadas nessa caminhada, vários foram os momentos de dificuldade, mas a Uema avançou, progrediu sem hesitação, pela vontade e pela coragem de mulheres e homens que se uniram para defender a causa da educação superior”, frisou o reitor.

Gustavo Costa defendeu a luta em defesa do financiamento público às as universidades brasileiras, conforme prevê o art. 220 da Constituição Estadual de 1989.  Segundo ele, a UEMA reconhece e reivindica seu papel determinante no arranque para o desenvolvimento do Maranhão. “Sabemos o quanto somos imprescindíveis para a afirmação da cidadania, para o combate às desigualdades e para a construção de uma sociedade mais justa”, destacou.

César Pires afirmou que a Uema é um orgulho para todos os maranhenses pela sua história de luta para chegar à posição na qual se encontra. “Hoje, a Uema possui grandes produções científicas, de relevância para toda a sociedade, tem mentes brilhantes; é, realmente, uma Instituição de grande importância para todo o Maranhão”. 

Homenagem a Humberto Coutinho

Na sessão solene, o reitor Gustavo Costa entregou a medalha Gomes de Sousa, maior honraria da Uema, ao presidente da Assembleia Legislativa, deputado Humberto Coutinho, que destacou o papel preponderante a instituição no Maranhão “Desde o seu berço, a Uema vem transformando história, especialmente de pessoas simples, em todo o estado, e consequentemente, elevando o nível intelectual do Maranhão. Receber essa medalha é sinônimo de satisfação e alegria, pois quem faz educação nesse país pode ser considerado um herói”.

Presentes, também, na sessão, o secretário do Tribunal de Contas, Bernardo Leal, que representou o presidente desse tribunal, José Caldas; presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e Desenvolvimento Científico do Maranhão (Fapema), Alex Oliveira; do vice-reitor da Uema, Walter Canales Sant´Ana e o ex-reitor da Uema, José Augusto Silva Oliveira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário