quinta-feira, 1 de junho de 2017

Campanha de vacinação contra a Febre Aftosa é prorrogada no Maranhão


O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) aprovou a prorrogação da data final da I Etapa de Vacinação contra a Febre Aftosa no Maranhão solicitada pela AGED. De acordo Portaria Nº 268, de 31 de maio de 2017, da Agência Estadual de Defesa Agropecuária (Aged), órgão vinculado à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima), a vacinação de bovinos e bubalinos, que deveria ser realizada até 31 de maio, também poderá ser executada sem penalidades ao produtor até o dia 15 de junho.

Para o Secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Pesca, Márcio Honaiser: "É fundamental que possamos manter os excelentes números que vem sendo alcançados nos últimos anos, para que nosso gado continue em posição competitiva no mercado nacional e internacional. Estamos evoluindo a cada ano para que, no futuro, sejamos livres de febre aftosa sem vacinação".

Com a prorrogação, os produtores, que ainda não imunizaram seus rebanhos contra febre aftosa e quiserem continuar adimplentes, tem até o dia 15 de junho para adquirir e administrar a vacina, neste caso, o período de comprovação da vacinação também foi estendido para até o dia 28 de junho. O procedimento deve ser realizado na unidade da Aged do município em que a propriedade está cadastrada.

O Presidente da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED) frisou que “Essa prorrogação possibilitará que o Estado alcance os resultados esperados, oportunizando também aos criadores a vacinação e a comprovação sem penalidades, dentro deste período de 15 dias, assegurando um rebanho livre de aftosa em todo o Maranhão.”

Novo Regime de Vacinação

Atendendo a uma solicitação da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged), o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento alterou no começo do ano o regime de vacinação contra febre aftosa no estado e nos outros oito que compõem a região Nordeste. A partir da campanha deste ano, apenas os animais de 0 a 24 meses serão vacinados na segunda etapa, em novembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário