quarta-feira, 10 de maio de 2017

Governo do Maranhão libera R$ 500 mil emergenciais para a Saúde de Imperatriz


O Governo do Estado concederá o aporte financeiro de R$ 500 mil para auxiliar os serviços públicos municipais de saúde em Imperatriz. O investimento, que será aplicado na compra de medicamentos e insumos para as unidades municipais da cidade, foi anunciado na última segunda-feira (8), durante encontro do governador Flávio Dino com secretários de governo e membros da Câmara Municipal de Imperatriz. A reunião foi motivada por pautas de interesse da população, como investimentos em áreas como saúde, infraestrutura e educação.

No fim do mês de abril, Imperatriz foi impactada com o corte dos recursos federais destinados aos procedimentos de média e alta complexidade ambulatorial e hospitalar (MAC) no âmbito do SUS. A medida do Ministério da Saúde provocou no município a falta de medicamentos e insumos nas unidades de saúde municipais. O recurso, do Fundo Estadual de Saúde, será aplicado na compra de medicamentos para o Hospital Municipal e para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

O governador Flávio Dino destacou que o diálogo estabelecido com os municípios tem gerado bons frutos. “É muito importante a presença dos vereadores de Imperatriz, que solicitaram essa audiência para apresentar os pleitos da cidade. São reivindicações que serão atendidas, pois nosso governo tem os braços abertos para todas as regiões, especialmente para Imperatriz que tem uma enorme relevância política, cultural e econômica para o Maranhão. Na saúde, por exemplo, vamos oferecer, a pedido dos vereadores, um socorro ao município”, ressaltou.

Presente ao encontro, o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, enfatizou que esse diálogo vem sendo construído desde o início da gestão. “Sabemos da realidade dos serviços públicos prestados pelos municípios e da dificuldade de prestar um atendimento de qualidade em meio à crise econômica. O Estado tem adotado a postura de intervir, mesmo que de forma emergencial, quando percebe que a população está sendo prejudicada pela não prestação de determinado serviço, como nesse caso”, destacou.

Essa é mais uma ação da atual gestão para fortalecer a rede de saúde na cidade de Imperatriz, que conta com o Hospital Macrorregional Dra. Ruth Noleto, uma UPA inaugurada com apoio do poder público estadual e a oferta de tratamento na área de radioterapia, por meio de convênio com a Clínica Oncoradium. Ainda na cidade, o Governo investe em cuidados com o público materno-infantil, com a reforma do Hospital Municipal Materno Infantil e a implantação da Casa da Gestante, que garante acolhimento, orientação, acompanhamento, hospedagem e alimentação às gestantes, puérperas e recém-nascidos.

O presidente da Câmara Municipal de Imperatriz, José Carlos Soares, reconhece que o Governo tem beneficiado a cidade. “A gente tem conhecimento de todas as ações que o governador Flávio Dino vem executando na cidade. Para nós, esse diálogo foi muito proveitoso, pois fomos recebidos e tivemos pleitos atendidos. Na área da saúde, por exemplo, Imperatriz sofreu com o corte de recursos federais e o governador, prontamente e sensível à causa, atendeu os vereadores”, contou.

Oncologia pediátrica

O Governo planeja ainda outros investimentos para Imperatriz, especialmente na área da saúde. Por meio de convênio com clínicas particulares, o poder público estadual irá implantar o serviço de oncologia pediátrica na região. Assim, com a radioterapia, os serviços no Hospital Macrorregional Dra. Ruth Noleto e a oncologia pediátrica, a gestão avança no combate ao câncer na região tocantina. “A população de Imperatriz sabe que nós implantamos a radioterapia e agora damos mais esse passo para o combate ao câncer na região, com atendimento específico às crianças”, destacou o governador Flávio Dino.

O deputado Marco Aurélio, que acompanha junto à secretaria o andamento desse processo de implantação da oncologia pediátrica, também esteve presente ao encontro e comemorou o anúncio. “Já estávamos em diálogo com a secretaria de saúde e o governador Flávio Dino prontamente atendeu nosso pedido. Eu e a população de Imperatriz agradecemos ao governador pelo acolhimento desse pleito”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário