segunda-feira, 10 de julho de 2017

Governo beneficia famílias com entrega de Kits de Pesca em Turilândia

"Depois de 17 anos de luta, somos agraciados com essa vitória: o secretário Adelmo Soares veio entregar 20 canoas com motor para os pescadores de Turilândia." declarou emocionado, o presidente da colônia de Pescadores Z-83 do município de Turilândia, Pirilo Penha.

Na manhã deste sábado, 08, centenas de Pescadores lotaram o auditório da Colônia de Pescadores Z-83 no município de Turilândia para receber essa conquista de anos de luta. A gratidão era visível no olhar de cada beneficiário.

O secretário de Estado da Agricultura Familiar (SAF), Adelmo Soares entregou 20 lanchas com motor rabeta e apetrechos de pesca (corda traçada, boia, caixa de isolar, colete salva vidas, garrafa térmica) para auxiliar nas atividades de pesca em Turilândia. A ação faz parte do projeto de incentivo à pesca artesanal no município. O investimento foi de aproximadamente R$ 150 mil reais.


“O Maranhão tem o segundo maior litoral da federação e a atividade pesqueira, principalmente, a pesca artesanal, é muito praticada no Estado. O governo Flávio Dino trabalha para todos os maranhenses e esses pescadores, que vem lutando há 17 anos, não poderiam ficar de foram, agora eles terão condições dignas de trabalho, além de desenvolver a economia local”, enfatizou o secretário da SAF, Adelmo Soares.

Estavam presentes no evento o vice prefeito de Santa Helena, Pajoca, a Superintendente de crédito da SAF, Railda Pascoal, representante da Federação das Colônias de Pescadores do Estado do Maranhão (FECOPEMA), Dr. Wolmer, vereadores, lideranças comunitárias, de associações e cooperativas.

Além da entrega no município de Turilândia, o secretário Adelmo Soares reuniu no Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Santa Helena para dialogar com representantes quilombolas, de cooperativas e associações para articular o desenvolvimento da produção da agricultura familiar no município. Além da reunião o secretário visitou a feira onde percebeu a necessidade de estrutura para comercialização.


Na oportunidade o secretário garantiu kit feira, assinou cessão de uso de um veículo para viabilizar a assistência técnica no município e assinou com o prefeito de Santa Helena, Zezildo Almeida, o Acordo de Cooperação Técnica para fortalecer a assistência técnica e extensão rural dos agricultores familiares do município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário