domingo, 7 de maio de 2017

Medidas de segurança reduzem homicídios na Região Metropolitana de São Luís


Em abril deste ano, houve redução de 13% dos registros de homicídios na Região Metropolitana de São Luís comparativamente com o mesmo período do ano passado. Foram registrados 40 casos em abril deste ano enquanto em abri de 2016 foram 46 registros.  Se considerados os Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) – homicídios, lesões corporais com morte e latrocínios, que são os roubos seguidos de morte –, a queda foi de 19%. Foram 41 ocorrências este ano e 51 no ano passado.

Considerando o primeiro quadrimestre deste ano, os registros de CVLIs caíram 29%, no comparativo com o mesmo período de 2014. A queda destes casos se mantém, desde o primeiro ano da gestão do governador Flávio Dino, em 2015. Enquanto em 2014, os CVLIs somaram 324 casos no primeiro quadrimestre, esses crimes reduziram para 317 em 2015; em 2016, caíram para 264; e este ano, em 2017, foram registrados 230 casos nos quatro primeiros meses. O resultado é fruto da implantação de medidas da gestão estadual com fins a reestruturar a Segurança Pública. O foco dessas ações é o combate ao tráfico de drogas e aos roubos, crimes que, em geral, levam aos homicídios.

Os avanços são significativos. Foram registrados 910 ocorrências de homicídios de janeiro a dezembro de 2014. A partir das ações iniciadas em 2015 para redução destes casos, os números mudaram consideravelmente. Os resultados foram percebidos já no primeiro ano de implantação dessas medidas, houve uma queda de 12% no número de mortes em 2015, foram 800 casos. O número caiu ainda mais em 2016, quando foram computados 693 homicídios, uma diminuição de 13,3%, em relação ao ano anterior. “É a própria gestão se superando, acertando em seu planejamento ao conter estes casos de maneira gradativa”, ressalta o titular da Superintendência de Homicídios e Proteção à Pessoa (SHPP), delegado Leonardo Diniz.

Os CVLIs figuram como o principal conjunto de crimes que impactam na violência e servem ainda de base para a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) no monitoramento da redução ou aumento da criminalidade no país. O direcionamento é aplicado mundialmente, seguindo convenção da Organização das Nações Unidas (ONU).

A Senasp determina que os Estados alcancem, anualmente, o mínimo de 5% de queda nestas ocorrências, totalizando 20% ao final de quatro anos. O Maranhão superou esta meta já nos dois primeiros anos da gestão do governador Flávio Dino. Entre 2015 e 2016, o Governo do Estado reduziu em 19% os índices de violência na Região Metropolitana de São Luís.

“Essa diminuição, a cada ano, mostra que o planejamento do Governo para a Segurança segue no caminho correto. Desde os investimentos em pessoal qualificado, em equipamentos modernos, viaturas e a criação da Superintendência que tornou mais ágeis as investigações”, destacou o titular da SHPP, delegado Leonardo Diniz.

A SHPP conta com equipe de policiais exclusiva e especializada. Soma-se a estas medidas a aquisição da Delegacia Móvel, que apura os casos no local de ocorrência. Esse conjunto de investimentos aumentou em mais de 50% o índice de resolução dos crimes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário