terça-feira, 4 de julho de 2017

"Casa de Apoio Ninar nasceu do amor e das lágrimas de pais e mães", diz Flávio Dino durante inauguração

O governador Flávio Dino entregou nesta terça-feira (4) a Casa de Apoio Ninar, um espaço voltado para crianças com problemas de neurodesenvolvimento e suas famílias. A antiga Casa de Veraneio passou por uma reforma completa para que pudesse ser entregue à população.

Governador entrega a Casa de Apoio Ninar.
A casa sempre pertenceu ao povo maranhense, mas não era usada para esse fim. Ela era conhecida pelas festas dadas antes de 2015. O espaço agora amplia o atendimento realizado no Centro de Referência em Neurodesenvolvimento, Assistência e Reabilitação de Crianças (Ninar), em São Luís. A inauguração foi marcada pela forte emoção dos pais, mães, profissionais e integrantes do Governo.

“Essa casa tem múltiplos significado. As lágrimas quando caem dos olhos de um pai e de uma mãe têm um peso diferente, tem um sentido diferente. E por isso mesmo têm um poder diferente. Essa casa nasceu por conta das lágrimas de vocês”, afirmou o governador.

“Cada tinta que pintou essa casa tem a lágrima de vocês, tem o sentimento de vocês, tem o amor de vocês”, acrescentou Flávio.

Privilégios x direitos

O governador ainda disse que o fato de a Casa de Apoio Ninar ocupar um dos metros quadrados mais caros de São Luís tem um significado relevante. “Se o metro quadrado mais caro de São Luís não servir para as nossas crianças, a quem servirá?”, perguntou.

“Fico feliz por fazer contrastes entre privilégios e direitos. Privilégios ontem, direitos hoje”, acrescentou.

Governador entrega a Casa de Apoio Ninar.
O secretário de Saúde, Carlos Lula, também destacou o forte simbolismo da Casa de Apoio Ninar: “Diz mais do futuro que do passado. Diz mais do que vai ser do que já foi. Estamos devolvendo esse espaço para quem é o dono legítimo, que é o povo do Maranhão”

Múltiplas funções

O governador explicou que a Casa de Apoio Ninar tem múltiplas funções, já que vai servir também para treinar e capacitar equipes de saúde dos municípios.

“Temos cerca de 180 crianças que inicialmente serão atendidas aqui, e cerca de metade é do interior”, disse Flávio. Ele explicou que, além dos pais, as crianças também serão acompanhadas por profissionais de saúde dos municípios para que o espaço possa ser usado “como um vértice de uma rede de cuidados que se espalha pelas cidades do Maranhão”.

2 comentários:

  1. Excelente ação de respeito e humanismo. Parabéns senhor Flávio Dino, Governador do Estado do Maranhão.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns governador pela entrega a população maranhense de uma casa de acolhimento de crianças portadoras de necessidades especiais, isso prova a opção do governo comunista em atender as demandas das camadas mais necessitas. Antes uma casa de bacanais e orgias pagos com imposto do trabalho produzido pelo maranhense, hoje um equipamento em benefício da maioria do povo. Rio

    ResponderExcluir