quinta-feira, 13 de julho de 2017

Agricultoras familiares se destacam em vendas pelo PAA em Junco do Maranhão

Agricultores familiares beneficiados.
Em apenas uma semana doze agricultores familiares do município de Junco do Maranhão, distante de São Luís cerca de 485 km, comemoram a venda de cerca de R$ 10 mil reais de produtos da agricultura familiar. A venda foi feita na última semana de junho e nesta quinta-feira (13), em solenidade no Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Junco, o secretário de Estado da Agricultura Familiar (SAF), Adelmo Soares, assinou a liberação do Pagamento. 

A agricultora familiar, Benedita Corrêa, de 36 anos anos, leva uma vida modesta em sua terra, no município de Junco do Maranhão. Mas a situação dela nunca foi tão boa porque tinha dificuldades de vender sua produção de abóbora e de farinha. Ela precisava se deslocar até os municípios de Maracaçumé e Carutapera para vender sua produção. 

“Antes, eu não tinha para quem vender, perdia muitos produtos. Agora, tenho comprador certo. Isso me ajudou demais. Esse projeto trouxe o reconhecimento do que é a agricultura familiar. Hoje temos mercado e isso estimulou a gente a produzir mais”, comemora.

O comprador certo de dona Benedita Corrêa é o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), ação executada direto com o Estado por meio da secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF). O PAA propicia a aquisição de alimentos de agricultores familiares a preços compatíveis aos praticados nos mercados regionais e a doação desses alimentos para entidades socioassistenciais. Para o município de Junco do Maranhão, são 17 agricultores beneficiados com recurso de R$ 100 mil reais garantidos para comercialização.

Secretário Adelmo Soares.
“A aquisição desses produtos beneficia os produtores e as regiões em que vivem. Além disso, o PAA também garante uma alimentação saudável para os usuários dos serviços que recebem a doação dos alimentos adquiridos pelo programa. Se depender do governo do Estado, mais agricultores serão beneficiados porque nós temos um governador sensível e que governa para todos", concluiu o secretário da SAF, Adelmo Soares.

Para o prefeito de Junco do Maranhão Antônio Filho esse projeto além de fortalecer a agricultura familiar no município, que é muito forte, também garante renda para essas famílias.

Estavam presentes na solenidade a vice prefeita Fernanda, o secretário de agricultura de Junco Elias Martins, o técnico do Mais IDH Romerito, a secretária de assistência social de Amapá do Maranhão Neth Reis, representando a superintendente de articulação política Celijane Bizarrias, a presidente do STTR Edilene Costa e o presidente da Câmara Nailton Abas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário